![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
![]() ![]() |
Aula I - Iniciação à Leitura Musical
O texto que se segue trata-se de um texto adaptado de:
http://www.batera.com.br/ Aqui vou apenas tratar do texto, alterando algumas coisas para que de futuro nos possamos guiar por aqui. O objectivo é partir destas indicações para mais tarde começarmos todos a tratar pelo mesmo nome termos iguais e não haver confusão. Espero que seja do vosso agrado o seguinte documento DrumScores (ideias para a proxima aula... sugiram!) NOTA: Não avancem antes de compreenderem o que ficou para trás! Qualquer duvida... façam o favor de me chatear :D |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
Local: Viseu
![]() |
Boa dica! :D
Já li aquilo dos compassos milhoes de vezes, agroa li outra vez, e nunca chego a perceber totalmente.. lol Já é defeito, não pode ser feitio. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
![]() |
Viva Drumscore!
pareçe que tou a voltar ás aulas de bateria..as figuras etc..tão a voltar a tona,mas há uma coisa que me faz confusão ainda é nº denominador(o de baixo)que está no inicio da pauta..isso de passar colcheias que passam a valer 1 tempo e mais n sei o quê, dá-me arrepios!! Outra duvida q tenho é em relação as pausas,tipo se apareçe na pauta 3 seminimas e uma pausa correspondente por exemplo no 3º tempo,se eu começar com a mão direita a seguir a pausa dou com qual a direita ou esq.? DEPE ou DEPD ? Eu sei q n gostas dos Ds e Es mas pense que comprendeste a ideia..O P(é a pausa). Ps: um pequeno ficheiro audio para exemplicar alguns exercicios são sempre bem vindos.. Exelente trabalho. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
Local: Exactamente onde queria estar...
![]() ![]() |
[quote=Leodreammer]
Outra duvida q tenho é em relação as pausas,tipo se apareçe na pauta 3 seminimas e uma pausa correspondente por exemplo no 3º tempo,se eu começar com a mão direita a seguir a pausa dou com qual a direita ou esq.? DEPE ou DEPD ? quote] Neste caso é irrelevante! podes treinar das duas formas! No entanto, como dizes, penso que a mais coerente de se fazer sera: D E P E Assim continuas numa certa coerencia em que no primeiro e terceiro tempo tocas com a mao direita e no segundo e quartos tempos tocas com a esquerda! Depois é so trocar a ordem das maos e virar o disco e tocar o mesmo! Quanto ao audio, depois tento arranjar! Vou providenciar alguns exercicios tambem com a finalidade de explorarmos um pouco mais este tema! à medida que forem surgindo duvidas avisem! DrumScores |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 25-Set-2006
Local: guimaraes
![]() |
Espetacular... ja saquei e agora vou imprimir pra ler com mais calma...
qq duvida volto cá!!!! ![]() ![]() You must spread some Reputation around before giving it to DrumScores again ![]()
![]() |
#6 |
![]() |
ajuda!!
há uma coisa que me faz confusão ainda é nº denominador(o de baixo)que está no inicio da pauta..isso de passar colcheias que passam a valer 1 tempo e mais n sei o quê, dá-me arrepios!!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() |
n te posso dar exemplo em concreto porque eu proprio tou confuso..mas basicamente o q n percebo é porquê que as notas ficam a valer mais q aquilo que são?
Por exemplo uma semi-colcheia valer 1 tempo no compasso de 4 tempos,quando para mim na realidade elas valem 1/4 de tempo percebes? Ou seja n seria mais facil considerar a "dita" semicolcheia uma seminima que essa sim vale 1 tempo? |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Uma breve aula com Mr Pete commando Sandoval | Isidro Paixao | Bateristas e Percussionistas | 5 | Qua, 16 de Janeiro de 2013 22:22 |
onde foi a qualidade musical | LIONEL VIEIRA | Bandas e Música em geral | 60 | Sáb, 3 de Setembro de 2011 00:07 |
Batuqueiro em Iniciação | refú | Apresentação de Novos Membros | 7 | Ter, 8 de Junho de 2010 12:17 |
bases para leitura musical | Leodreammer | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 1 | Seg, 28 de Agosto de 2006 00:38 |
Exercícios de destreza para bateristas e percussionistas com base em notação musical | Gibraltar | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 0 | Dom, 27 de Agosto de 2006 18:10 |