Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar

Resposta

Opções
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #1
nEpnl

Membro desde: 21-Abr-2009
Local: Coimbra
nEpnl está no bom caminho
Ainda a questão dos estúdios "homemade"!

Aviso já que não sou entendido nestas coisas, mas tenho força de vontade para aprender e criar, por fim, o meu estudiozinho!

A minha pergunta é:

Eu já tenho um computador bastante satisfatorio, com uma boa placa de som. Tenho amps para guitarra e baixo e vou comprar uma bateria electrónica. Que tipo de interface necessito para que as coisas saiam com alguma qualidade (pelo menos superior á do gravador de audio do windows com um micro da creative)?!

Aguardo resposta
nEpnl não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #2
JoãoCampos

Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Ainda a questão dos estúdios "homemade"!

Citação:
Mensagem Original de nEpnl Ver Mensagem
Aviso já que não sou entendido nestas coisas, mas tenho força de vontade para aprender e criar, por fim, o meu estudiozinho!

A minha pergunta é:

Eu já tenho um computador bastante satisfatorio, com uma boa placa de som. Tenho amps para guitarra e baixo e vou comprar uma bateria electrónica. Que tipo de interface necessito para que as coisas saiam com alguma qualidade (pelo menos superior á do gravador de audio do windows com um micro da creative)?!

Aguardo resposta
Em primeiro, não digas nunca que tens um computador com uma boa placa de som. O pc até pode custar uns 3000 mil euros, mas nunca na vida no campo profissional ( e no amador também não) se fazem gravações com qualidade através das placas internas.
Isto porquê...porque o próprio pc induz ruído na placa. Se pegares em software freeware que anda por aí e até noutros metes a opção de captar todo o som que o pc produz, e verás através de gráficos que parte do som que lá está é ruído branco (o típico shhhhh).
Isto pronto, foi uma correcção ao teres dito que até tens uma placa jeitosa. Sublinhar que simplesmente, o melhor recurso nesse caso é mesmo teres uma placa de som externa. Se queres gravar baixo, ligas o baixo directamente à placa esterna. Se fosses gravar directamente para o pc, terias que ter um conversor jack/mini jack e pa, já experimentei...depende mesmo do que pretendes. Se qualquer coisa servir, podes optar por isso. Uma excelente opção no caso de baterias electrónicas é liga-la por MIDI. Isto porque muitas vezes os sons que vêm com o modulo da electrónica não são minimamente satisfatórios. Estou a falar um pouco de cor, ja toquei numas mas nunca tive nenhuma. O midi não passa tom, não passa música. Apenas passa informação. Essa informação uma vez chegada ao pc é categorizada pelo user (em tempo real). Atribuis um certo som ao pad e quando tocas nele o toque passa pelo software que tas a utilizar e atribui-lhe um som que escolheste. Depois é só meteres a gravar. Agora fora isso, penso eu que a bateria electrónica terá uma saída audio convencional que te permite ligar ao pc tal como ligas um simples mic.

Mas eu nao sou entendido man, decerteza que quem tiver bateria electrónica te puderá ajudar bem mais que eu

cumps
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #3
JoseZ

Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Bem, no teu caso, escolheria isto:

http://www.thomann.de/pt/presonus_firepod.htm

Mas atenção, porque tens que ter entrada firewire no teu PC!

Se não tiveres, já ouvi falar nuns adaptadores, mas disso já não te posso falar, porque não tenho conhecimento

Cumprimentos
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #4
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Não há uma versão USB da Presonus?

Quanto à bateria electrónica, a ligação tanto pode ser feita por linha (line-in), ou por MIDI (recomendo largamente esta). A ligação ao PC via MIDI é feita normalmente como se de um sintetizador se tratasse.
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #5
technon

Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Em primeiro, não digas nunca que tens um computador com uma boa placa de som. O pc até pode custar uns 3000 mil euros, mas nunca na vida no campo profissional ( e no amador também não) se fazem gravações com qualidade através das placas internas.
Isto porquê...porque o próprio pc induz ruído na placa. Se pegares em software freeware que anda por aí e até noutros metes a opção de captar todo o som que o pc produz, e verás através de gráficos que parte do som que lá está é ruído branco (o típico shhhhh).
Isto pronto, foi uma correcção ao teres dito que até tens uma placa jeitosa. Sublinhar que simplesmente, o melhor recurso nesse caso é mesmo teres uma placa de som externa. Se queres gravar baixo, ligas o baixo directamente à placa esterna. Se fosses gravar directamente para o pc, terias que ter um conversor jack/mini jack e pa, já experimentei...depende mesmo do que pretendes. Se qualquer coisa servir, podes optar por isso. Uma excelente opção no caso de baterias electrónicas é liga-la por MIDI. Isto porque muitas vezes os sons que vêm com o modulo da electrónica não são minimamente satisfatórios. Estou a falar um pouco de cor, ja toquei numas mas nunca tive nenhuma. O midi não passa tom, não passa música. Apenas passa informação. Essa informação uma vez chegada ao pc é categorizada pelo user (em tempo real). Atribuis um certo som ao pad e quando tocas nele o toque passa pelo software que tas a utilizar e atribui-lhe um som que escolheste. Depois é só meteres a gravar. Agora fora isso, penso eu que a bateria electrónica terá uma saída audio convencional que te permite ligar ao pc tal como ligas um simples mic.

Mas eu nao sou entendido man, decerteza que quem tiver bateria electrónica te puderá ajudar bem mais que eu

cumps
Grande parte do que disseste é verdade mas não totalmente.

Actualmente já existem boas placas de som no mercado com boa electronica (auzentech p ex) e placas de som blindadas e imunes há radiaçao electromagnetica emitida pelos restantes componentes do pc.

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Bem, no teu caso, escolheria isto:

http://www.thomann.de/pt/presonus_firepod.htm

Mas atenção, porque tens que ter entrada firewire no teu PC!

Se não tiveres, já ouvi falar nuns adaptadores, mas disso já não te posso falar, porque não tenho conhecimento

Cumprimentos
Se não tiveres firewire (que já é bastante comum em qualquer motherboard pos 2006) podes arranjar uma placa de expansão PCI - Firewire, são um bocado caras mas resolve o problema.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não há uma versão USB da Presonus?

Quanto à bateria electrónica, a ligação tanto pode ser feita por linha (line-in), ou por MIDI (recomendo largamente esta). A ligação ao PC via MIDI é feita normalmente como se de um sintetizador se tratasse.
Sim,
existe uma versão USB. Chama-se Presonus Audiobox USB mas não sei em que medida compremeterá a qualidade do produto final visto ser 480 Mbps contra os 800 do firewire e menores latencias.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #6
Miguel Martinho

Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
Se não tiveres firewire (que já é bastante comum em qualquer motherboard pos 2006) podes arranjar uma placa de expansão PCI - Firewire, são um bocado caras mas resolve o problema.

Sim,
existe uma versão USB. Chama-se Presonus Audiobox USB mas não sei em que medida compremeterá a qualidade do produto final visto ser 480 Mbps contra os 800 do firewire e menores latencias.

cumps
Uma placa de expansão PCI - Firewire acho que é uma coisa barata (a rondar os 25 euros) e costuma ter 2 ou 3 portas.

Sim, claro que mais vale o Firewire que o USB, apenas estava com essa dúvida das versões existentes.
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #7
JoseZ

JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Citação:
Grande parte do que disseste é verdade mas não totalmente.

Actualmente já existem boas placas de som no mercado com boa electronica (auzentech p ex) e placas de som blindadas e imunes há radiaçao electromagnetica emitida pelos restantes componentes do pc.

Sim,

cumps
Citação:
Uma placa de expansão PCI - Firewire acho que é uma coisa barata (a rondar os 25 euros) e costuma ter 2 ou 3 portas.

Sim, claro que mais vale o Firewire que o USB, apenas estava com essa dúvida das versões existentes.
Pois, foi essa placa que eu tinha visto...
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #8
João Almeida

Membro desde: 24-Nov-2007
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz

Com uma Edirol é que isso ficava um mimo
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #9
JoãoCampos

JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
nem é preciso mais. E são bem baratas
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #10
JoseZ

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
Citação:
nem é preciso mais. E são bem baratas
Sim, mas com mais algum dinheiro (aproximadamente 100€) tem um interface com 7 entradas, com que pode micar uma bateria completa, por exemplo

E eu tenho essa Edirol e é impecável mesmo, grande qualidade!
Antigo Ter, 21 de Abril de 2009   #11
JoãoCampos

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Sim, mas com mais algum dinheiro (aproximadamente 100€) tem um interface com 7 entradas, com que pode micar uma bateria completa, por exemplo

E eu tenho essa Edirol e é impecável mesmo, grande qualidade!
interface audio com 7 entradas?quê, nos chineses?nem isso...
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #12
Pipó

Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz

Eu tenho uma PreSonus Firestudio e funciona nas horas, tou mesmo contente, e traz o cubase.

Abraços!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #13
Rebel-Drummer

Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta

Citação:

Hey!

Depois de algum tempo passado da discussão do USB vs. FW (remeber??? LOL), pergunto-te pq que dizes que é muito melhor o Firewire que o USB?
Se na teoria: USB 480 e FW: 400...
A questão do USB ser partilhado é quebrado se se adquirir na mesma uma placa PCI com USB (ou PCI express para boards mais recentes) interna...

Então e agora?
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #14
JoãoCampos

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Hey!

Depois de algum tempo passado da discussão do USB vs. FW (remeber??? LOL), pergunto-te pq que dizes que é muito melhor o Firewire que o USB?
A questão do USB ser partilhado é quebrado se se adquirir na mesma uma placa PCI com USB (ou PCI express para boards mais recentes) interna...

Então e agora?
Tens dois tipos de firewire:

firewire 400 e firewire 800. A usada em produção audio é a firewire 800 e nunca nada inferior. Usb é completamente afastada da produção audio profissional porque acredita-se haver perdas de informação.
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #15
technon

technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta

Citação:
Hey!

Então e agora?
Boas,

A segunda geração de firewire (1394b) atinge velocidades de transferência de 800mbps.

Além disso a grande vantagem do firewire é a sua baixa latência.
Por exemplo eu faço alguns trabalhos de video hd e as placas de captura em tempo real sao todas firewire. Usb pode ser bom para muitas coisas mas no que trata de aplicaçoes em tempo real imho fica muito atrás.

Aliás acho que o firewire tinha tudo para ganhar a guerra contra o usb não fossem as taxas cobradas pela empresa proprietária da patente para utilização da interface.

O pci tem capacidade de transferencia de dados entre a placa e a motherboard de 1056 Mbits/s logo não é entrave ao firewire caso se use uma placa pci-firewire.

cumps
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #16
Rebel-Drummer

Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta

Citação:

firewire 400 e firewire 800. A usada em produção audio é a firewire 800 e nunca nada inferior. Usb é completamente afastada da produção audio profissional porque acredita-se haver perdas de informação.
Ah, estava a falar nos 2 mas similares, não em FW 800...
Na produção audio pro, nem firewire nem usb... ADAT!
Conversores AD/DA, sem latencia! Cabo fibra optica entre o conversor e uma placa PCI, que recebe a info e manda para o DAW!

Rebel-Drummer adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 28 segundos depois:

Citação:
Boas,

A segunda geração de firewire (1394b) atinge velocidades de transferência de 800mbps.

Por exemplo eu faço alguns trabalhos de video hd e as placas de captura em tempo real sao todas firewire. Usb pode ser bom para muitas coisas mas no que trata de aplicaçoes em tempo real imho fica muito atrás.

Aliás acho que o firewire tinha tudo para ganhar a guerra contra o usb não fossem as taxas cobradas pela empresa proprietária da patente para utilização da interface.

O pci tem capacidade de transferencia de dados entre a placa e a motherboard de 1056 Mbits/s logo não é entrave ao firewire caso se use uma placa pci-firewire.

cumps
Mas pq não usas então conversores audio e video ADAT? Muito melhor... Placa HDSP com word clock, etc etc etc...

Última edição de Rebel-Drummer : Qua, 22 de Abril de 2009 às 01:48. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #17
Nelson Carreira

Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz

Citação:

Também já está normalizada para 1600 e 3200Mbps, embora ainda não se veja em produtos comerciais. Espera-se ainda uma norma para funcionar em fibra óptica, a 6400Mbps.

Em termos técnicos, a norma Firewire sempre foi superior à USB. O único factor que ditou a popularidade do USB foi a política de vendas do consórcio que desenvolveu a norma. O consórcio que desenvolveu o Firewire impõs que se pagassem royalties no valor de 0.25$ por porta colocada num computador, a somar ao hardware mais caro do que o necessário para o USB. Pode parecer pouco, mas se tiverem em conta que cada PC tem em média 4 portas USB, se estas fossem Firewire, os custos tornavam-se significativo do ponto de vista dos fabricante, se tivermos em conta a larga escala.

A sua superioridade técnica do Firewire impôs no entanto que se continuasse a usar para aplicações de alto débito, como o vídeo e vários canais de audio simultâneo.

Agora o que dizes de perder informação, é um perfeito disparate. O USB não perde informação enquanto protocolo, a aplicação é que pode introduzir perda de informação para garantir que a latência se mantêm abaixo de um determinado nível.

Basicamente, se a aplicação (nesse caso a mesa) começa a não conseguir escoar toda a informação, reduz a taxa a enviar (se não consegues garantir que chegem 100 pacotes num instante de tempo, mandas alguns fora, e envias apenas aqueles que tens a certeza que consegues enviar nesse mesmo tempo).

Voltando ao tópico, se tens oportunidade, escolhe uma com Firewire. Por enquanto é mais fiável. Com as evoluções futuras do USB pode ser que a coisa altera, mas por enquanto, vai pelo Firewire.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #18
Rebel-Drummer

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Também já está normalizada para 1600 e 3200Mbps, embora ainda não se veja em produtos comerciais. Espera-se ainda uma norma para funcionar em fibra óptica, a 6400Mbps.

Em termos técnicos, a norma Firewire sempre foi superior à USB. O único factor que ditou a popularidade do USB foi a política de vendas do consórcio que desenvolveu a norma. O consórcio que desenvolveu o Firewire impõs que se pagassem royalties no valor de 0.25$ por porta colocada num computador, a somar ao hardware mais caro do que o necessário para o USB. Pode parecer pouco, mas se tiverem em conta que cada PC tem em média 4 portas USB, se estas fossem Firewire, os custos tornavam-se significativo do ponto de vista dos fabricante, se tivermos em conta a larga escala.

A sua superioridade técnica do Firewire impôs no entanto que se continuasse a usar para aplicações de alto débito, como o vídeo e vários canais de audio simultâneo.

Agora o que dizes de perder informação, é um perfeito disparate. O USB não perde informação enquanto protocolo, a aplicação é que pode introduzir perda de informação para garantir que a latência se mantêm abaixo de um determinado nível.

Basicamente, se a aplicação (nesse caso a mesa) começa a não conseguir escoar toda a informação, reduz a taxa a enviar (se não consegues garantir que chegem 100 pacotes num instante de tempo, mandas alguns fora, e envias apenas aqueles que tens a certeza que consegues enviar nesse mesmo tempo).

Voltando ao tópico, se tens oportunidade, escolhe uma com Firewire. Por enquanto é mais fiável. Com as evoluções futuras do USB pode ser que a coisa altera, mas por enquanto, vai pelo Firewire.
Das duas uma, ou eu tenho alto pc ou então não entendo...
Passo 10 canais em simultaneo, usando um interface USB e funciona perfeitamente...
Latência quase 0... Nem se nota... Enfim...
Acho mta gente se esquece que o pc tem que ser bom e estar a funcionar a 100%!
Se assim for (como acontece comigo, não tenho stresses)
O stress vem todo a seguir, com a quantidade de plugins usados (comp, EQ, etc) pq puxa mto pelo processador... Aí sim mas já não tem nada a ver com a transferência de dados...
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #19
Nelson Carreira

Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz

Bem, vamos lá ver uma coisa, eu não disse que uma placa com USB não funciona bem. No teu caso, como são apenas 10 canais, o USB dá conta do recado sem problemas. Funciona, é o que interessa.

Basicamente, a informação que a placa tem de enviar para o PC é função do número de canais, da taxa de amostragem, e do número de bits por amostra, a somar ao overhead introduzido pelo protocolo.

Se contas feitas, a taxa ficar abaixo do débito máximo do USB, então qualquer que seja o problema nõ será culpa do USB. Como disseste, podem ser problemas do próprio PC (falta de memória, discos fragmentado, etc, etc).

Agora o que é facto, é que na práctica a largura de banda do Firewire ainda é maior que a do USB, e por isso, uma placa com firewire suportará mais canais, para a mesma taxa de amostragem.

Em analogia, vê como uma estrada. Se tiveres apenas uma faixa e passarem poucos carros, não tens problemas. Se vierem muitos carros, o transito começa a engarrafar. No entanto, se tiveres mais faixas, o número de carros fluiria sem problemas.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #20
technon

Citação:
Ah, estava a falar nos 2 mas similares, não em FW 800...
Na produção audio pro, nem firewire nem usb... ADAT!
Conversores AD/DA, sem latencia! Cabo fibra optica entre o conversor e uma placa PCI, que recebe a info e manda para o DAW!

Rebel-Drummer adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 28 segundos depois:

Mas pq não usas então conversores audio e video ADAT? Muito melhor... Placa HDSP com word clock, etc etc etc...
Porque são produções amadoras e os custos do equipamento que referes nem se comparam ao que uso. No entanto hoje em dia já é possível arranjar boa tecnologia a preço barato e nesse aspecto o firewire ajuda bastante.

Eu não tou a dizer que o usb não funcione bem na prática mas na teoria e pelos casos que conheço tem-se optado pelo firewire para produçao audio/video. Excluindo estudios e outros meios mais profissionais.
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #21
Miguel Martinho

Citação:
Boas,

cumps

Além disso, o Firewire tem a velocidade constante e real. O USB não, o USB tem velocidades variáveis e raramente atinge o máximo porque quem controla este acessório é software e não o hardware. Ou seja, a velocidade do USB depende da taxa de ocupação dos recursos do PC.

Edit:
O Nelson já respondeu a isso de forma mais técnica.

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 22 de Abril de 2009 às 11:51.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #22
Rebel-Drummer

Resumindo, tudo depende da finalidade!

Para quem abriu o topico, pegando nas palavras dele, será para gravar uns ensaios e umas demos... 8/10 canais chega e sobra!!!
Ou seja, USB ou Firewire depende mesmo da carteira de quem compra, embora andem os dois mto a par...
Se se falar noutras produções mais pro's, aí já existem outras possibilidades (mais caras tb)...
Penso que se atribui mta limitação ao USB, enquanto se descura pequenos (ENORMES) pormenores como qualidade/estabilidade do PC/MAC, qualidade dos Pré's do interface, qualidade e construção dos cabos, escuta, etc etc etc...

PS: Tecnologia ADAT não é assim tão cara... Placa PCI da RME custa cerca de 275€ e o conversor AD cerca de 500€, para 8 pistas! Basta pesquisar...

PS2: Sem querer fazer pub: www.producaoaudio.com. Forum de produção com users produtores de musica e afins!

Abraço!

Última edição de Rebel-Drummer : Qua, 22 de Abril de 2009 às 15:02.
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #23
JoseZ

Citação:
interface audio com 7 entradas?quê, nos chineses?nem isso...
Não percebi? Será por me ter enganado no número?
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #24
nEpnl

Membro desde: 21-Abr-2009
Local: Coimbra
nEpnl está no bom caminho

Desde já, obrigado pelas respostas. (Até que aprendi muita acerca de USB e Firewire xD). Para quem respondeu a pergunta inicial: Eu a partida sabia que para ter uma qualidade razoavel, teria de comprar algum tipo de interface. Mas precisava de alguns conselhos em relação a isso. Até porque o dinheiro não nasce das árvores, e tenciono gastar no máximo 300/350 euros nesta "brincadeira", não excluindo a possibilidade de comprar em segunda mão.
  • Querem dizer que com o presonus firepod posso gravar 2 guitarras, 1 baixo, bateria electronica e voz, sem recorrer a qualquer outro equipamento (excluindo amps e micros etc.)?
  • E dá para gravar em simultaneo?
nEpnl não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Qua, 22 de Abril de 2009   #25
Rebel-Drummer

Para a tua pergunta, nada melhor que:

http://www.presonus.com/products/Det...px?ProductId=3

Vê o video! Vai responder a todas as perguntas que colocaste!

Abraço
Antigo Seg, 27 de Abril de 2009   #26
Mephisto

Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mephisto está no bom caminho

Citação:
Para a tua pergunta, nada melhor que:

http://www.presonus.com/products/Det...px?ProductId=3

Vê o video! Vai responder a todas as perguntas que colocaste!

Abraço
No vídeo não diz..

Mas imaginemos que quero ligar mais micros que as entradas que aquilo tem.

Como faria?

Aquilo da para ligar a uma mesa de mistura e ter os micros ligados à mesa e gravar a partir da mesa?
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Antigo Sex, 15 de Maio de 2009   #27
Rebel-Drummer

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
No vídeo não diz..

Mas imaginemos que quero ligar mais micros que as entradas que aquilo tem.

Como faria?

Aquilo da para ligar a uma mesa de mistura e ter os micros ligados à mesa e gravar a partir da mesa?
Desculpa, só vi agora que respondeste...

1º Lá fala em "Daisy Chain" que é nada mais nada menos que ligar 2 ou 3 FP10 em cadeia, tendo assim 8x3 XLR INPUTS e por aí fora... (Acho que chega LOL)

2º Podes ligar os teus micros a uma mesa e no line out/send de cada canal da mesa, ligas ao interface... Nada mais simples!
Tb podes ligar ao Line In do interface, mas penso que não terás 8 inputs, como tens na parte frontal...

Abraço!
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06
A loja Tamborarte ainda é representante dos pratos Istanbul Agop? Perc Aconselhamento para a compra de material 3 Qui, 1 de Fevereiro de 2007 20:28

São agora 00:10. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com