![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.) |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
![]() ![]() ![]() |
Sismo à 1h37 de 17 Dez 2009 a sul do Algarve - Sentiram?
Boas,
ninguém sentiu o sismo? Eu estava a dormir e acordei parecia que estava num colchão de água. Um sismo de média intensidade (5,7 na escala de Richter) foi sentido esta madrugada em Portugal, não havendo informações de danos pessoais ou materiais. O abalo, que durou alguns segundos, iniciou-se às 01.37:47 de Lisboa e teve o seu epicentro a oeste de Gibraltar, a sul de Portugal, a 185 quilómetros de Faro e a 265 quilómetros de Lisboa, segundo o 'site' de geofísica dos Estados Unidos (USGS - United States Geological Survey). O sismo ocorreu a 10 quilómetros de profundidade, indica aquele 'site'. Mais info: http://earthquake.usgs.gov/earthquak...s2009qhac.html ![]() ![]() Última edição de technon : Qui, 17 de Dezembro de 2009 às 03:37. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Re: Sismo 1:37 perto de Gibraltar.. Sentiram?
Aqui no Porto, não senti nada e estava acordado a essa hora.
1 abraço
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 15-Mai-2009
Local: Braga
![]() |
aqui em Braga também nada man =X
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() ![]() ![]() |
os bateristas de tanto abanar já devem ser insensíveis aos sismos lol
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 15-Mai-2009
Local: Braga
![]() |
Só se for mesmo isso xD
É que a intensidade dele n foi nada fraca também.. É estranho não se ter sentido ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() ![]() ![]() |
Distribuição geográfica dos relatos...
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
Membro desde: 29-Mar-2007
Local: Lisboa
![]() |
ehehe, yah senti, tava esparralado a ver o pulp fiction e o sofa tremeu um coche ;D
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 16-Jul-2007
Local: Pinhal Novo
![]() |
Estava na cama a ver tv e a minha cama esteve a abanar uns quantos segundos,um pouco assustador..
![]()
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Senti a cama a mexer. Estava acordado e parecia que estava a ser embalado.
Ainda mandei o fantasma estar quieto que queria era dormir... mas afinal não era ele.
![]() |
#10 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
![]() ![]() ![]() ![]() |
aqui em Albufeira se sentiu bem.
Que grande tremida ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Nos ca pra cima temos neve, o sismo com o frio nem se arriscou a vir pa ca.
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 15-Dez-2009
Local: Cascais
![]() |
Eu aqui em cascais dormia que nem um perdido e não senti! mas a minha namorada e a minha mae sentiram e acordaram assustadas lol
![]() |
#13 |
Local: Albufeira
|
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
estava a tocar e nao me apercebi de nada.
![]() |
#15 |
Local: Portimão
![]() Já estava a dormir e senti (e bem...)
Moro num 8º andar e a cama parecia literalmente um baloiço... (algo mais do que um colchão de água!) Aproveitei para alterar o título do Assunto, pois para a nossa realidade, o epicentro do sismo foi a sul do Algarve, e com a indicação "Gibraltar", parecia que o epicentro teria sido a sul de Espanha... ![]() Já agora, vejam esta imagem (epicentro do Terramoto de 1755) onde se pode notar (e bem) as semelhanças com o epicentro do sismo de hoje: ![]() Aqui, uma imagem onde se podem ver as placas tectónicas, com destaque para o limite entre as placas Euro-asiática (na imagem está descrita como Eurasiana - português do Brasil) e a placa Africana que existe aqui perto de nós (Sul do Algarve) - que é precisamente onde se encontra o Banco de Gorringe... ![]() Por último, apenas dizer que É BOM que venham vários como este! Há cerca de 2 anos, houve outro (de dia) que também senti - e bem - aqui em Portimão, mas com uma magnitude ligeiramente inferior. E porque é que digo que É BOM que venham vários como este? Porque assim, as Placas Tectónicas vão ajustando-se umas em relação às outras, libertando tensão de forma gradual, fazendo com que não ocorram Terramotos como o de 1755 que terá durado entre 2 a 5 minutos (segundo relatos da época...!) crendo-se que terá atingido o valor 9 na escala Richter (que vai de 2 a 10) ... ![]() (ora isso é que não queremos, não é?) ![]()
![]() |
#16 |
Re: Sismo à 1h37 de 17 Dez 2009 a sul do Algarve - Sentiram?
Ate porque sendo perto de Gibraltar podia levantar a ideia que podia ter acontecido dentro da minha caixa de ferragens!!
![]() ![]() ![]()
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
![]() ![]() |
Madeira optima descrição
![]() Eu senti e bem, comecei a ouvir um barulho que de inicio pensava que era o camiao do lixo, quando de repente sinto o sofa a abanar, tinha a minha namorada a dormir no sofa e pensei mesmo que ela estava a ter um tremelique hihhihi (coitada) ate olhar para a arvore de natal e pronto desmitifiquei tudo, fui logo a correr po meu puto que estava a dormir no quarto. Grande cagaco uma gajo depois de ser Pai uiiiiiiii, é que nem sabemos o que havemos de fazer, digo eu que sou maluco. Grande Abraco Tiago |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Epah realmente mandaram-me uma mensagem a dizer qe tinham sentido. Mas como nessa altura tava a dormir nao senti nadinha. Mas pelos vistos sentiu-se aqui em Coimbra!
Isto pode ser sinal de qe algo poderá acontecer... esperemos nos qe nao. Até porqe milhares de microssismos (sismos qe não sentimos) acontecem todos os dias e não trazem problemas nenhums. É um simples e natural efeito da tectónica de placas. Mas mesmo assim... nunca é de fiar, até porqe esta comprovado qe a placa Euro-Asiática - onde estamos inseridos - não tem evidenciado os efeitos de contracção e distenção provocados pelas outras placas qe a circundam. Isto pode ser sinal de qe, e agora nao qerendo assustar ninguem, mais cedo ou mais tarde acabará por dar sinal. Abraço shurtugal...
![]() |
#19 | ||
Citação:
![]() ![]() Citação:
![]() E olha a actualização das notícias: --------------------------------------------------- Sismo desta madrugada foi o maior em 40 anos (fonte: Diário Económico com Agência Lusa - 17/12/09 11:15) O sismo sentido esta madrugada em Portugal foi o "maior registado desde 1969", segundo o presidente do Instituto de Meteorologia (IM). O sismo, que ocorreu no Oceano Atlântico a cerca de 30 quilómetros de profundidade, com uma magnitude de 6.0 na escala de Richter e uma intensidade de 5.0 na escala de Mercalli, "foi um sismo de forte intensidade, mas não causou estragos e não danificou estruturas", precisou Adérito Serrão. O "sismo foi sentido em Lisboa, em muitos locais sobretudo nos lugares de maior elevação", bem como "ao longo de toda a costa algarvia", explicou o mesmo responsável. O Instituto de Meteorologia (IM) registou entretanto 16 réplicas do sismo, mas todas de menor intensidade. Segundo o sismólogo Fernando Carrilho, as "réplicas são normais" e "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo". O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo. --------------------------------------------------- ![]()
![]() |
![]() |
#20 |
![]() ![]() |
Madeira é mesmo, o meu puto tem 8 meses e meio faz dia 30 os 9, é que um gajo pensa no quê? eu nem sei no que pensei fui a correr para o pe dele e depois n podia fazer nada... ele tb n deu por nada mas a cena é que não sabemos o que fazer, não ha nenhum switch para ligar ou desligar .. *****...
HEHEH por acaso nao tenhos as ferragens em casa mas tb tenho la um ou outro gibraltar hehehe Abracos Tiago |
![]() |
![]() |
![]() |
#21 |
Eu prefiro não pensar muito nessas coisas relativamente aos putos senão apanho uma depressão.
Os meus putos (e da Minizephyr), têm 8 meses e 1 semana (sim, são gémeos). Um tinha acabado de ser deitado no berço que está no meu lado da cama. O outro estava ainda com a mãe na sala... Nunca sabemos o que fazer e provavelmente não conseguiriamos reagir a tempo num caso de terramoto (que aparece sem avisar).
![]() |
#22 |
![]() Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
![]() ![]() ![]() |
Estava com um dos meus bebés ao colo, sentada no sofá, com os dois gatos ao lado...
Ainda disse ao gato para estar quieto que estava a abanar o sofá, depois vi o bichano a olhar para o tecto, e olhei também... vi o candeeiro a abanar, e a porta de vidro do armário a abanar... Deixei-me estar sentadinha com o miudo, não fosse caír com ele, quando passou fui ao quarto ver o outro bebé que estava a dormir muito tranquilo, e o meu Gaijo, que me diz "sim, senti, não foi nada"... Adoro a calma dele ![]() Arshaman, compreendo-te perfeitamente, os meus têm 8 meses e também me assusto com estas coisas, mas não vamos pensar no pior... |
![]() |
![]() |
![]() |
#23 | |
Citação:
![]() ![]() ----------------------------------------------------- Sismo em Portugal A falha de São Vicente e o risco sísmico em Portugal por Filomena Martins Portugal não é um País de risco sísmico elevado. Mas já registou na sua história um dos maiores e mais devastadores sismos registados da história, o de 1755. A maioria dos cientistas calcula que a nossa área de maior actividade sísmica fica, como agora aconteceu, a sudoeste do cabo de São Vicente, na região do Banco do Gorringe. Foram lá que se situaram os epicentros dos maiores sismos do País, entre eles os de 60-63aC, 1033, 1356 e 1755. O banco do Gorringe é um fragmento de crosta do oceano, que resta desde o período do Cretácico Inferior. Surgiu de planícies no fundo do mar a mais de 5 000 m de profundidade. Esta falha regista deslocamentos verticais, conhecido como mecanismo de subducção entre duas placas tectónicas (as placas em cima das quais se move a crosta terrestre) da placa africana pela placa euro-asiática. O último grande sismo que provocou danos no território português foi o de 28 de Fevereiro de 1969, com epicentro nesta zona do banco de Goringe e magnitude entre 6,5 e 7,5. O epicentro do sismo de 1755 (o mais destruidor que afectou território nacional, e considerado com um dos mais energéticos a nível mundial, com magnitude estimada em 8,75) terá tido também o seu epicentro no Banco do Gorringe. Há contudo cientistas e estudos recentes que, com base no tsunami que destruiu Lisboa, falam na possibilidade de se ter registado um movimento múltiplo nas falhas tectónicas: Goringe e placa do vale do Tejo. Seja como for, o sismo de hoje é, segundo as regras da sismologia, um bom sinal: acaba de registar-se uma significativa de libertação de energia acumulada com a movimentação das placas, o que reduz as hipóteses de acontecer um grande sismo nos próximos tempos. Mas os sismos são impossíveis de prever. ----------------------------------------------------- Quero destacar a última frase do segundo parágrafo: "Foram lá que se situaram os epicentros dos maiores sismos do País, entre eles os de 60-63aC, 1033, 1356 e 1755." Reparem que, o intervalo temporal entre cada um desses registos é mais ou menos regular... (cerca de 300 a 400 anos - com excepção do primeiro, como é óbvio...) Ora, entre 1755 e agora (2009), passaram-se 254 anos... ![]() Tudo bem que existe libertação energética das placas, mas... ![]() ![]() ![]()
![]() |
![]() |
#24 | |
Como podem ver no meu post e da Mini, temos maneiras diferentes de encarar as coisas!
![]() Citação:
Ora... ainda faltam 50 anos para o próximo ![]() (é a outra maneira de ver as coisas)
![]() |
![]() |
#25 |
![]() Membro desde: 4-Out-2009
Local: Leça Balio
![]() |
A minha irma sentiu um bocado, mas eu...nem por isso!tentei ficar quieto para ver se sentia qualquer coisa, mas nada, nem um "tremelique". O sismo deve ter chegado ao Norte já com muita pouca forçinha nas pernas eheh.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
![]() Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
A culpa disto tudo é do governo!
Hehe Oh, isto é "Natural".
![]() |
#27 |
![]() ![]() |
heheh para o proximo com um bocadinho de sorte ja estou enterrado todo enroladinho no meu bombo hihihi
Mini e Miguel realmente pensar nisso tb me leva a loucura o melhor e nao pensar hehehe (mas n e facil) Gemeos? vai la vai hihihihi so um ja e o que é imagino dois heheheheh Grande abraco e saude que e é o que interessa Tiago |
![]() |
![]() |
![]() |
#28 | |
Citação:
Como os nossos avós dizem, quem cria um cria dois. É preciso é que haja saúde! Até agora, está a correr bem ![]() Daqui a uns anos, o encontro nacional de bateristas é feito com os nosso filhos!! ![]()
![]() |
![]() |
#29 |
![]() Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
![]() ![]() ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 | |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Aqui no 'estrito d'Santarém também se viram uns candeeiros a mexer. Foi quase psicológico. Atenção que se fossem 6.0 com o epicentro em terra teriam visto outras coisas a mexer. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#31 |
Local: Tavira
![]() |
Boas,
aqui em Tavira acordei sobressaltado com o movel do LCD a abanar à grande mesmo... ainda por cima moro num 3º andar... foi violento!! Até me levantei e liguei a luz e fui ver o móvel... sei la.... ate parecia cenas do outro mundo hahaha depois dormi outra vez e fiquei a pensar k tinha sonhado com a coisa!! ![]()
![]() |
#32 |
![]() Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Estava acordado a ver um filme com os auscultadores.
Sentir, sentir não o irei referir..mas notei o Monitor a tremer hehe. Por acaso não, e isto é algo que me esta a fazer uma confusão do caraças...pois segundo a minha mãe não foi algo assim tão fraco, inclusive ela começou aos berros cá por casa e o meu pai e o meu irmão também acordaram por sentirem tudo a tremer...Serei insensível? lol Acabou por ser algo benéfico pois acabamos por ficar todos sentados na sala a conversar em família...no meio dessa conversa fiquei a saber que quando vivíamos nos Estados Unidos, mais precisamente em San Francisco (por cima da falha de Santo André) presenciamos entre muitos outros (pelos visto lá era o "pão de cada dia") um sismo de 7,5...em que estradas abriram, vidros explodiram, desabamentos sobre localidades,etc...e sabem onde eu estava no meio disto tudo? a brincar debaixo de uma mesa hehe, digam lá que não sou inteligente? lol Desde que o epicentro seja em zona marítima e não passe deste valores na escala é muito bom que aconteça, pelas razões referidas pelo Madeira...agora com o epcientro dentro de Portugal continental? é caso para dizer "Boa Sorte"... |
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
![]() Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Que bem Enes , lindas horas para se tocar
![]() Eu cá no Porto, dormia que nem pedra e nao senti nada , tambem o Porto é uma zona de granito que influencia , nao se sente tanto , enquanto que ai no Sul é calcario .. Mas tambem o epicentro foi bem longe e dado que foi no mar em profundidade, como ja foi dito, nao se nota ! Aii mas ai para o Algarve , alentejo e talvez Lisboa bem devem ter apanhado algum cagasso muita malta ![]() Última edição de Bernardo : Qui, 17 de Dezembro de 2009 às 18:40. |
![]() |
![]() |
![]() |
#34 |
Membro desde: 24-Ago-2006
Local: Alcácer do Sal
![]() |
aqui em beja senti, tava a dormir e acordei parece k m tavam a abnar a cama. cool
|
![]() |
![]() |
![]() |
#35 | |
Local: Tavira
![]() |
Citação:
há pessoal k ate dava jeito um " abano de cama" de vez em quanto ![]()
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal | Pipó | Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS | 415 | Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44 |
[Entrevista] Martin Lopez (ex-Opeth) - ano de 2004 | splash | Bateristas e Percussionistas | 3 | Qui, 31 de Julho de 2008 12:52 |