Citação:
Mensagem Original de Thick and Thin
pessoal não se esqueçam que o som também depende muito da mesa de mistura, podem ter uns micros muito bons, mas se a mesa não der conta do recado, podem vir a ter um som muito inferior ao que pensavam.
|
Bom som depende em primeiro lugar do baterista, e em 2º de um técnico que saiba o que faz... ( depois podemos falar de afinações, peles, da bateria em si, micros, preamps, todo o tipo de processamento,etc...) mas sem os primeiros não há maneira de ter bom som! a qualidade da mesa só interessa se for operada por alguém que saiba bem do assunto!...
e uma boa "mesa"... custa muito... mas muito mais do que uma boa bateria !!!
um conselho:
se tocam em salas pequenas, bares etc... evitem tentar captar a bateria, devem preocupar-se em sacar o melhor som (acustico) possível, em ter um kit adequado ao género que tocam, e tentem tirar o máximo proveito da bateria que têm ( através da interpretação, tipos de peles, afinação, relações de volumes entre peças...etc)
neste caso a banda deve ajustar os níveis adequando-se ao volume do baterista... guerras de volumes só fazem a banda soar mal!!!
se tocam em salas ou espectaculos de maior dimensão, contratem um bom profissional do som... ele saberá que equipamentos utilizar e como os utilizar.
se querem gravar ( com qualidade)... vão para estúdio, não se iludam com aquela ideia recente de que toda a gente pode ter um estudio em casa por 500 ou 1000 Eur... isto é a maneira que muitos fabricantes arranjaram de explorar uma nova fatia de mercado... e sobre isto dava para escrever um compêndio!
"ahh mas banda X e artista Y gravou em casa e o album está com um som magnifico..."
...sim, até pode ter gravado em casa, e quase de certeza que andava por lá um daqueles técnicos com uma série de discos platina na algibeira, e posso garantir que não usaram uma soundblaster para gravar!!!