Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bateristas e Percussionistas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos

Resposta
Opções
Não lido Qua, 15 de Novembro de 2006   #1
Leodreammer

Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Leodreammer está no bom caminho
Quem pode traduzir esta entrevista ao Neil Peart?

Viva,
alguém disponivel para traduzir esta entrevista feita ao Neil peart?

http://www.forumusica.com/forum/inde...howtopic=34392
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Novembro de 2006   #2
Leodreammer

Hey!
alguém está a tratar da tradução??
Não lido Sex, 17 de Novembro de 2006   #3
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Vou ver se a consigo fazer durante o fds. Se por acaso conseguir começar, eu aviso aqui.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Novembro de 2006   #4
Leodreammer

este vale a pena o esforço
Ficamos a aguardar..bom trabalho!
Não lido Sex, 17 de Novembro de 2006   #5
Miguel Martinho

Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
E a entrevista é bem interessante no ponto de vista do que se passou com o Neil Peart e como superou os problemas pessoais dele.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Abril de 2007   #6
Baronesa

Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Segunda parte da entrevista:

MD:Só queria começar por lhe agradecer por nos conceder esta entrevista. Eu sei que deve ser duro para si.
Neil: Já não faço isto há bastante tempo, não sei o quanto será bom ou não.
MD: Vamos começar por qualquer coisa fácil. Os sons da sua bateria no Vapor traisl são bons. De facto, é uma das suas performances com maior groove.
Neil: Bem, isso é um excelente comentário. Fico muito contente por ouvir isso, porque eu estava a tentar o melhor possível fazer aquilo. Durante todo o caminho que percorremos para fazer este disco foi tão diferente de outros que fizemos no passado que se calhar permitiu uma abordagem com mais groove aparecesse.
Muitas das músicas eram só jams, o Geddy e o Alex juntavam-se em frente a um gravador, usavam um ritmo de uma caixa de ritmos e depois tocavam. Mais tarde o Geddy ia ouvir e examiner as jams e dizia "este 8/4 está bom," ou, "se pegarmos naquele 2/4 e o repetirmos, seria bom". Foi assim que eles uniram todas aquelas coisas numa estrutura.
Ao mesmo tempo, eu ia dando letras ao Geddy para ele poder cantar sobre as ideias que iam tendo.
Depois fizemos o que chamamos “salto do sapo”, que consistia em trabalhar as músicas individualmente – a parte da bateria, a da guitarra, e a vocal/baixo – sem assim dependermos uns dos outros e sem ouvir alguns comentários menos generosos vindos de cada um.
MD: Pode desenvolver a ideia do “salto do sapo”?
Neil: Nós começávamos com uma ideia crua gravada pelo Geddy, e depois o Alex introduzia as partes de guitarra, mas da forma de como ele idealizava as músicas. Depois eu pegava na gravação e adicionava a parte de bateria que achava que funcionava. Depois o Geddy respondia às minhas gravações dizendo “bem, a parte do baixo podia ficar melhor se fizesses assim”. Então eu ouvia aquilo e tinha novas ideias. Por isso estávamos sempre a improvisar e a desenvolver ideias, mesmo que nunca as tocássemos todos juntos.
Nós tocamos juntos há vinte e sete anos. Hoje por acaso estava a pensar em quantas vezes tocámos juntos. Já tocámos juntos milhares de vezes. Nós conhecemo-nos realmente bem como músicos e pessoas. E não é necessário para nós estarmos todos sentados numa sala e tocar tudo junto ao mesmo tempo.
O nosso pensamento concreto é o que gravar. O meu pensamento vai para o que toco ali, e o que é falado é entre aquelas gravações “Bem, eu gosto do que tens feito, mas se calhar ficava melhor se o fizesses desta forma”.

Um bom exemplo deste processo é o "One Little Victory." Eu andava a trabalhar naquele tema, e depois apareceu a ideia daquela passagem com o baixo. Eu achei que funcionava perfeitamente para o final do tema. Mas o Geddy disse "É uma excelente passagem. Devias começar a música com ela. Entravas a matar "
Francamente, eu nunca o teria feito daquela maneira – não sei se seria tão assertivo – mas o Geddy sugeriu e eu respondi "Okay, vou tentar"
MD: Uma das coisas que me intriga, como é que este método de desenvolver temas vos ajuda numa performance com mais groove?
Neil: Para este album entrámos imediatamente em estúdio, enquanto no passado nós passávamos por aquele período de refinamento – fazer os arranjos, trabalhar as nossas partes, e depois quando estávamos todos satisfeitos – aí entrávamos em estúdio.
Eu depois ia lá e gravava as partes da bateria todas em dois dias. Eu concentrado em reproduzir o que tocara durante as nossas sessões de refinamento.
Esse processo tem boas qualidades, nos quais eu cheguei a níveis que nunca tinha alcançado antes, pressionando-me a esforçar-me mais. Por isso, de alguma forma, eu gostava daquilo.
Mas para o Vapor Trails decidimos usar o mesmo estúdio onde estávamos a compôr e a pré-produzir, e começámos a gravar gradualmente as músicas que achávamos que estavam prontas. Foi um processo muito mais gradual.
Se fosse trabalhar num riff de bateria, eu podia ir brincanco com aquilo e não stressar. Não havia pressão nenhuma de ter de ser o take final. Muitas das faixas de bateria foram espontâneas no sentido de qua as coisas nunca foram tocadas daquela maneira. Foi uma maneira mais fácil de trabalha. Acho que há um novo nível de rejuvenescimento em mim, voltei para o instrumento com uma nova abordagem e um novo sentido de rededicação. Durante o tempo que estive fora eu repudiei uma coisa que era tão central na minha vida, tocar bateria e a música. Não toquei durante dois anos. Não peguei numa baqueta durante dois anos. Tudo o que era central na minha vida anteriormente era óbvio que não era bom para mim emocionalmente, por isso queria esquecer essas coisa.
E quando efectivamente voltei e comecei a tocar, foi quando eu estava no fundo do poço. Eu estava tão desesperado. Era tipo “o que é que eu posso fazer agora?” Mas a resposta apareceu: “vou tocar bateria”

William F. Miller

em ModernDrummer
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Abril de 2007   #7
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
minizephyr....
Não lido Qui, 12 de Abril de 2007   #8
Baronesa

Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Não batas palmas, que a partir de agora vou desatar a traduzir textos, lolol (já que não toco bateria, ao menos faço alguma coisa de útil)...

Com esta tradução, fiquei a admirar ainda mais o Neil Peart...
Não lido Qui, 12 de Abril de 2007   #9
Miguel Martinho

E o novo album de Rush está aí à porta.
Quero ouvir o que o Peart tem de aliciante a nível de bateria para este album
Não lido Qui, 12 de Abril de 2007   #10
Snooze

Local: Viseu
Snooze será famoso em breve
Thanks Minizephyr.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Abril de 2007   #11
windshear

Membro desde: 13-Abr-2006
Local: Alverca
windshear será famoso em brevewindshear será famoso em breve
Não gosto do Neil Peart (pelo menos dos poucos videos que vi no Youtube, não conheço o trabalho dos Rush)... É um gajo um bocado duro né?
windshear não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Abril de 2007   #12
MANEIRO

Local: Algarve
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
...

eu adoro RUSH...tenho todo material da banda ,adoro escutar o Neil Peart a tocar,mas a visão dele tocando realmente é estranha devido a sua forma de movimentar seu braços... mas o importante é resultado que se ouve (e que resultado!!)

Minizephyr: parabéns pelas traduções .Já que gosta de traduções vou lhe mandar várias reportagens que tenho pra traduzir pro pessoal...posso???? e além do mais,bem-vinda ao forum...

abraço
Não lido Sex, 13 de Abril de 2007   #13
Baronesa

Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
...

eu adoro RUSH...tenho todo material da banda ,adoro escutar o Neil Peart a tocar,mas a visão dele tocando realmente é estranha devido a sua forma de movimentar seu braços... mas o importante é resultado que se ouve (e que resultado!!)

Minizephyr: parabéns pelas traduções .Já que gosta de traduções vou lhe mandar várias reportagens que tenho pra traduzir pro pessoal...posso???? e além do mais,bem-vinda ao forum...

abraço
Claro que podes!!! Fico à espera!!!
Não lido Sáb, 14 de Abril de 2007   #14
Jorge Cardoso

Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Obrigadão a todos, especialmente ao Maneiro e à Minizephir, pela dedicação e paciência requeridas para a tradução . É que eu também adoro o Neil Peart, quer como baterista, quer como pessoa. É uma pessoa muito bonita por dentro e isso transmite-se não só no seu drumming, como também nas letras que escreve para os Rush. Abraços
Não lido Sáb, 14 de Abril de 2007   #15
Baronesa

Mais uma vez obrigada, da minha parte estou disponível para traduzir artigos que queiram, para mim é excelente porque me distraio e aprendo coisas que não sei...

E sim, concordo perfeitamente, o Peart deve ser uma pessoa extraordinária...
Adorava comprar os livros que ele escreveu, mas infelizmente por cá não se encontra nada...
Não lido Sáb, 14 de Abril de 2007   #16
Jorge Cardoso

Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Estamos em Portugal...
Não lido Sáb, 14 de Abril de 2007   #17
Jorge Cardoso

Oh Windshear, o que queres dizer com "duro"?
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #18
Brasas

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Parabens pela traduçao...

a entrevista é bem interessante...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #19
windshear

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Oh Windshear, o que queres dizer com "duro"?
Duro no sentido de o som dele não ser muito fluente e melódico... A técnica está lá mas a abordagem é muito quadrada.
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #20
Miguel Martinho

windshear,
Não concordo nada contigo nesse ponto do "duro".
Ele é muito melódico, rítmico e de quadrado tem muito pouco. Além disso, é extremamente inovador na abordagem à bateria e muito criativo no que faz.
Não sei se conheces muito ou pouco de Neil Peart e, mais concretamente, de Rush, mas em muitos albuns da banda ele apresentou abordagens e ritmicas novas e diferentes.
Já agora, não sei se sabes, o Portnoy foi buscar grande parte da sua linguagem ritmica ao Peart.
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #21
windshear

Ok. São pontos de vista. Possivelmente por a minha escola ser outra eu ter alguma dificuldade em apreciar este tipo de bateristas. Já o Portnoy chateia-me. Embora goste mais do ouvir tocar do que o Peart aquilo parece mais matemática aplicada do que tocar bateria (mais uma vez, na minha opinião! ).
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #22
Miguel Martinho

No que toca ao Portnoy e a sua abordagem matemática estamos de acordo

Já agora, para perceber melhor a tua onda, quais são as tuas referências?
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #23
windshear

As minhas grandes referências musicais são o John Scofield, Pat Metheny, Peter Gabriel, Yellowjackets, Sting, John Mayer...

Em termos de bateristas: William Kennedy, Jojo Mayer, Adam Deitch, Steve Jordan e Bill Stewart principalmente. Claro que existem mais uns quantos que agora não me lembro mas estes cinco senhores representam bem o que eu considero o que são grandes bateristas.

Última edição de windshear : Dom, 15 de Abril de 2007 às 23:41.
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #24
Miguel Martinho

Pois, realmente são sonoridades muito diferentes e percebo o porquê da tua opinião.
O que o Peart toca e da maneira como toca é uma abordagem tipicamente progressiva, acaba por ter uma sonoridade muito fechada e marcada e dá a tal ideia de "duro" para quem tem referências musicalidades de espectro ritmico mais aberto.
Não lido Dom, 15 de Abril de 2007   #25
windshear

Exacto. Acho que compreendeste bem o que queria dizer. Fico contente porque haja esse tipo de bateristas (o que seria do mundo sem um John Bonham?) porque sem dúvida que contribui para uma maior heterogeneidade em termos musicais o que é óptimo. Simplesmente para mim, não é um baterista que me faça "chorar".
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
APRECIAÇÃO: Quem foi ao concerto de Helloween no Porto (5 Jun 2006) ? albano Concertos, Exposições e Eventos (geral) 8 Qua, 30 de Abril de 2008 19:44
Comparação de pedais - DW 9000 vs AXIS. Vamos ao debate! Quem dá opiniões? patodrums Hardware, Acessórios e Equipamentos 8 Qui, 19 de Outubro de 2006 23:09
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48
Sonor S-3005 - Quem conhece esta série de baterias? Quais as especificações? FalconEddy Baterias Acústicas 1 Seg, 31 de Julho de 2006 14:01
Convocatória: Rock in Rio 2006 - Quem vai ao concerto de Santana? albano Encontros e Eventos da comunidade 16 Dom, 4 de Junho de 2006 21:02

São agora 20:50. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com