Está por aí um tópico sobre isto dos solos, em que manifestei a minha opinião sobre o mesmo. Aqui fica o link para isso e para um outro em que discuto um solo que fiz.
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11662
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11835
Para ir um pouco contra a corrente dos vídeos apresentados, sugiro pesquisares por solos do Art Blakey, Elvin Jones, Joe Morello, Stanton Moore e Bill Stewart. Vais notar certamente que todos eles têm uma espécie de "melodia", e que provavelmente nao estará desenquadrada da melodia do tema em que se enquadram. Não será por acaso.
Por outro lado, julgo que procurares padrões rítmicos nas peças da bateria ajudar-te-á mais a construir um solo interessante do ponto de vista da expressividade do que treinar triple paradiddles a 190 bpm.
