Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.

Resposta
Opções
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #1
manelso

Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
manelso está no bom caminho
Como faço para ligar os cabos de 7 microfones a uma mesa com 4 entradas XLR?

bem pessoal,
gostaria k alguem me pudesse dizer como ligar um conjunto de 7 micros numa mesa com 4 entrads xlr e as outras 4 em baixo delas .Será possivel?quais as opçoes para os ligar na mesa? As entradas de baixo fazem o msm k as xlr?Ou será melhor ligar apenas os mics do bombo, tarola e overheads?
peço ajuda pk vou arranjar mesa e keria saber como ligar os mics todos.

cumps po ppl
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #2
HugoB

Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: como ligar os cabos...

Amigo eu nao percebo quase nada, mas penso que nao podes ligar nessas de baixo, pk ja estao a receber o micro(xlr).

1 abraço

(se tou a dizer algo sem nexo nao me matem xD)
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #3
JoãoCampos

Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de manelso Ver Mensagem
bem pessoal,
gostaria k alguem me pudesse dizer como ligar um conjunto de 7 micros numa mesa com 4 entrads xlr e as outras 4 em baixo delas .Será possivel?quais as opçoes para os ligar na mesa? As entradas de baixo fazem o msm k as xlr?Ou será melhor ligar apenas os mics do bombo, tarola e overheads?
peço ajuda pk vou arranjar mesa e keria saber como ligar os mics todos.

cumps po ppl
Tu ou ligas nas xlr, ou ligas nas Jack. Isto são canais de entrada, ou seja, é suposto receberem um só sinal por entrada. Nunca experimentei fazer isso que tu estás a dizer, mas visto que não é essa a função da coisa, não te aconselho fazer.
Deixa-me imaginar, tens micros a mais para a mesa que tens?É que ligar duas cenas diferentes para um mesmo canal, nao me parece nada boa ideia, até porque se resultasse, nao irias ter controlo individual, mas um controlo todo misturado
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #4
cybersurfer

Membro desde: 21-Ago-2006
Local: Coimbra
cybersurfer é uma jóia em brutocybersurfer é uma jóia em brutocybersurfer é uma jóia em bruto

Regra geral fazem o bypass de um dos canais. Ou seja, estas tramado.
Liga os microfones SEMPRE em entradas XLR. Os microfones têm um sinal de saida muito fraca e necessitam de um preamplificador mais potente(neste caso o das entradas XLR)
cybersurfer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Outubro de 2009   #5
luigini

Membro desde: 30-Out-2009
Local: Seixal
luigini está no bom caminho
Re: Como faço para ligar os cabos de 7 microfones a uma mesa com 4 entradas XLR?

Amigo, vejo que assim não vais lá. Qual é a mesa que tens? Podes sempre ligar 4 microfones e caso a mesa tiver "grupos/aux" podes ligar nesses tb, mas dúvido que a mesa em questão tenha essa funcionalidade!

Segundo, creio que estarás a falar de microfones dinâmicos, correto? Pois, é que se não, terás que usar o phantom power e se a mesa tiver só dará para ligar mesmo só 4 micros!

Boa sorte

(Caso esteja errado em algo, agradeço que alguém me elucide)
luigini não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Outubro de 2009   #6
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para ligar os cabos de 7 microfones a uma mesa com 4 entradas XLR?

Simples e directo:
Na minha experiência e opinião, não podes ligar 8 micros a 4 pistas.

Ligar 8 linhas a 4 pistas ainda é possível por o sinal de origem é sempre o mesmo, micros não dá.

Já agora, as entradas que tens em baixo na volta até são entradas para processadores/compressores e não entrada de linha.

O problema dos micros é que cada um precisa sempre e equalização individual e o gain quase nunca é o mesmo.
Não lido Sex, 30 de Outubro de 2009   #7
rogermacaco

Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
rogermacaco será famoso em breve

Isto das entradas é uma dúvida que existe sempre na cabeça do pessoal. Existem entradas MIC e entradas LINE. Para começar só podem usar uma de cada vez. Depois cada macaco no seu galho. As MIC são exclusivamente para microfones. Têm um pré-amplificador com um ganho enorme e se ligarem por exemplo uma guitarra, o mais provável e rebentarem com os prés. A de linha é pra tudo o resto. Também dá pra mics, mas a pré-amplificação é tão baixa que têm de por o ganho no máximo e o som sai uma grande bosta. Depois existem os INSERT que servem para ligar efeitos, equalizadores, etc, têm simultâneamente entrada e saída (duas vias).
No teu caso especifico, arranja uma mesa simples de poucas entradas, sem efeitos nem nada de complicações, ligas os 3 mics que faltam e depois ligas no insert master da mesa que tens...ou vice-versa. espero ter sido útil.

Abraço

Roger
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Novembro de 2009   #8
serrinha

Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto

Ora boas,

Se bem percebi, essa mesa tem 4 canais com entrada xlr e jack em simultâneo certo?

Mas não tem mais canais adicionais em jack? normalmente as mesas tem canais adicionais, mas em jack, por exemplo: 4 xrl + 2 jack, ou 10 xlr + 4 jack. (falando de cor...)

Se assim for, basta arranjares uns adaptadores de xlr/jack para os outros canais.

Se não for assim, tas tramado.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Abraços.

Não lido Dom, 1 de Novembro de 2009   #9
Pedro Salvado

Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Reboleira
Pedro Salvado será famoso em breve

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem

Mas não tem mais canais adicionais em jack? normalmente as mesas tem canais adicionais, mas em jack, por exemplo: 4 xrl + 2 jack, ou 10 xlr + 4 jack. (falando de cor...)

Se assim for, basta arranjares uns adaptadores de xlr/jack para os outros canais.

A cena é que mesmo que tenha essas vias "extra", não servirão (mesmo com o adaptador) porque não têm pré-amplificação.

Ou seja, não é possível ligar 8 micros a uma mesa só com 4 prés (independentemente da ligação ser jack ou xlr, é indiferente, as entradas de "Line", como alguém disse, são essas que n têm pré.. nas outras (que têm botão de Gain), podes ligar microfones quer em jack, quer em xlr (mas só consegues ligar 1 coisas por pista. como já alguém disse, se ligas um xlr fazes bypass ao jack e vice-versa).

Para o conseguires fazer, caso ainda não tenas adquirido uma mesa só com 4 prés, arranja uma com 8, ou terás de arranjar algum hardware extra.

Qual é o objectivo? Gravar, ensaiar, tocar ao vivo? Precisas de saídas individuais das linhas ou só queres uma mistura stereo?
Pedro Salvado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Novembro de 2009   #10
manelso

Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
manelso está no bom caminho

ia pah, já desenterraram o post e eu nem sabia, eu já resolvi o problema e consigo ligar os 8 nessa mesa sim.
n me perguntem como pk eu n sei explicar, mas foi td uma kestao de cabos e as entradas de left/right a mesa tinha de sobra.

peço desculpa por n ter encerrado o post

cumps po ppl
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Dezembro de 2009   #11
bcosta

Membro desde: 27-Abr-2009
Local: coimbra
bcosta está no bom caminho

Boas!!

Não tens muitas hipóteses, se ligares duas coisas num so canal vai dar uma confusºao de som que nem imaginas.
Mas se nao tiveres mesmo hipotese de arranjar uma mesa melhor tenta agrupar, por exemplo junta os pratos no mesmo canal, ou os timbalos. Estes são acessorios que nao se costumam usar ao mesmo tempo.

Abraço
bcosta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] FRED STONE, baterista de Blasted Mechanism - Entrevista exclusiva Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 17 Qui, 10 de Setembro de 2009 15:46
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40

São agora 18:43. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com