Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #1
manicospic

Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Barreiro
manicospic está no bom caminho
Preguiça de treinar

Pois é pessoal, fala-se muito na importância dos treinos, do treinar este e aquele exercicios especificos mas a verdade é esta, quantos de nós tem realmente a paciência atrás da bateria e consegue resistir à tentação de tocar horas apenas a tocar o que nos apetecer, em detrimento de passar horas a fazer rudimentos ou outro tipo de exercicios, que diga-se de passagem costumam ser uma seca.

Eu acuso-me já em primeiro lugar, a minha paciência para treinar exercicios especificos é muito pouca mesmo, gosto mesmoé de me sentar na bateria e tocar, isso sim consigo estar umas horitas.

Reconheço a grande importância de treinar muitos exercicios diferentes, e até sei que não sou melhor bateristas por ser calão mas...sou assim o que hei-de fazer.
Também tenho momentos em que digo para mim mesmo que tenho de me focar um pouco e treinar isto e aquilo e por vezes o faço mas deveria fazê-lo muito mais vezes do que as que faço.

E vocês como é?
manicospic não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #2
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Ya....tens toda a razão.

Qt a mim tb sou mais preguiçoso do que o que devia...

Agora quem quer realmente evoluir tem mm é de ter paciência...e praticar todo o tipo de rudimentos e mais alguns....eu estou a tentar reuni-la...pq apesar de "baterar" por hobby tb gostava de evoluir um pouco mais e para isso, sendo seca ou não, parece-me mm que os rudimentos são essenciais...como alguém disse algures...as casas constróem-se a partir dos alicerces e não do telhado...
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #3
Jorge Cardoso

Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Modéstia à parte fui eu que postei essa frase no Fórum, já não sei quando, mas nem por isso eu sou mais estudioso que a maioria. Prefiro quase como toda a gente, sentar-me e desbundar, outras vezes sento-me e sou capaz de estar meia hora a bater e a fazer rudimentos só na tarola ou num timbalão, ou só mesmo com o pedal do bombo, mas que para evoluir temos que ser menos preguiçosos, isso é um facto. Keep on batuckin' malta batera. Cumprimentos à irmandade
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #4
Over_drummer

Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Eu confesso-me um viciado em estudo... Consigo passar 6/7 horas só a estudar cenas chatas (rudimentos, polirritmias, leitura ritmica, velocidade, resistência, etc)...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #5
João Gil

Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Sinceramente, a razão pela qual já toco há 1 ano e só tenho 4 aulas é essa mesmo: muita teoria e pouca vontade de a estudar. Concordo q é mt mais fixe tar a tocar durante horas do q fazer 5/10 mins de rudimentos, e n é a melhor maneira d ver a cena, mas até s aprende algumas cenas só a tocar (penso).

Abraços,
Gil

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #6
DrumScores

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Over_drummer
Eu confesso-me um viciado em estudo... Consigo passar 6/7 horas só a estudar cenas chatas (rudimentos, polirritmias, leitura ritmica, velocidade, resistência, etc)...
Estou contigo Over...
Como digo sempre... pedal duplo no avacalho é so 2 minutos... e ja chega...
Depois tenho alguns livros para estudar... e so nos intervalitos que vou fazendo é que exploro outras coisas.

A minha preguiça nao é preguiça... é nao ter a bateria em casa (onde estou durante a semana) e ai é so brincar com baquetas... hoje la estive 2 horas e meia. Eu, duas baquetas e um pad... enfim...

DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Março de 2007   #7
shorebrak

Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Por acaso costuma fazer os exercicios de noite porque nao posso tar a fazer barulho de noite entaoo agarro nas baketas e num pedal velho metome cas almofadas e ai sempre fasso alguns.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #8
david oliveira

Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
david oliveira será famoso em breve
Estudar técnicas e teoria

Estudar...bom... apenas à um ano e meio é que comecei a encarar a aprendizagem como o caminho certo pois eu "tocava apenas o k a banda pedia" e comecei a estagnar...mas um dia comecei a pesquisar na net e encontrei montes de cenas...e o interesse por aprender reapareceu.
Assim...estudo quase todos os dias pelo menos uma hora em casa, construi um sistema para o pedal duplo e um pad tudo em madeira e uma especie de esponja...é só ligar o metrónomo e tocar...
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #9
shorebrak

Membro desde: 10-Abr-2006
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
POis eu tb contrui uma bateria de almofadas , mas so tem bombo com o meu pedal velho , e tarola que inclui prato choques , e do melhor pos exercicios de noite
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #10
manicospic

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer
Quem me dera!!!
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #11
DrumPhilosopher

Local: Figueira da Foz
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Quanto ao estudo, acho que é fundamental para quem quiser chegar mais longe e ter um conhecimento mais profundo, no entanto tenhos alguns amigos bateristas que nunca estudaram muitos exercicios ou rudimentos e são bons naquilo que fazem! Tudo dependo dos nossos objectivos!

Tb é muito importante ouvir muita musica, prestar atenção ao que os outros musicos fazem, tentar imitar, roubar ideias, enfim trabalhar a parte criativa, compor malhas na bateria, pegar em exercicios e tentar modifica-los, tentar sempre que possivel aplicar esses exercicios em malhas da nossa banda etc...

Digo isto pois hoje em dia vejo pessoal que toca muito rapido, tem muita tecnica, mas a nivel criativo não fazem nada de novo, é sempre o mesmo tum tum pa... se é que me entendem...

Amigos, pratiquem muito, aproveitem o vosso tempo (coisa que hoje em dia já não tenho muito!) mas não se esqueçam de puxar pela criatividade!
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #12
Brasas

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Acredita... sem treino fica tudo muito complicado...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #13
manicospic

Pessoal, vou treinar que este tópico tá-me a dar a pica...
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #14
Over_drummer

Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Ora aí está!!!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #15
phill-hip

Local: PD Açores
phill-hip está no bom caminho
Quem, eu...?

Pronto confesso..... assumo a minha culpa!

Pois é, nem sempre se tem tempo para tudo. Entre trabalho (que tb me ocupa alguns fins de semana), estudo (estou a tirar outro curso), lida de casa (pois é, não tenho a mamã pa fazer comida e lavar a roupa e o chão...), namorada (tb merece que se dedique algum tempo a ela....), algumas saídas (diurnas e nocturnas, que são cada vez menos), amigos (que são tão importantes nas nossas vidas), dar umas voltinhas de mota (sabe bem cumó caraças), burocracias (contas, papeladas, finanças, registos, oficinas, etc) e mais um sem fim de coisitas........ lá de vez em quando arranjo uns tempitos para a bateria. Só que lá está, eu já nem consigo tocar todos os dias, nem sequer de dois em dois dias, quando arranjo um tempinho quero é desbundar. O muito que faço é uns rudimentosinhos só para aquecer e depois bumba.... Não é para me desculpar mas acredito que se tivesse mais um tempinho livre o distribuia melhor sendo que me dedicaria um pouco mais ao estudo, acredito nisso. Mas como toco só para me encher a alma e renovar o espírito, deixo-me levar e fico sem pica para .... RLRRLRLL .... Mas pronto, faz-se o que se pode.....

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Março de 2007   #16
Jorge Cardoso

Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Pois é malta, também eu queria ter mais tempo para estudar sozinho... ainda por cima agora estamos sem sala de ensaios. Apenas tenho pegado numa baquetas lá em casa e feito uns paradiddles e outros rudimentos numa almofada, mas não dá grande gozo... sou mais do género de ouvir muita música e beber do que lá ouço e até tentar copiar. Assim também se aprende, o pior é que sem uma práctica regular de rudimentos e exercícios básicos, apanhamos vícios que demoram mais tarde a eliminar ou nunca chegam a desaparecer totalmente.
Não lido Sex, 23 de Março de 2007   #17
powerbeatdrummer

Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Amadora
powerbeatdrummer está no bom caminho
...o que é um rudimento?!?....

nops, o meu treino é ligar o discman e tocar por cima...

ou então é ir ao orbitronica de 6 em 6 meses com uns amigos, levar litrosas lá para dentro e curtir enquanto ñ houver caimbras...

é mais como diz o colega, toco para encher a alma...

mas agora já tenho uma Td-6 eheheh

é so para fazer pirraça...

quem sabe agora aprenda a fazer rudimentos

abraços pessoal...
powerbeatdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Abril de 2007   #18
Idário Dácio Fernandes

Membro desde: 29-Set-2006
Local: Sousa- Paraíba. Brasil
Idário Dácio Fernandes está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de powerbeatdrummer
...o que é um rudimento?!?....

nops, o meu treino é ligar o discman e tocar por cima...

ou então é ir ao orbitronica de 6 em 6 meses com uns amigos, levar litrosas lá para dentro e curtir enquanto ñ houver caimbras...

é mais como diz o colega, toco para encher a alma...

mas agora já tenho uma Td-6 eheheh

é so para fazer pirraça...

quem sabe agora aprenda a fazer rudimentos

abraços pessoal...
PROCURA MAIS UM POUCO NA NET E VC ENCONTRARÁ TUDO SOBRE
RUDIMENTOS

ABRAÇOS

IDÁRIO (BRASIL)
Idário Dácio Fernandes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Abril de 2007   #19
Idário Dácio Fernandes

Membro desde: 29-Set-2006
Local: Sousa- Paraíba. Brasil
Idário Dácio Fernandes está no bom caminho
OLHA AE UM LOCAL BOM PARA VC ENCONTRAR OS RUDIMENTOS.
http://www.vicfirth.com/education/rudiments.html

ABRAÇOS

IDÁRIO (BRASIL)
Idário Dácio Fernandes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Outubro de 2007   #20
azorane

Membro desde: 8-Out-2007
azorane está no bom caminho
Bom, apesar de ter a bateria só há uma semana e não poder falar muito ainda, posso dizer que estudo como o caraças, desde ritmos a tablaturas, já vi bastantas coisas e estou a tentar assimilar. Secalhar é um sintoma de quem começa a tocar, mas eu não sou capaz de tocar por tocar. Tenho uma selecção de musicas para a minha banda recentemente formada e tento seguir à regra a música. Quando encravo nalguma coisa que não consigo fazer (que são muitas), paro, procuro na net sobre isso e treino. Só assim conseguirei chegar a algum lado. É frustante ter alguns dos membros como que "colados" uns aos outros e não trabalharem independentemente. É preciso trabalho.

Ontem estive em casa de um amigo e ele ia deitar fora um daqueles banquitos de madeira com quatro pés, pedi se podia ficar com dois dos pés e "voilá", estão feitas as minhas baquetas de treino para criar alguma velocidade. E é assim que passo o meu tempo quando não posso tocar, começo a desancar em tudo da casa que não faça barulho.

PS - Algum aconselha alguns exercicios para treinar a independencia de membros?

Cumps
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Outubro de 2007   #21
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
O meu grande problema é mesmo o tempo. Saio do trabalho às 19h, tenho ensaios até às 22h, onde é q ainda tenho tempo para ir treinar? De qq forma o Vicky já me passou um bom plano de treino, mas só 1h por dia para treinar é mto escasso.

Já lá vai o tempo em que passava 9h por dia a estudar e tocar por cima de músicas.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Outubro de 2007   #22
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Grolubao
O meu grande problema é mesmo o tempo. Saio do trabalho às 19h, tenho ensaios até às 22h, onde é q ainda tenho tempo para ir treinar? De qq forma o Vicky já me passou um bom plano de treino, mas só 1h por dia para treinar é mto escasso.

Já lá vai o tempo em que passava 9h por dia a estudar e tocar por cima de músicas.
pxxx...9 horas??uau

padeces do mm problema que eu....tb saio sp tarde e mal do trab por isso é lixado treinar...quem me dera ter 1h por dia todos os dias...enfim...tt dia q passa sem conseguir tocar...é do cacete...e nem ensaios podemos ter por tar cada um seu sítio
Não lido Sex, 12 de Outubro de 2007   #23
tiagop

Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Eu eh quase igual. Trabalho, mulher, 2 putos e surf. Quando arranjo uma horinha ou duas, acham que as vou perder a rudimentar? Claro que nao! "Toco para encher a alma" e para me divertir. Eh um hobby e eh para isso que serve: para me divertir. Nao passa disso. mesmo que quisesse, nao tenho disponibilidade para ir tao longe. Se tenho pena? Depois de ver pessoal a tocar pra c*****o, fico a pensar que nunca vou la chegar... Mas tambem nunca vou surfar como o Kelly Slater e nem me passa pela cabeca deixar de o fazer, ne?

Citação:
Mensagem Original de phill-hip
Pronto confesso..... assumo a minha culpa!

Pois é, nem sempre se tem tempo para tudo. Entre trabalho (que tb me ocupa alguns fins de semana), estudo (estou a tirar outro curso), lida de casa (pois é, não tenho a mamã pa fazer comida e lavar a roupa e o chão...), namorada (tb merece que se dedique algum tempo a ela....), algumas saídas (diurnas e nocturnas, que são cada vez menos), amigos (que são tão importantes nas nossas vidas), dar umas voltinhas de mota (sabe bem cumó caraças), burocracias (contas, papeladas, finanças, registos, oficinas, etc) e mais um sem fim de coisitas........ lá de vez em quando arranjo uns tempitos para a bateria. Só que lá está, eu já nem consigo tocar todos os dias, nem sequer de dois em dois dias, quando arranjo um tempinho quero é desbundar. O muito que faço é uns rudimentosinhos só para aquecer e depois bumba.... Não é para me desculpar mas acredito que se tivesse mais um tempinho livre o distribuia melhor sendo que me dedicaria um pouco mais ao estudo, acredito nisso. Mas como toco só para me encher a alma e renovar o espírito, deixo-me levar e fico sem pica para .... RLRRLRLL .... Mas pronto, faz-se o que se pode.....
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Outubro de 2007   #24
Fabinni

Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
eu por dia agora Faço 4 horas seguidas a tukar e aplikar todo akilo ke Estudo a noite A Ver Televisao ou no PC, Rudimentos, no PAD com a sminhas baketas ...

Penço num desenho, em breaks, E aplikoas na bateria no dia Seguinte

ou seja:

2h - para Rudimentos, no kuarto com metronome. a ver TV etc Etc .

4h - A aplikar na bateria e no conjunto todo.

dentro das 4h, oiço E toco por cima muita musica, Desde, Funk, soul, hip hop, Jazz, blues, Samba, é a minha PRAIA!

Pah por Dia é Essencial estas horas, mais Ke isto cansa-me e nao é preciso tanto, ha 4 meses Seguidos Ke faço isto, E noto bastante evolução,

Por Exemplo a minha Eskerda era FRAKISSIMA, e acusava nos Singles, atrasava...

e agora estou optimo, em sigles, Paradidles, doubles, doublesparadidle, Flames, doubles Flames. sao os essenciais para puderes trbalhar groovamente e a vontade, com a abateria, ja fazes muita coisa, Pra alem disso.

ESTUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :P
Não lido Sáb, 13 de Outubro de 2007   #25
_TASSE_

Local: Maia
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
na minha optica, a melhor maneira de treinares e a tocares uns playalongs ou mp3 de bandas, pelo meio vais metendo exercicios.

conforme vais evoluindo vais aumentando o grau de dificuldade com bateristas ou bandas de nivel superior e de temas com mais velocidade.

digo eu....

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Outubro de 2007   #26
P.Alex

Membro desde: 13-Mar-2007
Local: Porto
P.Alex está no bom caminho
Tambem nao é o que mais gosto de fazer, mas depois de lhe pegar ate lhe apanho o gosto aos exercicios de acentuaçoes e rudimentos! sao castiços alguns e depois na criatividade ajudam bastante!
Cumps..
P.Alex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
Pela segunda vez... Oi DavidMorais Apresentação de Novos Membros 24 Dom, 13 de Novembro de 2011 17:43
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04

São agora 22:33. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com