![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
|
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 21-Dez-2008
Local: London
![]() |
Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?
Decidi lançar este tópico porque eu estou um bocado confuso em relação aos exercícios a que devo ter maior prioridade e durante quanto tempo no mínimo me devo dedicar a eles... Se me puderem ajudar agradecia
![]() Abraços ![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 29-Jan-2009
Local: Canelas-Gaia
![]() |
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?
Eu como ainda não tenho a minha bateria em casa, estou me a concentrar mais em exercicios de mãos
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Bota-lhe com rudimentos...
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
![]() ![]() |
Boas
antes de mais desculpem-me mas discordo com essa dos rudimentos. Passo a explicar: 1. Se vao treinar rudimentos, convem saberem o que estao a fazer. Os rudimentos sao auxiliares de treino quando conhecemos a notação das notas, para os podermos executar com a melhor prefeiçao possivel. Caso nao saibam notaçao musical, não sei se será o melhor caminho. Até podem ser muito sucedidos, nos primeiros e mais simples rudimentos, mas... tudo se complica se partirem para os Flam's e por ai fora. 2. Se nao ha interesse em aprender notaçao musical (não censuro, mas digo, que tem alguma importancia - saber o tempo de cada figura musical, basicamente) - aí o treino diário pode incidir por outras coisas: a) Todos nós sabemos contar... Contar apenas até 4 - fazendo sempre compassos quaternários. Ai podemos fazer muitas coisas, posso explicar algumas: 1- Ao contar até quatro (in your head) usem as contagens 1 e 3 com a mão direita e as contagens 2 e 4 com a mão esquerda. Façam isto sempre na tarola. 2- Troquem usando agora a mao esquerda na 1 e 3 e a direita na 2 e 4. 3- Comecemos com as duplas: Façam 1 e 2 com a mao direita, e 3 e 4 com a mao esquerda. 4- Troquem usando com a esquerda as pancadas 1 e 2 e com a direita as pancadas 3 e 4. (claro está que tudo isto surge num nível muito elementar) Para terminar este post, que seguirei atentamente e espero intervir mais vezes, resta-me referir que a prática diária varia de acordo algumas caracteristicas: a) Grau em que consideramos estar. b) tempo disponivel que temos para tocar c) com que fim estamos a praticar A hipotese anterior (a) penso que é obvio para todos que dependendo do nivel em que nos encontramos podemos explorar mais a fundo certas "matérias" da bateria. A (b) é diferente se temos tempo para tocar 30 minutos por dia ou 3 horas. A hipotese (c) se precisamos de atingir algum objectivo, como por exemplo colocar-nos suficientemente à vontade para tocar um determinado estilo. Em suma, para tocar bateria, treinar, tornar-mo-nos algo mais na bateria não temos à nossa disposição um livro de receitas. Temos que estabelecer um plano, semanal ou mensal para o qual nos propomos a atingir certos objectivos. Cumprimentos a todos DrumScores |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu tenho mais atenção no dito "aquecimento" (exercicios simples de mãos e assim)
![]() abraço shurtugal...
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
![]() |
Lrllrlrr.... Loool
![]() |
#7 | |
![]() Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Citação:
Quanto a isto acabas por indicar rudimentos!! ![]()
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 1-Jul-2007
Local: BRR
![]() |
é um bom tópico. vou estando atento às respostas.
se estamos a aprender sozinhos é muito importante que nos disciplinemos mas nem sempre é fácil. e como disseram acima depende, também, do que pretendes da música claro.. neste caso da bateria. não vou dar propriamente uma resposta directa mas talvez te ajude a ter uma noção. e eu que nada sei ainda disto. ![]() comprei uns livros que me têm ajudado e orientado, uma vez que estou a (re)aprender por mim: aprofundar mais a leitura das pautas, independência dos membros, tempos, as colcheias e semicolcheias ![]() basicamente, vou-me seguindo por eles. faço os exercícios até me saírem bem. depois sigo em frente. se aquilo não estiver a sair bem, deixo para trás e volto mais tarde. agora o tempo que dedico... dá-me muito mais pica andar a tocar as músicas que conheço. ![]() ![]() se estás a aprender sozinho, começa por ver onde tens mais dificuldade e parte daí. até recomendaria um livro que te desse as bases. nem que seja para dizeres: "ok, isto já sei, é a partir daqui que preciso de mais". no fundo saber em que ponto estás, como também já disseram nos post's anteriores. ![]() tenho que reconhecer que os livros me ajudaram bastante. fiquei com muito mais noções de onde encaixam as coisas. cumps. |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
![]() ![]() |
Boas, Acho que isso depende muito do nivel em que estás e quanto tempo tens para treinar. se já estás num nivel muito avançado perdes menos tempo com as bases( rudimentos ) e mais tempo com cenas mais avançadas. mas depende muito do tempo que tens para treinar!! o teu professor pode fazer-te um esquema de treino, é o melhor, e aconselha-te onde perder mais tempo. Abraço
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
Local: Brasil
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
MUSICALIDADE.
(Tendo sempre na cabeça as noções de tempo, groove e feeling) NB -- |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
Local: Brasil
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Os rudimentos não são mais do que combinações de movimentos.
Mesmo sem saber notação musical, praticar essas combinações é muito útil para desenvolver a destreza e a resistência das mãos (o mesmo se aplica aos pés). O importante é ter sempre em conta a importancia de estar o mais relaxado possivel. Mais importante ainda, é aplicar acento e dinamica nas notas que se dá... isso sim, é importante e faz música. NB -- Última edição de nunobaiao : Sex, 13 de Fevereiro de 2009 às 20:40. |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 24-Mar-2009
Local: Coimbra
![]() |
boas! sou amador, apenas toco em casa sozinho e de vez quando com amigos. ora, pelo que ja li neste topico, estou a fazer asneira.... nunca ninguem me ensinou nada, pelo que me limitei a aprender a tocar musicas em si... tipo, ligo o portatil a minha bateria e limito-me a tocar.... toco muitas musicas mesmo, de diversos estilos... agora pergunto-me... estarei no caminho errado?... obrigado!! abraço p todos
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 | |
![]() Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
![]() |
Citação:
e se sao faceis de encontrar??
![]() |
![]() |
#14 |
Local: Cantanhede
![]() ![]() |
Mete os teus headfones a tocar....
e toca por cima.... discos inteiros..... muitos... muitos... muitos.... pelo que percebi estás mesmo a começar.... por isso deixa os exercicios de seca lá mais para a frente, pois muito provávelmente nesta fase não vais tirar partido total desses exercicios, por falta de outros conhecimentos. arranja um professor que é o melhor para te orientar na tua jornada. |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
sou da opinião que um baterista, mais do que saber fazer rudimentos tem que saber acompanhar uma música sem sair do tempo, do click. Afinal, qual é a sua função numa banda?É mais prezado um baterista que toque certo durante os 2 minutos da música do que um baterista que oscila, mas que tem os rudimentos todos na cabeça.
No entanto, atenção ao facto de os rudimentos serem parte integrante daquilo a que se chamam as "bases" baterísticas. O que eu faço relativamente às tecnicas de mãos, rudimentos é treinar à noite num pad de borracha que tenho. À noite estou limitado, porque nao se pode fazer barulho. Durante o dia em que posso tocar, toco por cima de variados temas e acabo por aplicar aquilo que tenho treinado à noite.
![]() |
#16 | |
![]() Membro desde: 1-Jul-2007
Local: BRR
![]() |
Citação:
comprei os livros com base no que acho que precisava para voltar a ter as noções de bateria: este aqui foi para relembrar as noções os básicos de bateria.. notas, os tempos e coisas que antes não me lembrava que existiam. vale a pena. este parece-me porreiro também, apesar de ainda não o ter usado muito. acho que peca por não ter um cd para demonstar, pelo menos a maior parte, como são tocados alguns exercícios. é que podemos estar a fazer mal e não sabemos.. para a coordenação e independência dos membros. ![]() isto para quem está a aprender sozinho sempre um guia. eu já tive aulas e dá para me disciplinar um bocado.. mas fazia falta um prof, sem dúvida. os livros podes encontrá-los na amazon.uk. são todos em inglês. cumps. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 7-Jul-2009
Local: Viana do Castelo
![]() |
Boas... para mim tudo é prioridade... pois tudo tem que ser estudado...
Os iniciantes podem começar com "Singles" ao compasso 4/4 a uma velocidade média... Quando treinaram, treinem SEMPRE com o Metrónomo ... ele é a nossa maior ajuda a nível de tempo... Antes disso, têm que ter em atenção o modo de pegar na Vaqueta... tudo começa com o modo correcto de pegar... nem muito à frente, nem muito atrás... mesmo que vos dê mais jeito, pegar à frente ou atrás, não é a forma correcta... Para verem se estão a pegar bem, após pegarem na vaqueta, largam o polegar ficando somente a vaqueta apoiada no indicador e deixam-a cair na tarola... se "pinchar" consideravelmente, então estão a pegar bem... Depois treinam sempre as duas mãos... o que vai para uma, vai para outra... Portanto podem treinar: Singles Doubles Paradiddles Flam Rufos Para mim são uma grande base... Mas há muito mais... |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
![]() Membro desde: 9-Mar-2009
Local: lisboa
![]() |
Se tiverem a aprender toquem por cima daqui e de acolá como ja disseram..toquem musicas.. para ganharem mais confiança , lá mais para a frente quanto aos rudimentos pa arranjem aulas, comprem livros.. mas acima de tudo pratiquem .
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Ando meio baldado com a prática ultimamente porque toco todos os fins de semana. Mas isto vai mudar, ai vai vai! Eu pratico rudimentos básicos de mãos e iguais para os pés.
![]()
![]() |
#20 |
![]() Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
![]() |
Musicalidade, rudimentos ( geral ) e também sou da opinião de pôres uns phones i sacar faixas faixas senão aborreces te de princípio pois não vês logo a utilidade de esses rudimentos! Minha opinião!
P.S: smp que saques uma música não te preocupes só em estar sacada igualzinha, mas sim se o som ( musicalidade ) não foge muito do original! ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#21 | |
![]() Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lisboa
![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 | |
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() |
Citação:
Vaqueta é lindo!!! |
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
Jazz e Música Clássica | LEONEL RODRIGUES | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 46 | Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46 |
Clinic: Quando Trocar de Peles? Um pequeno estudo de aconselhamento e aprendizagem. | vitormlbrandao | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 4 | Sex, 28 de Janeiro de 2011 00:53 |