Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)

Resposta
Opções
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #1
Jorge Cardoso

Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Mossa no prato

Meus amigos, há duas noites atrás no concerto no Gostas de Mim em Pataias, ao tirar o timbalão de 12" para o afinar, fiz com que o tripé do crash de 16" caísse ao chão. Resultado, uma amolgadela na extremidade do prato. Fiquei para morrer Então depois do choque emocional, no qual preferiria ter levado uma facada, resolvi improvisar. Pedi um martelo emprestado e com a ajuda de um cartão e alcatifa a isolar o ferro, dei-lhe uma marteladas e consegui endireitar o defeito, sem que o prato tivesse perdido o seu bonito timbre . No entanto a aresta está arranhada. Peço ajuda aos membros do fórum que me digam o que é que posso fazer para remediar o estrago e pôr o sítio onde o prato sofreu o impacto, quase como novo . Meu rico Paiste 2002! agradeço desde já a ajuda. Obrigados
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #2
albano

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
jorge, se a aresta está arranhada, que mal tem nisso?
enfim...penso que, se nao mudou o som do prato com o impacto(felizmente), não tens nada a fazer senão evitar que o aconteca de novo!

abraços**
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #3
Zull

Membro desde: 1-Mar-2007
Local: Aveiro
Zull está no bom caminho
Boas,

Realmente um acidente desses com um prato é sempre chato, mas aconselho-te a verificares mesmo se o prato não fico rachado, e uma maneira infalível de veres isso é limpando o prato mt bem, e num lugar com luz natural, fazeres ao prato no lugar da amolgadela, o que se faz a um vidro com o bafo , para se escrever no mesmo, ou seja, criares vapor de agua com a boca e mal faças isso, repara se não aparecem uns riscos pequenos que não ves quando o prato esta seco... se tiver e ao passar a unha, prender, meu amigo, tá rachado ! Se não, tens sorte e quanto ao facto de estar arranhado, nem mexas nisso, pois corres o risco de fazeres algo que seja irreversível !
Zull não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #4
shorebrak

Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Já me aconteceu tb mas foi com o choques mas foi com os antigos ;D , agr isso da aresta secalhar com uma lixa para metal devagarinho resolvias isso.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #5
Superdgs

Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
e polir nao resolve a situacao? massa de polir e um pano tipo bue "fofo" e fica a brilhar
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #6
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Leva o prato ao bate-chapas

Agora a sério:
Se tens a aresta riscada, experimenta passar uma lixa de maneira a tirares os sulcos dos vincos.
Se os vincos forem profundos, passa primeiro uma lima para metal e depois a lixa só para deixar a aresta lisa.
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #7
Superdgs

Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
mas com lixa n risca o prato?
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Setembro de 2007   #8
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
para alem de riscar ainda pode criar poros.. onde a humidade pode entrar e desgastar o prato. se nao te fizer confusao o prato estar amolgado, melhor. isto porque não percebo nada do assunto.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Setembro de 2007   #9
Miguel Martinho

Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Parece-me que estamos a falar na aresta e não na superfície do prato. Na aresta não vejo problema nenhum em usar lima ou lixa.
Já usei num prato meu e ele durou anos.
Não lido Ter, 4 de Setembro de 2007   #10
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
aí está, da experiência fala o Hammer, hehe
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 5 de Setembro de 2007   #11
nunobaiao

Local: Brasil
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

Cuidado com as lixas, podem acabar por deixar riscos indesejaveis.
Se optares por lixar, usa lixa d'água bem fina. e vai molhando bem.

Mas, sem ver o estrago, é complicado estar a comentar.

Por vezes o melhor é nem mexer mais... com o tempo essas marcas desaparecem

NB
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 6 de Setembro de 2007   #12
Jorge Cardoso

Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Muito obrigado a todos pelas vossas sugestões. Acho que vou experimentar fazer o que o Hammer me disse, com todo o respeito por todas as outras opiniões. Thanks
Não lido Sáb, 8 de Setembro de 2007   #13
herba

Local: Tavira
herba será famoso em breve
...

Boas,

verifica se ñ rachou ou se ñ começa a rachar com o uso... tem atenção ao som do prato daki pra diante... se ouvires um timbre a ranger é pq ta a kerer abrir um rasgo... se apenas arranhou podes dar uma pequena lixadela com uma lixa de agua bem fininha tipo 800 e para finalizar uma 1200.. são baratas e vais ver que o resultado final é excelente... no fim é só puxar brilho!!

Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #14
Jorge Cardoso

Citação:
Mensagem Original de herba
Boas,

verifica se ñ rachou ou se ñ começa a rachar com o uso... tem atenção ao som do prato daki pra diante... se ouvires um timbre a ranger é pq ta a kerer abrir um rasgo... se apenas arranhou podes dar uma pequena lixadela com uma lixa de agua bem fininha tipo 800 e para finalizar uma 1200.. são baratas e vais ver que o resultado final é excelente... no fim é só puxar brilho!!

Boas tardes aí para o Algarve! Neste momento estou a ouvir um álbum dos Íris. Grandes malucos Obrigado pela tua sugestão Herba! Boas batucadas!
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2007   #15
herba

Local: Tavira
herba será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Boas tardes aí para o Algarve! Neste momento estou a ouvir um álbum dos Íris. Grandes malucos Obrigado pela tua sugestão Herba! Boas batucadas!
SEMPRE ÀS ORDENS PARA O K PODER AJUDAR!
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2007   #16
puppet

Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
tenta lixar a aresta de maneira a que isso nao possa causar uma rachadela enquanto tocas
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Setembro de 2007   #17
Jorge Cardoso

Citação:
Mensagem Original de puppet
tenta lixar a aresta de maneira a que isso nao possa causar uma rachadela enquanto tocas
Ainda não lhe mexi... até estou com um bocado de receio... mas logo se vê. No entanto ainda a Sexta Feira passada fui tocar e o som do prato manteve-se intacto. No final do concerto observei bem de perto o local do defeito e não notei qualquer início de fractura. Espero que assim se mantenha! Obrigado.
Não lido Ter, 18 de Setembro de 2007   #18
nunobaiao

Local: Brasil
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

O melhor é mesmo não mexeres mais...

Como diz o ditado popular: "quanto mais remexes a *****, mais ela cheira mal..."

NB
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Um prato Ride Zildjian ZBT 20" por 108 Euros será uma boa compra? Preciso de prato barato. LyncH Aconselhamento para a compra de material 18 Ter, 12 de Julho de 2011 13:39
Rachadelas - Como evitar o alastramento da racha? Furo as extremidades ou recorto o prato? Cutlas Pratos (Cymbals) 45 Sáb, 26 de Julho de 2008 13:23
DÚVIDA: qual a maneira ideal (ou mais ususal) de afinação do prato choque? Opinem! TRex Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 15 Qua, 27 de Fevereiro de 2008 07:14
Novo prato xano Pratos (Cymbals) 9 Dom, 25 de Março de 2007 17:29

São agora 10:15. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com