Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.

Resposta
Opções
Não lido Sex, 24 de Junho de 2011   #1
freezing_moon

Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Fafe
freezing_moon está no bom caminho
Restauro de tarola

há uns tempos encontrei esta tarola semi abandonada numa sala de ensaios de uns amigos e como sempre fui um entusiasta do restauros e vi nela algum potencial decidi traze-la para casa em investir alguns "esforços nela. parece-me uma tarola ja com algumas decadas esta um bocado mal tratada mas parece-me que vai valer o esforço que acham?

é uma premier olympic de 14pol em madeira

ponto 1- é uma tarola em madeira e como ja tenho dois snares em metal (uma sonor standard com remo emperor ebony) com um som death\black

e uma yamaha que recentemente restaurei utilizada regularmente numa banda grind com peles areadas e totalmente abusada com uma acabamento "bloody" e a soar a "latão"
(terminada com aros pretos e pele areada branca)

nesta quero potenciar o facto de ser uma tarola em madeira

pele principal vou tentar esta:
a unica duvida que tenho é que tipo de pele de ressonacia usar estava a pensar em remo diplomat, quem tem experiencia em tarolas de madeira, que me aconselham?

nos proximos dias inicio o restauro e prometo que vou actualizando isto! conto com as vossas preciosas dicas!!!

Última edição de freezing_moon : Ter, 19 de Julho de 2011 às 00:06.
freezing_moon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #2
freezing_moon

Re: Restauro de tarola

hoje comecei a desmontar tudo.
tirar estas peles velhas e desmontar os aros, os lugs e restantes partes metalicas.

tinha medo de partir alguma peça com a desmontagem devido a tarola estar a muito tempo encostada e o material poder estar um bocado ressequido.

mas umas horas antes lubrifiquei todas as peças e consegui tirar tudo sem qualquer esforço e sem danos

proximo passo: lixar a madeira e envernizar.
alguem daqui ja o fez? aceito dicas e recomendações
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #3
Tinoco

Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto

eu já restaurei a minha bateria.
lixei com uma lixa fina, nº2 para madeira, desta forma amacias a madeira, sem deixar rasgos.
de seguida comprei betume de madeira e tapei os poros (não necessitas de o fazer se a madeira for boa e não tiver poros ou buracos indesejados.
de seguidas das o acabamento que quiseres, pintas, envernizas, pões formica, etc...
abraço
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #4
DanTheMan

Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de freezing_moon Ver Mensagem
tirar estas peles velhas e desmontar os aros, os lugs e restantes partes metalicas.

tinha medo de partir alguma peça com a desmontagem devido a tarola estar a muito tempo encostada e o material poder estar um bocado ressequido.

mas umas horas antes lubrifiquei todas as peças e consegui tirar tudo sem qualquer esforço e sem danos

Não sei se foi boa ideia teres lubrificado as peças antes... Agora o lubrificante foi todo para a madeira como se vê nas fotos. Não sei se isso sai naturalmente, lixando ou de alguma maneira, mas eu nunca ponho lubrificantes nas madeiras seja que instrumento for. Ponho só nos tripés.

Abraço
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #5
Moe Tucker

Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta

Não sei se é uma boa ideia envernizares isso para ficar com acabamento natural.

Pelo que vi, não houve grande cuidado na escolha da madeira usada (a olympic se não estou em erro era uma gama de entrada/principiante - o Leonel LRM60 sabe isso de certeza), por isso nunca vais ficar com um acabamento uniforme e bonito nessa tarola.

Na minha opinião fazias melhor em comprar um revestimento e colares, ainda para mais que tenho algumas dúvidas se as manchas de lubrificante vão sair com lixa.

Quanto à utilização para um som mais jazzy e com maior sensibilidade, tenho as minhas dúvidas que vais alcançar com essa tarola. A madeira usada parece ser mogno filipino ou basswood, que na minha opinião não são grande espingarda para esse tipo de som, e da experiência que tenho não se dão bem com peles single ply tão finas quanto as que estás a pensar utilizar. Todavia experimenta e diz-nos do resultado final.

Abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #6
freezing_moon

as manchas do lubrificante de facto podem vir a ser um problema. vou ver como corre o processo com a lixa. mas tmb como a ideia e ter um acabamento envernizado "velho" acho que com o verniz consigo contornar essas manchas, talvez tenha sido um mau procedimento o de ter lubrificado, so que se nao o fizesse poderia ter partido alguma peça metalica ao desmontar o que ainda era pior.

realmente a madeira tem varias imperfeições vou ver o que e que consigo fazer.

quanto ás peles moe tucker: a minha duvida é essa nao queria usar peles de camada dupla nesta tarola queria ver se aproveitava as diferenças de ser uma tarola em madeira (embora pelos vistos é gama baixa) para ter um som diferente do que tenho na de metal com pinstripes.

e confesso que depois de ver essa pele tatuada fiquei mesmo com vontade de comprar uma para esta tarola
Não lido Qua, 29 de Junho de 2011   #7
João Almeida

Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz

Citação:
as manchas do lubrificante de facto podem vir a ser um problema. vou ver como corre o processo com a lixa. mas tmb como a ideia e ter um acabamento envernizado "velho" acho que com o verniz consigo contornar essas manchas, talvez tenha sido um mau procedimento o de ter lubrificado, so que se nao o fizesse poderia ter partido alguma peça metalica ao desmontar o que ainda era pior.

realmente a madeira tem varias imperfeições vou ver o que e que consigo fazer.

quanto ás peles moe tucker: a minha duvida é essa nao queria usar peles de camada dupla nesta tarola queria ver se aproveitava as diferenças de ser uma tarola em madeira (embora pelos vistos é gama baixa) para ter um som diferente do que tenho na de metal com pinstripes.

e confesso que depois de ver essa pele tatuada fiquei mesmo com vontade de comprar uma para esta tarola
Vais ter sempre um som diferente, se a tarola que tens é em metal, vais ficar com um som bem diferente nessa, e de qualquer forma, sendo gama baixa ou não, dá sempre um prazer do catano pegar numa tarola smi-destruída, aproveitar a shell e fazer uma coisa impecável certo?
Tenta encontrar de que madeira eram feitas essas gamas, e depois então decides a pele, afinal o mais importante é que soe bem né? Mete a tarola mesmo a teu gosto e vais ver que nem precisas da tatto para nada Abraço e vai postando desenvolvimentos!
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Julho de 2011   #8
freezing_moon

HOJE
mais alguns progressos:
começar a tirar a ferrugem do hardware

aplicação de verniz na shell, segunda demão:

Última edição de freezing_moon : Ter, 12 de Julho de 2011 às 22:24.
Não lido Seg, 18 de Julho de 2011   #9
freezing_moon

FINALMENTE TERMINADA

montagem dos lugs que pintei de cor dourado com uma camada de verniz por cima a dar um efeito "escovado" (nas fotos nao da bem para ver)

peles novas: remo ambassador tatoo skin e ambassador hazy como pele de ressonância.

snare stagg

resultado final:
(ficou longe da perfeição,mas tmb a ideia era ter este aspecto velho e sujo,em algumas peças nem removi ferrugem de propósito.
esta a soar mt ao meu gosto e deu bastante gozo todo o processo\resultado final e agora tocar com ela.

podia com mais algum dinheiro chegar á loja e comprar uma nova. mas não era a mesma coisa.

Última edição de freezing_moon : Ter, 19 de Julho de 2011 às 00:00.
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #10
remrdrummer

Membro desde: 28-Mar-2011
Local: alenquer
remrdrummer é uma quantidade desconhecida por enquanto
Gosto Re: Restauro de tarola

boas amigo ficou muito fixe o restauro da tarola msm mt bonita é assim por vezes quando encontro material instrumental velho penso fazer como tu e da resultado continua so nao gosto da pele remo por cima mas de resto aprecio mt parabens
remrdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #11
serrinha

Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto

O trabalho ficou bastante engraçado, e se tu gostas do som conseguido tanto melhor!!

Disseste que não tiraste alguma ferrugem para parecer velho... ok são opções, mas na minha opinião, por questões de segurança, deverias de ter tirado toda!

Parabéns pelo trabalho.

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #12
Aenima

Membro desde: 15-Jul-2011
Local: Porto
Aenima é uma quantidade desconhecida por enquanto

DAMN!
Nem parece a mesma que foi encontrada "algures por ali" xD

Muito bom, parabéns! Embora tenha a mesma opinião quanto à ferrugem (devias ter tirado toda ), penso que o resultado final está qualquer coisa de fenomenal, hehe!

Só falta postar aí o som desse bicho para a malta ver =)

Aenima não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #13
metralhamaia

Membro desde: 19-Jul-2011
Local: Coimbra
metralhamaia é uma quantidade desconhecida por enquanto

Como se trata de uma tarola antiga podes Fazer mandar fazer um "quadro cm ela". Eu fiz e pus no estudio e ficou mt fixe.
metralhamaia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #14
Pedro Pereira

Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve

Parabens pelo trabalho hehehe ate ficou bem catita :P contudo, concordo com serrinha sobre a ferrugem, mas com um pouco de ferrugem tb fica com 1 look mais "vintage" lol
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #15
TiagoBernardo13

Membro desde: 15-Jan-2011
Local: Lousa
TiagoBernardo13 é uma quantidade desconhecida por enquanto

Txii, ficou fixe ! mas epah aqueles bocados de ferrugem estragam mesmo o aspecto :(

Contudo está fixe ! mas poderia estar melhor
TiagoBernardo13 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Julho de 2011   #16
freezing_moon

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
mas com um pouco de ferrugem tb fica com 1 look mais "vintage" lol

foi essa a ideia! embora concorde que é uma opção discutivel ahah

apliquei nesta tarola algum do conceito rat style usado no mundo automovel...
Não lido Sáb, 20 de Outubro de 2012   #17
remrdrummer

Membro desde: 28-Mar-2011
Local: alenquer
remrdrummer é uma quantidade desconhecida por enquanto

Citação:

usa um maçarico ou o fogao para fazer feitios na madeira fica brutal depois de envernizado ui... mas para ja ve se a madeira esta completamente seca e lixa td bem lixado com uma simples lixa
remrdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape. thape Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 19 Qua, 31 de Julho de 2013 18:02
A importância das peles de ressonância - dicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 118 Ter, 31 de Maio de 2011 17:11
[Entrevista] FRED STONE, baterista de Blasted Mechanism - Entrevista exclusiva Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 17 Qui, 10 de Setembro de 2009 15:46
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30

São agora 20:22. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com