Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #1
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bateria?

hello pessoal.

Visto que esse tem sido um assunto muito "discutido" ()nessas ultimas semanas,resolvi abrir este tópico , onde os membros vão apenas partilhar suas diferentes formas de executar seus solos e forma de pensar no mesmo quando atuam com suas bandas ,pois visto que cada um tem sua maneira de criar seu solo ,seria interessante o pessoal conhecer os diversos pontos de vista dos executantes e forma como abordam e criam seus solos.

portanto estão a vontade pra partilhar seus "segredos" com a malta ..

ATENÇÃO: isto não é pra ser manual de solos ,e sim um relato da experiencia de cada um quando se prepara pra um solo , abrindo assim vários caminhos pra malta que queira consultar sobre o assunto.

lembrando que há diversos tipos solos, como :

- solo com patterns: o baterista faz o solo dentro de compassos determinados ou sobre o tema ,mas sempre mantendo o mesmo beat (tempo) da música.
ex:
- solo livre : o baterista faz o solo sem tempo de marcação,e apenas marca a final do solo com break ou contagem pra que a banda entre.
ex:
- solo 4 pra 4 : muito usado no jazz. é quando faz-se solos 4 compassos sim, 4 compassos não (nos 4 " não "a banda entra junto), isso consecutivamente até a volta do tema ou pode ser combinado pela banda.
ex: 4 compassos bateria sozinha,4 compassos c/ banda, 4 compassos sozinha, 4 com banda etc... (não tive tempo de achar ex, mas depois posto aqui)

- solo com banda : é igual ao solo com patterns ,só que aqui a banda continua tocando ou fazendo "frases" enquanto o baterista faz o solo.
ex:
- solo individual : quando o baterista faz o solo completamente sozinho,sem tema,sem banda ,e sem precisar fazer contagem pra volta do tema. é apenas o baterista a criar seu solo.
ex:
etc...


Bom , partilhem aqui suas experiencias de como criam seus solos e que tipos mais usam , e seu ponto de vista sobre o mesmo.

grande abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #2
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: Como Criam Seus Solos De Bateria???

eu faço sempre solos com banda, determinamos que em certa parte da musica eles só tem que continuar com uns acordes prelongados ou deixar as guitarras a fazerem feedback e eu faço o solo improvisado, no tempo em que a musica está a decorrer e depois normalmente faço um break para a banda entrar.

mas já fiz um solo individual quando rebentou uma corda ao guitarrista e ele teve que a ir mudar porque nessa altura ainda só tinha 1 guitarra em palco eheh
mas nao gosto de fazer solos individuais.. sinto me muito sozinho em palco e fico smpre com aquela sensação de que posso estar a dar alta seca ao pessoal que ta a ouvir, ou estou a jabardar demais.. nunca sei bem o que fazer..
prefiro improvisar solo com a banda .
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #3
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como Criam Seus Solos De Bateria???

ao meio do espectaculo fazem-se as apresentaçoes ao som dos pink floyd " we don´t need no education ! " por isso cada um faz um solozito mantendo sempre os compassos da musica. nada de grave...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #4
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Como Criam Seus Solos De Bateria???

O solo 4 para 4 que referes, Maneiro, é chamado de chasing, e pode ser feito em mais ou menos compassos, não necessariamente 4.

Francamente, são já demasiados tópicos sobre solos. Começamos a parecer guitarristas! LOL
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #5
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como Criam Seus Solos De Bateria???

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Começamos a parecer guitarristas! LOL
Win!
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #6
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Re: Como Criam Seus Solos De Bateria???

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
O solo 4 para 4 que referes, Maneiro, é chamado de chasing, e pode ser feito em mais ou menos compassos, não necessariamente 4.

Francamente, são já demasiados tópicos sobre solos. Começamos a parecer guitarristas! LOL
Olá LU.

é que os ultimos que tenho visto tem mais parecido discussões do que troca de ideias ,e esse pra em vez de criticarem formas de solos,é apenas pra explicarem como fazem os seus ...

abracione
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #7
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Como Criam Seus Solos De Bateria???

Citação:
Mensagem Original de MANEIRO Ver Mensagem
Olá LU.

é que os ultimos que tenho visto tem mais parecido discussões do que troca de ideias ,e esse pra em vez de criticarem formas de solos,é apenas pra explicarem como fazem os seus ...

abracione
É verdade, mas julgo que isto precisaria dum trabalhoa sério dos moderadores para organizar os vários tópicos, pois há conteúdo interessante em todos eles, mas que corre o risco de se perder por estar tão espalhado.
Coloco aqui também os links que indiquei já antes umas duas ou três vezes em que se fala sobre o assunto, da minha parte:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11662

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11835
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Outubro de 2009   #8
carfi
 
Membro desde: 21-Set-2009
Local: Brasil
Mensagens: 7
carfi está no bom caminho
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

Este meu, eu não segui regra nenhuma, por isso não foi pra lugar nenhum!!
O DO GARIBALDI É SHOW DE BOLA, ESTOU TIRANDO ESTA MÚSICA
carfi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Outubro de 2009   #9
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

Este meu, eu não segui regra nenhuma, por isso não foi pra lugar nenhum!!

loooool
acredito está num beca complicado em questão de tempos,lol
nao quero dizer mal mas o solo não é uma coisa simples de se fazer ainda mais sozinho.
Acho que para se fazer um bonito solo tem de se compor tal e qual como uma musica,dividido plo menos em tres partes para nao parecer simples demais nem complicar demais e dessas partes por mais simples qe sejam de seguida pode-se alternar com breaks e tempos iguais....eheheh...até pareço um entendido no assunto.
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Outubro de 2009   #10
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

Na minha opiniao um solo é o que tu tens de dizer, é algo que se exprime ca para fora, nao tendo obrigatoriamente de passar por qualquer tipo de fases, é teu e fazes como o queres e como o sentes
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Outubro de 2009   #11
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

yup ,nem mais tambe concordo é um fraseamento com sentimento e sentido
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Outubro de 2009   #12
Pedro Salvado
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Reboleira
Mensagens: 198
Pedro Salvado será famoso em breve
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

Citação:
Mensagem Original de Dylan Dog Ver Mensagem
yup ,nem mais tambe concordo é um fraseamento com sentimento e sentido
Ou uma "sensação de absorção ao contrário".

=P
Pedro Salvado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Outubro de 2009   #13
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

Isto dos solos é uma questão muito complicada... e a construção de um solo é um processo que depende de muitos factores.
Agora falo por mim:

EM CASA:
Quando era mais puto, há uns 10/15 anos, estava no auge da adolescência e começava a ouvir uns elogios de quem me ouvia a tocar, logo queria treinar coisas para impressionar, nomeadamente coisas rápidas e 'vistosas' - estamos a falar em meados de 90 e não haviam 10% dos 'musicos' que há hoje - quando treinava em casa começava a abrir e ao fim de 10 minutos estava todo partido.
Depois comecei a abrir os horizontes na bateria e comecei a treinar solos segmentados: começar com uns rudimentos de toms ao calha, acrescentar os pratos a pouco e pouco, passar para a tarola com toms, tudo sem abusos, fazer entrar o pedal duplo a pouco e pouco, pausar com uns solos de pratos (importante para sacar diversos sons e sequências entre pratos*) e depois terminar com os tipicos 'portnoys' que são bons para treinar a rapidez dos breaks, embora sejam já um cliché dos bateristas de hoje em dia.
Já devia ter uns 19/20 anos quando 'descobri' outra dor de cabeça chamada metrónomo... MUITO IMPORTANTE para conseguir fazer breaks longos ou em compassos compostos, mas no tempo.
Resumindo, os meus solos em casa são progressivos, dinâmicos, com tenência ascendente (para durar cerca de 20/30min), e quando tenho paciência, faço sempre um solo mais pequeno, semelhante mas que envolva ritmos pelo meio do solo e uso constante do metrónomo (cerca de 10/15min).

AO VIVO:
Bem, aqui também depende e ainda mais dos factores como inspiração, ambiente, disponibilidade física e banda...
Quando estou cansado por mais irónico que possa parecer faço solos dos tais 'portnoys' que falei lolool porque são explosivos mas permitem descanso entre as pancadas, além de serem meramente técnicos e não exigirem muita movimentação em torno do kit.
Quando estou numa situação em que o publico tá 'na mão' e quer espectáculo já cheguei a fazer solos em cima do banco da bateria, solos com as mãos, e outras mariquices que tais, apenas para gozar o prato, batidas ao calha, mas com groove, de preferência sempre com feel de disco.
Quando estou com uma boa banda que permita fazer solos em pattern, gosto mais, estamos no meio de uma malha, pausa X compassos daqueles que logo se vê quantos são... e com uma simples chamada na bateria, volta tudo ao tema. São bons para mim porque nestas situações segmento os solos em partes, passando por rápidas e técnicas, umas mais lentas e sincopadas, outras aparentemente descoordenadas (e às vezes acabam mm por o ser lolol)...

Em suma, um solo depende daquilo que se quer fazer a determinada altura, mediante esses factores como a disponibilidade fisica, o local/situação em que está, disponibilidade mental, e musicos envolventes no resto da banda (caso haja algum**)


*por exemplo, quando se quer tocar levemente nos pratos, um splash dá o dobro do som de um ride e pode estragar a dinâmica suava que se pretende. é só um ponto.

**lembrei-me agora de uma situação muito engraçada que tive numa actuação há uns anos, em que partilhei palco com um colega guitarrista dos States, o gajo era muito criativo a tocar e começámos a fazer uma espécie de pergunta/resposta com a mesma pattern, foi muito muito engraçado. Mas estamos sempre dependentes do carácter musical do resto da banda (e eles do nosso)... também já estive em bandas em que me era pedido para fazer um solo ao vivo e o resto da banda começava sempre a improvisar sem qualquer sentido, um para casa lado, a solar por cima do solo de bateria... um solo tem de ter algum respeito e musicalidade.

Tá dito... Venham mais opiniões
__________________
Dinâmicas pessoal... dinâmicas!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Novembro de 2009   #14
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

Boas,



Ora bom, para mim existem dois tipos de solo: os que são enquadrados numa música (ou ritmo), e os que não o são.

Os primeiros ainda os posso separar em dois grupos:
- Os que se executam no meio de uma música, ou seja, dentro do ritmo da música o baterista (neste caso) faz umas variações sempre mantendo o mesmo ritmo, alternando as batidas entre timbalões, pratos, e/ou outros acessórios;
- Os que se executam para uma mudança de ritmo, ou seja, enquadrado também na música, mas para fazer uma mudança do tempo, em que o baterista faz as tais variações mas neste caso ele irá acelerar ou atrasar a música, de acordo com o segundo tempo pretendido.

Os segundos não são enquadrados em músicas, ou seja, solos de demonstração ou de apresentação, por exemplo num concerto aquando da apresentação dos membros da banda, cada músico pode mostrar algo de si, ou então quando são bateristas (neste caso...) que fazem apresentações ao público.


E pronto, esta é a minha opinião.
De salientar que qualquer um destes tipos de solos provem da alma do executante, e mostra o que ele é enquanto pessoa e baterista (neste caso, outra vez).


Abraços



___________________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Dezembro de 2009   #15
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: Debate: Como é que vocês criam os vossos solos de Bateria? Como crias um solo de bater

oi
Para mim solo de batera tem lugar na comunhão musical e no casamento banda/galera.

No tecnico deve, se possivel, evitar repetição salvo se o fraseamento levar a isso, se possivel também do crescendo ao apoteótico, interação também é importante, mas concentração no limite. Sem cair muito no antigo se tiver um pouco de cimbal work porque agora existe mais opção, spash de varia cor sonora, EFX etc...

No musical, frasear, converçar com cada peça do set, tentando aqui ou ali fazendo subito, mas no geral mantendo dinâmica e tendo sempre o metronomo funcionando na cabeça.

Cada um um tem a sua dinamica e sua velocidade, quer dizer forma de ataque e rapidez de execução.

Já conheci grande baterista que fica tempo pra achar o seu tempo de groove, e outros que é na hora.

mas o que importa é conversar com a batera

Se tiver solo com groove, com 4/8/16 bars, fica paca bacana também, mas acima de tudo, é dar o coração e alma pelo instrumento.

abração

Última edição de bateforte : Qua, 2 de Dezembro de 2009 às 12:49.
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Efeitos (Delay, Reverb) na bateria!! gaspias Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 2 Ter, 2 de Março de 2010 16:57
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53



São agora 14:56. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it