BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Pratos (Cymbals) (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=3)
-   -   Mossa no prato (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=4173)

Jorge Cardoso Seg, 3 de Setembro de 2007 01:58

Mossa no prato

Meus amigos, há duas noites atrás no concerto no Gostas de Mim em Pataias, ao tirar o timbalão de 12" para o afinar, fiz com que o tripé do crash de 16" caísse ao chão. Resultado, uma amolgadela na extremidade do prato. Fiquei para morrer:icon_cry: Então depois do choque emocional, no qual preferiria ter levado uma facada, resolvi improvisar. Pedi um martelo emprestado e com a ajuda de um cartão e alcatifa a isolar o ferro, dei-lhe uma marteladas e consegui endireitar o defeito, sem que o prato tivesse perdido o seu bonito timbre:cheer2: . No entanto a aresta está arranhada. Peço ajuda aos membros do fórum que me digam o que é que posso fazer para remediar o estrago e pôr o sítio onde o prato sofreu o impacto, quase como novo:icon_cry: . Meu rico Paiste 2002! agradeço desde já a ajuda. Obrigados

albano Seg, 3 de Setembro de 2007 09:06

jorge, se a aresta está arranhada, que mal tem nisso?
enfim...penso que, se nao mudou o som do prato com o impacto(felizmente), não tens nada a fazer senão evitar que o aconteca de novo!

:icon_razz:

abraços**

Zull Seg, 3 de Setembro de 2007 12:22

Boas,

Realmente um acidente desses com um prato é sempre chato, mas aconselho-te a verificares mesmo se o prato não fico rachado, e uma maneira infalível de veres isso é limpando o prato mt bem, e num lugar com luz natural, fazeres ao prato no lugar da amolgadela, o que se faz a um vidro com o bafo , para se escrever no mesmo, ou seja, criares vapor de agua com a boca e mal faças isso, repara se não aparecem uns riscos pequenos que não ves quando o prato esta seco... se tiver e ao passar a unha, prender, meu amigo, tá rachado ! Se não, tens sorte e quanto ao facto de estar arranhado, nem mexas nisso, pois corres o risco de fazeres algo que seja irreversível !

shorebrak Seg, 3 de Setembro de 2007 12:40

Já me aconteceu tb mas foi com o choques :icon_confused: mas foi com os antigos ;D , agr isso da aresta secalhar com uma lixa para metal devagarinho resolvias isso.

Superdgs Seg, 3 de Setembro de 2007 13:04

e polir nao resolve a situacao? massa de polir e um pano tipo bue "fofo" e fica a brilhar :)

Miguel Martinho Seg, 3 de Setembro de 2007 17:24

Leva o prato ao bate-chapas :)):))

Agora a sério:
Se tens a aresta riscada, experimenta passar uma lixa de maneira a tirares os sulcos dos vincos.
Se os vincos forem profundos, passa primeiro uma lima para metal e depois a lixa só para deixar a aresta lisa.

Superdgs Seg, 3 de Setembro de 2007 20:14

mas com lixa n risca o prato?

warlike Seg, 3 de Setembro de 2007 20:22

para alem de riscar ainda pode criar poros.. onde a humidade pode entrar e desgastar o prato. se nao te fizer confusao o prato estar amolgado, melhor. isto porque não percebo nada do assunto.

Miguel Martinho Ter, 4 de Setembro de 2007 08:25

Parece-me que estamos a falar na aresta e não na superfície do prato. Na aresta não vejo problema nenhum em usar lima ou lixa.
Já usei num prato meu e ele durou anos.

warlike Ter, 4 de Setembro de 2007 13:31

aí está, da experiência fala o Hammer, hehe :)

nunobaiao Qua, 5 de Setembro de 2007 18:52

...

Cuidado com as lixas, podem acabar por deixar riscos indesejaveis.
Se optares por lixar, usa lixa d'água bem fina. e vai molhando bem.

Mas, sem ver o estrago, é complicado estar a comentar.

Por vezes o melhor é nem mexer mais... com o tempo essas marcas desaparecem

NB

Jorge Cardoso Qui, 6 de Setembro de 2007 15:52

Muito obrigado a todos pelas vossas sugestões. Acho que vou experimentar fazer o que o Hammer me disse, com todo o respeito por todas as outras opiniões. Thanks;)

herba Sáb, 8 de Setembro de 2007 12:50

...

Boas,

verifica se ñ rachou ou se ñ começa a rachar com o uso... tem atenção ao som do prato daki pra diante... se ouvires um timbre a ranger é pq ta a kerer abrir um rasgo... se apenas arranhou podes dar uma pequena lixadela com uma lixa de agua bem fininha tipo 800 e para finalizar uma 1200.. são baratas e vais ver que o resultado final é excelente... no fim é só puxar brilho!!

:)

Jorge Cardoso Seg, 10 de Setembro de 2007 19:45

Citação:

Mensagem Original de herba
Boas,

verifica se ñ rachou ou se ñ começa a rachar com o uso... tem atenção ao som do prato daki pra diante... se ouvires um timbre a ranger é pq ta a kerer abrir um rasgo... se apenas arranhou podes dar uma pequena lixadela com uma lixa de agua bem fininha tipo 800 e para finalizar uma 1200.. são baratas e vais ver que o resultado final é excelente... no fim é só puxar brilho!!

Boas tardes aí para o Algarve! Neste momento estou a ouvir um álbum dos Íris. Grandes malucos:rocker: Obrigado pela tua sugestão Herba!;) Boas batucadas!

herba Seg, 17 de Setembro de 2007 15:32

Citação:

Mensagem Original de Jorge Cardoso
Boas tardes aí para o Algarve! Neste momento estou a ouvir um álbum dos Íris. Grandes malucos:rocker: Obrigado pela tua sugestão Herba!;) Boas batucadas!

SEMPRE ÀS ORDENS PARA O K PODER AJUDAR! ;)

puppet Seg, 17 de Setembro de 2007 15:49

tenta lixar a aresta de maneira a que isso nao possa causar uma rachadela enquanto tocas

Jorge Cardoso Ter, 18 de Setembro de 2007 14:05

Citação:

Mensagem Original de puppet
tenta lixar a aresta de maneira a que isso nao possa causar uma rachadela enquanto tocas

Ainda não lhe mexi... até estou com um bocado de receio... mas logo se vê. No entanto ainda a Sexta Feira passada fui tocar e o som do prato manteve-se intacto. No final do concerto observei bem de perto o local do defeito e não notei qualquer início de fractura. Espero que assim se mantenha! Obrigado.

nunobaiao Ter, 18 de Setembro de 2007 15:19

...

O melhor é mesmo não mexeres mais...

Como diz o ditado popular: "quanto mais remexes a *****, mais ela cheira mal..."

NB

São agora 19:51. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com