Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #1
P_Alves

Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Porto
P_Alves está no bom caminho
Debate: Bateria vs Condição Física

Boas noites caros amigos,
Recentemente tenho vindo a questionar se a minha condição física estará apta para a vida que pretendo ter de actuações. Isto por vários motivos, sendo que, resumido em dois, o primeiro é o facto de me ser custoso ter ensaios (pelo menos das bandas mais fatigantes :P) em dias seguidos e actuações/performances muito longas - nas últimas músicas já só resta um farrapo do baterista... O segundo por ter observado que os bateristas mais aptos, com maior rodagem e estilo enérgico, têm um físico trabalhado.

Ora eu acredito que o papel da técnica é extremamente relevante para esta questão, uma vez que quanto maior a capacidade de racionalização do movimento e da energia envolvida, por muito que a performance seja non-stop, seremos capazes de executar tudo sem grandes problemas. Aliás, uma das maiores evidências da evolução de um baterista é esta tendência natural ou estudada para que todas as notas executadas fluam de forma "económica". E é, ou deve ser, um dos pensamentos predominantes no que toca ao estudo do instrumento.

Já por isso, rapazotes (com todo e mais algum respeito!!) como o Marco Minnemann são capazes de destruir a bateria durante horas seguidas sem morrer. No entanto, ainda que seja possível com um físico débilzito superar-se as limitações de resistência com uma técnica apurada, a dúvida mantém-se: até que ponto ajuda o exercício físico regular e especializado para a capacidade de executante de um baterista?

(Reparem que não estou a por em causa os benefícios inegáveis e evidentes do exercício físico para qualquer comum dos mortais! Nem isso serão observações mt relevantes para o caso...)

Partilhem as vossas opiniões e experiências de vida no que toca a esta dúvida.

Um grande abraço a todos
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #2
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: Bateria vs Condição Física

Quanto melhor estiver a tua condição física, o tanto melhor para tocares bateria. Certos estilos requerem mesmo um endurance físico acima da média, dado que o treino em ginásio ou outros exercícios poderão com certeza ajudar a manter o físico preparado (sem contar com os que não precisam de manter o físico, já que normalmente estão aptos a desempenhar tarefas onde se requer resistência física).
Mesmo se não tocares bateria, só a boa postura e uns ritmos base durante 30-60 minutos vão logo fazer a diferença - chama-se a isto " bateria para manutenção ", lol.

A bateria pode trazer também malefícios, dada uma má postura e o esforço desalmado e repetitivo sem ter em conta os aquecimentos nem dando as devidas tréguas aos músculos e articulações.

Mas cada caso é um caso. E se contas com o palco vários dias seguidos, então avalia sempre o teu estado físico e toma medidas (seriando exercícios) para que estejas sempre à altura.

Última edição de warlike : Dom, 22 de Março de 2009 às 11:26.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #3
Pearl_addicted

Membro desde: 9-Jul-2008
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto

Exactamente, varia de pessoa para pessoa.
Se não praticares exercício físico, ao tocares diariamente chegas ao final da semana todo partido com os tendões a causarem dores.

E não estou a dizer que quem é gordo não pratica exercício.
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #4
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Acima de tudo, e pelas diversas entrevistas que fui lendo desde sempre, um dos principais truques é saber gerir a energia e saber quando temos de dar e tirar pujança na prestação ao vivo sem que a banda e o público notem.

É como um desportista qualquer, p.ex., se um ciclista numa prova de 200kms não souber lidar com a sua energia e desde o início andar em ritmos elevados, vai chegar ao fim de 50kms e rebenta. Por mais treinos que tenha, é humanamente impossível aguentar 200kms num ritmo elevado, tal como o é para um baterista aguentar 2h num ritmo elevado/pujança elevada.

Fazer exercício físico é importante, principalmente para criar ritmos respiratórios correctos, mas se durante uma actuação ou um ensaio longo não soubermos gerir a nossa energia não adianta andarmos a fazer exercício.

Última edição de Miguel Martinho : Dom, 22 de Março de 2009 às 14:42.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #5
warlike

warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Miguel, estás lá, pegaste o assunto pela raiz!
A gestão da energia como complemento à preparação física, e a forma como fazemos a nossa preparação física denota o modo como gerimos a energia.
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #6
Nelson Carreira

Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz

Também estou de acordo com o Miguel. É de facto muito importante saber gerir a energia ao longo de um concerto de elevadada duração.

Mas acho que um dos pontos chave, é o desenvolvimento de uma técnica correcta, que nos permitar economizar ao máximo o nosso esforço para atingir um determinado fim. Casos de bateristas que gastam 4 ou 5 vezes mais energia para realizar a mesma coisa do que outros são óbvios, e isso acabará por se reflectir numa performance longa.

Vejam por exemplo um Carter Beauford a tocar ao lado de um Travis Barker, este ultimo esbanja pelo menos 5 vezes mais energia para fazer a mesma coisa!

São também muitos os exemplos de bateristas cuja forma física não era notóriamente a melhor, e que mais do que compensam isso no seu desempenho com uma técnica extraordinária. Vejam por exemplo os últimos anos do Buddy Rich, em que o homem mesmo com aquela barriga fora de série continuava a ter performances lendária, graças à sua técnica incrível.

A correcta técnica é comum ao desporto de alta competição. Por exemplo os velocistas ou os nadadores são alvos de estudos minuciosos para determinar se estão a maximizar os resultados a partir da energia dispendida e das suas capacidades físicas.

No entanto, acho também que uma boa preparação física é de extrema importância, quer para o nosso dia a dia enquanto bateristas, quer para o nosso bem estar e saúde enquanto seres humanos. Ajuda-nos a aumentar a resistência física, a reduzir os tempos de recuperação, e a evitar potenciais lesões, ao reforçar músculos que utilizamos de forma algo agressiva e continua e ainda a melhorar a nossa postura. Para além de prevenir muitas doenças a longo prazo.

Por me preocupar com o meu bem estar físico e mental, sempre pratiquei desporto, desde musculação, alongamento e muita corrida, para aumentar a minha resistência física. Isto tem me ajudado a nunca ter passado pela situação que o P_Alves refere, mesmo depois de concertos de mais de 5 horas.

Abraços
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #7
Pipó

Membro desde: 25-Jan-2007
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz

Eu sempre achei que o melhor treino fisico para aguentarmos ensaios, concertos,etc. são muitas horas em cima do kit. Não digo com isto que sou contra o ir ao ginásio ou fazer qq outra actividade fisica.. digo sim que treinar o fisico na situação real, ou seja, a tocar é o que, na minha opinião, nos vai dar a endurance necessária.
Praticar todos os dias umas boas horas ( eu faço 4 a 5h por dia) será um treino bom..no inicio custa e não se deve forçar o corpo quando tá mt fatigado mas com o tempo notamos que estamos a evoluir fisicamente.

Ah, e tocar numa banda de baile ajuda muito, para mais quando carregamos o kit, montamos, tocamos, desmontamos e carregamos de novo tocando por vezes 6 dias seguidos de norte a sul..ganda treino.

Outras coisas que eu aconselho é não fumar, beber e águinha com fartura..o pessoal goza mas isto é super importante ainda para mais quando queremos alcanar os nossos sonhos na musica.

Abrações.

Pipó.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #8
warlike

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Vejam por exemplo os últimos anos do Buddy Rich, em que o homem mesmo com aquela barriga fora de série continuava a ter performances lendária, graças à sua técnica incrível.
Sabes que o Buddy Rich, e já o tinha mencionado pelo menos uma vez, tinha formação avançada em artes marciais. Por isso o baterista viria a beneficiar em muito tanto da filosofia como das práticas físicas das artes marciais.

TÊM que dar uma vista de olhos neste PDF:
http://www.kenponet.com/flame/thesis...her_thesis.pdf
E já agora: http://cdbaby.com/cd/belcher

E, claro, nesta página:
http://www.jazzprofessional.com/inte...y%20Rich_7.htm
E mais uma:
http://keepitlive.tripod.com/buddyri...interview.html

Luzes para o nosso desempenho!

Última edição de warlike : Dom, 22 de Março de 2009 às 16:11.
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #9
Nelson Carreira

Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz

Warlike: Sim, já sabia que o Buddy Rich foi um grande praticante de artes marciais, e não tenho qualquer dúvida de que isso o ajudou imenso no seu desenvolvimento enquanto bateristas, quer pela disciplina que estas normalmente impõem (que acabou certamente por se reflectir numa disciplina de treino idêntica na bateria), quer pelo condicionamento físico que trazem.

Só o referi porque nos seus últimos anos de vida, o homem estava claramente longe da forma física de outros tempos, mas continuava a tocar que nem um louco...

Pipó: Concordo parcialmente contigo. Acho que passar muitas horas à frente de uma bateria é indispensável, quando se quer fazer algo a sério, mas é importante complementar com outro tipo de actividade física.

Por exemplo, um bom treino para um jogador de futebol não é colocá-lo simplesmente a jogar à bola 8 horas por dia, ou para um nadador de alta competição, colocá-lo dentro da piscina a nadar as mesmas 8 horas. É importante que estes tenham um bom condicionamento físico, de modo a aumentar a sua capacidade de resposta em momentos cruciais. Por isso, um treino orientado ajuda-os a obter uma melhor resposta, em situações limite, que apenas um treino unicamente baseado na sua modalidade não lhes conseguiria dar. Do mesmo modo, a prática de desporto vai sem dúvida ajudar imenso um baterista.

Note-se que não pratico desporto apenas porque sou baterista. Pratico desporto porque me dá prazer e me faz sentir bem, tendo ainda a benese de me trazer mais valias enquanto baterista.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #10
Alex Soares

Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz

Sem duvida que "técnica" é ponto chave neste assunto.
Um baterista com uma capacidade técnica elevada, automaticamente consegue diminuir e economizar o seu desgaste físico num concerto...claro está que um baterista também tem que ter a capacidade mental para gerir o seu desgaste físico, penso que esta capacidade mental é importantíssimo tanto para bateristas tecnicamente dotados ou não, mas sem duvida mais importante em bateristas tecnicamente razoáveis...
Bateristas com poucas capacidades técnicas têm tendência a fazer uso da sua capacidade física para ultrapassar as constantes actuações que lhes são exigidas (em caso de profissionais) e é verdade que quando são novos o conseguem fazer devido a um boa forma física e uma grande capacidade de sofrimento que o corpo humano consegue suportar. Também é verdade que essa capacidade de sofrimento normalmente é o que chama a atenção do publico, pois acredito que para um "leigo" é impressionante ver um baterista a transpirar por tudo o que é poros ao mesmo tempo que bate desalmadamente numa bateria, mas e depois quando inevitavelmente a idade começa a pesar e a condição física já nao permite que se passe os concertos todos a 100 á hora? ou acabam a carreira por nao suportar o desgaste ou então arrastam-se nos concertos, pois nao conseguem controlar nem a capacidade técnica lhes permite controlar o desgaste físico.
Aqui vão dois exemplos de "velhotes" que ao longo da carreira fizeram escolhas diferentes e como essas escolhas se notam na actualidade:
LARS ULRICH - Actualmente tem 45 anos, ao longo da sua carreira nunca se preocupou muito em controlar o seu desgaste físico nem aperfeiçoar as suas capacidades técnicas. Sempre foi um baterista que dava tudo o que tinha e não tinha em cada concerto, nunca foi um um baterista fora de serie ao vivo mas é impressionante ver a forma como se entregava fisicamente nas actuações, simplesmente acaba os concertos de rastos fisicamente mas apesar de tudo cumpria o seu papel e em conjunto com os restantes membros da banda tornavam os concertos memoráveis, penso que foi essa sua capacidade física e de sofrimento que conquistou a sua base de fãs. Mas hoje em dia por muito que nao queiram ver, Lars Ulrich simplesmente marca presença nos concertos...em concertos de 1h e poucos o homem arrasta-se em palco e a meio do concerto nota-se que já esta a dar as ultimas fisicamente, consequentemente a perda de discernimento devido ao cansaço leva a que mande pregos descomunais uns atrás dos outros.
NEIL PEART - Actualmente tem 56 anos, no principio da sua carreira era um baterista que também fazia muito uso da sua capacidade física, mas a certa altura na sua carreira quando simplesmente nao tinha mais nada a provar e já era considerado um dos "deuses" da bateria tomou a decisão de se aperfeiçoar tecnicamente tendo inclusivamente aulas com Freddie Gruber. Hoje em dia tem actuações de um pouco mais de 3 horas sem perder consistência e sem que se note algum desgaste físico. Muitos acham confuso a "poker face" dele nas actuações ao vivo, mas como o próprio explicou que essa questão é devido a se manter concentrado para nao correr o risco de fazer algum erro e para economizar ao máximo o desgaste físico.

Contudo na minha opinião pessoal acho que é importante um baterista levar uma vida saudável e fazer exercício físico..atenção que com isto nao estou a dizer para ir tudo para o ginásio levantar ferro e depois passarem uma hora ao espelho para verem se os músculos cresceram hehe...a menos que o objectivo seja rebentarem peles e baquetas nao se tem necessariamente que ser um thomas lang para aguentar fisicamente o desgaste de tocar bateria pois "força bruta" nao é o mesmo que resistência nem estão interligados . Acho sim importante fazer exercícios de fitness como natação, bicicleta, correr, etc...acho que estes exercícios ajudam um baterista a ter mais resistência "cardio".

Por experiência própria e atenção que nao sou um baterista que dou concertos ou algo parecido, simplesmente pratico a volta de 4 horas todos os dias e apesar de ter muita atenção a questão da técnica e tentar me resguardar fisicamente o facto de nao levar uma vida saudável como gostaria e fumar, por vezes leva a que simplesmente nao consiga aguentar o desgaste de tocar bateria e tenha que parar, e quando falo em nao aguentar nao estou a falar de cansaço muscular estou sim a referir-me a resistência "cardio", simplesmente nao tenho fôlego para continuar a tocar.

Cumprimentos

Última edição de Alex Soares : Dom, 22 de Março de 2009 às 20:38.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Março de 2009   #11
Nails

Membro desde: 16-Out-2008
Nails está no bom caminho

eu acho q nao tem muito a ver.
sem contar com casos mais extremos tipo doenças coronarias e etc.

Olhem para o grande Nicholas Barker
O homem deve ter ai uns bons 130kg e é dos bateristas mais rapidos e tecnicos que podem encontrar.
Nails não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #12
MANEIRO

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto

Hello.

muitas coisas boas já foram citadas como técnica de tocar,exercicios, tempo na bateria etc...

mas tenho que acrescentar uma importante que faz com que todas as outras tenham sentido : ALIMENTAÇÃO

uma boa alimentação não só ajuda o corpo na execução dos exercicios como ajuda o cérebro a funcionar perfeitamente . podes ter técnica , corpo atletico , tocar bateria todos os dias ,mas se não tiver uma alimentação correcta de nada funcionará.

e como se teu corpo fosse um carro... podes correr ,travar , derrapar ,mas sem gasolina (alimentação) não fazes nada...

um corpo bem hidratado e alimentado é uma atenção a não perder principalmente na tua idade .

grande abraço e sucesso nas tuas atuações.
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #13
mydarka

Membro desde: 24-Nov-2006
Local: silves
mydarka está no bom caminho

boas, eu acho que uma boa condição fisica é essencial para um bom desempenho, por experiencia propria houve uma dada altura da minha vida que enverdei por caminhos menos bons( consumos de alcool excessivio, tabaco e drogas leves...) o resultado a nivel de performance foi desastroso, tive de aprender practicamente tudo de novo e ainda estou a recuperar, pois nessa altura tocava que nem um louco fazia ensaios de 4\5 h seguidas e chegava ao fim dos ensaios completamente de rastos. nessa altura a minha onda era mais para o black\deathmetal e por consecoencia da minha burrice, cada vez que tocava sofria de dores nos tendoes e não tinha consistencia nenhuma naquilo que tocava... ao fim de um tempo foi-me diagnosticado, a gota (que para quem não sabe é uma doença relacionada com as articulações). por causa disso e mais umas voltas na minha vida, hoje em dia faço exercisios de aquecimento, alongamentos, evito beber e fumar coisas estranhas(lol) e tento melhorar a minha tecnica com exercicios basicos, só não practico nenhum desporto por falta de tempo...
espero ter ajudado alguem a pensar...
abraços e sejam o mais saudaveis possivel pois melhora a qualidade de vida de qualquer um!
mydarka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #14
André Alves

Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
André Alves está no bom caminho

Boas a todos

Mais um muito bom tópico, parabéns pedro..

P_Alves fora teres esse grande nome, deixo-te já aqui um abraço, tens praticado bem estou a ver.. Não sei se sabes quem sou, um grande amigo do Agostinho, que foi teu professor na valentim..:D

Deixo aqui alguma da minha experiência que vem de encontro ao que aqui vêm falando, ensaio muito e com um estilo muito cansativo, pois um bocado de menos dinâmica física, soa logo tudo a choco..

Acabei de recuperar de uma tendinite, que já se arrastava a uns dois, três anos, pensava que era um problema meu a tocar e informei-me bastante sobre o assunto e aconselho vivamente a quem passa por isto, a se tratar no imediato, pois arriscasse a ter de parar, a correr mal, uns bons 2, 3 anos, eu só parei 2 meses porque não abusei..

Quem tiver esse problema aconselho a juntar algum dinheiro, o que está mal e a fazer umas sessões de Medicina tradicional chinesa, sempre fui muito céptico em relação a isso mas resultou como nunca pensei, vi e senti a sair as mossas dos tendões, literalmente..
Desde osteopatia, que é a correcção da coluna e postura da cervical à acunpultura, fora medicamentos de ervas naturais para robustez mas cada caso é um caso e aconselhado unicamente pelo médico..
Moxibustão, entre outros..
PS- se precisarem do nome de um especialista, do melhor que há, mandem mensagem privada..

Fiquei novo, pratico muito desporto e voltei a tocar e treinar como se não houvesse amanha, pois a condição física é do mais relevante para uma boa performance, como já foi referido..

Grand'abraço a todos e pratiquem muito..
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #15
Cutlas

Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Cutlas será famoso em breve

Boas!

bem, venho falar acerca da minha experiencia pessoal acerca deste assunto.

Sendo eu autodidacta, não sei utilizar a tecnica(que nao tenho ) a meu favor. De qualquer maneira nunca tive problemas em tocar 2 e 2h e meia seguidas. Sempre tive boa resistecia e sou magro por natureza.
O que se passou nos ultimos meses é que passados 5 anos sem actividade fisica do género de correr, futeboladas e andar de bicicleta(esqueçam o ginásio! não gosto e nunca frequentei), voltei a fazer isto tudo.
O resultado é que noto uma diferença abismal na bateria, nao só em relação à resistencia, mas tambem ao meu desempenho! Antes estava perro e nao dava por isso! agora mexo-me com mais facilidade.

Abraço

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #16
albano

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta

dou razao ao miguel, sem duvida, é necessario dosear o esforço, principalmente em estilos mais pesados.

eu no meu caso, no ginásio não puxo pernas, porque já sei (seguindo o lema do "OU É OU NAO É!") que se puxar pouco, nao faço nao de jeito e fica desproporcional com o resto do corpo, mas, se puxar, pronto....os ensaios nao rendem, ou se rendem é pouco, e passado uma hora nao posso das pernas.

:S

eu tento dosear o esforço, mesmo, porque senao começo a pingar ao fim de 10 minutos e ao fim de uma hora nao consigo fazer o pedal duplo a 100 bpms sequer.lol
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Uma bateria Pearl Custom Z por 1800 Euros (com cerca de 10 anos) será uma boa compra? claudio augusto Aconselhamento para a compra de material 27 Sex, 30 de Abril de 2010 22:18
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
APRECIAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Bateria Digital Yamaha dtxplorer (sem fotos) ZXT Baterias Electrónicas 3 Sáb, 9 de Fevereiro de 2008 18:28

São agora 19:16. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com