![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 1-Ago-2009
Local: Nisa,Portalegre
![]() |
Groove? Mas que raio é isso?
Boas gente!
Estou a criar este tópico porque agora tenho ouvido falar muito em groove, eu nunca percebi o que isso é. Provavelmente estarei errado mas acho que groove é o ressalto que se faz com a baqueta enquanto se toca, tipo rufar. Também já vi no recente tópico do Travis Baker a dizer que é o feeling. Vamos debater este assunto, mas com calma gente não quero ver aí zangas entre o pessoal porque isso não faz falta a ninguem. Sim senhor defendem as vossas opiniões mas sem zaragatas(como diz a minha avó). ![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 | |
![]() Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Groove? Mas que raio é isso?
Como já te tinha dito antes no outro post, para mim groove é felling, é balanço, é swing...por aí fora.
O que estás a falar em relação ao ressalto que se faz com a baqueta enquanto se toca, são as chamadas ghost notes ![]() Um abraço, Daniel Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 15-Mai-2010
Local: Évora
![]() ![]() |
Para mim... Groove não se explica, sente-se.
Da minha parte, tá tudo dito. Abraços. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 10-Mai-2010
Local: Viseu
![]() |
Uns usam a palavra para se sentirem importantes e para mostrar que sabem, outros sabem e não querem dizer. Pelo que entendo, é uma maneira de sentires a música e tocares em harmonia, modernices...
Mas de qualquer maneira já anda por aí um tópico que fala nisso. http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=4404 |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 | |
![]() |
Citação:
Peço desculpa não fazia ideia. Mas se nao se importassem continuem a escrever para aqui S.F.F. Mais uma vez peço desculpa pelo re-post. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
O Groove é uma expressão bastante antiga, está muito relacionada com o Balanço que o baterista incute na música (pela sua forma de tocar e forma como assentua os tempos fortes).
O termo está muito ligado ao Funk e Fusão. Abraço ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Diria que o groove está mais nos tempos entre as pancadas do que nas próprias pancadas.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
O groove tem de se sentir primeiro que tudo .. Não é estar a tocar e dizer : "ah estou a "ter" groove"
Depois pode englobar várias situações como disse o Dan .. O feeling (apesar de que feeling não esta directamente ligado ao groove, podemos senti-lo sempre), o swing, os quebrados, uso maior de contratempos ... (se estiver a dizer alguma asneira corrijam-me por favor) E como se sabe a palavra groove é quase sempre associada a estilos como o blues, a fusões do mesmo, o funk ... O groove penso que podemos tê-lo em diversas situações, aplicá-lo de variadas formas não só propriamente nestes estilos musicais. |
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
Tentei ir buscar uma definição mais explanatória:
Groove is the sense of propulsive rhythmic "feel" or sense of "swing" created by the interaction of the music played by a band's rhythm section (drums, electric bass or double bass, guitar, and keyboards). The term is mainly used in the context of genres outside of Western art music, such as funk, rock music, power groove, fusion, and soul. The word is often used to describe the aspect of certain music that makes one want to move, dance, or 'groove'. ![]() ![]() Groove #1: "bass drum on beats 1 and 3 and snare drum on beats 2 and 4 of the measure...add eighth notes on the hi-hat".[1] While some musicians have called the concept of "groove" a subjective and elusive notion, they acknowledge that the concept is well-understood by experienced musicians at a practical, intuitive level. Funk and Latin musicians refer to "groove" as the sense of being "in the pocket", and jazz players refer to groove as the sense that a jam session is really "cooking" or "swinging." Musicologists and other scholars began to analyze the concept of "groove" in the 1990s. They have argued that a "groove" is an "understanding of rhythmic patterning" or "feel" and "an intuitive sense" of "a cycle in motion" that emerges from "carefully aligned concurrent rhythmic patterns" that sets in motion dancing or foot-tapping on the part of listeners. http://en.wikipedia.org/wiki/Groove_(music) Abraço ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 29-Out-2009
![]() ![]() ![]() |
Acho que a intenção nao era fazer copy-paste de um site estrangeiro e espetar aqui
![]() Mas pronto, concluis dessa forma .. É mais vantajoso é discutirmos o sentido e a palavra groove por palavras e pensamentos nossos! Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
![]() |
O groove é, para mim, a nossa emoção, como sentimos o ritmo.
Um ritmo básico de rock pode soar igual pelas mãos de muitos bateristas. Mas há casos, graças ao baterista e à própria música (porque o groove não é exclusivo da bateria), que fica particularmente bem e vibramos com a utilização do mesmo. Não se consegue explicar muito bem o que é o groove, mas sente-se muito bem. |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() Membro desde: 5-Jan-2010
|
![]() |
![]() |
![]() |
#14 | ||
Citação:
Abraço ![]() JoCab1969 adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 46 segundos depois: Citação:
![]() ![]() ![]() ![]() Última edição de João Cabrita : Ter, 6 de Julho de 2010 às 12:39. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
||
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() Membro desde: 26-Set-2009
Local: Vila Mea
![]() |
O Sr. LMR60 consegue surpreender em tudo que é canto(tópico).
Parabens pelo que escreves-te, foi a melhor "definição" de groove que consegui encontrar, mesmo sendo impossivel faze-lo de forma totalmente correcta. Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
Concordo com todas as opiniões em cima
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 26-Dez-2007
Local: Paços de Ferreira
![]() |
Acho que numa só palavra talvez balanço é a que se mais perto fica da definição.
Para mim ter ou não groove é a diferença entre apenas cumprir ou acrescentar algo ao que está escrito. Esse balanço ,feeling, que se nota. Ás vezes, tende-se a achar um dado gesto técnico dificil tem groove, mesmo que não executado com esse tal balanço. Ou seja , associa-se a dificuldade ao groove o que nem sempre é verdade. Mas como acho que tambem tem haver com o que o baterista transmite a cada um, tambem acho que é um bocado relativo, apesar de em muitos casos ser praticamente unânime. Isto , na minha opinião que vale o que vale. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
![]() Membro desde: 7-Mai-2009
![]() |
groove é simplesmente algo que se sente, que nos faz querer mexer!! tao simples quanto isso...
|
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 12-Abr-2009
![]() ![]() |
Perguntem ao pipó o que é groove, afinal a loja dele chama se grove it up.
![]()
![]() |
#20 | |
![]() Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]() Se com o desenho também não forem lá, alistem-se no exercito e não levem harmónica! ![]()
![]() |
![]() |
#21 |
![]() Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Groove é algo que por muitos posts que cries, e por muitas respostas que leias nunca vais entender o que é. É algo extremamente experimental, que sentes dentro de ti. Quando tiveres dentro do groove, vais sentir. É muito flow, muito feeling sincopado.
Mas o que não faltam por aí são projectos, até nacionais que consegues experimentar esta sensação
![]() |
#22 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#23 |
GROOVE |
![]() |
![]() |
![]() |
#24 |
Se me permitem a sugestão, arranjem o álbum "Life on Planet Groove" do Maceo Parker. Ouçam o primeiro tema e o solo de bateria que lá está. Acho um excelente exemplo de groove.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#25 |
Não conhecia Lu, mas obrigado pela dica....Que groove ![]() Vou já sacar o álbum eheheh Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
Pois é, mesmo depois de ouvir muita música na minha vida, continua a ser das cenas com mais groove que já ouvi. Ainda bem que gostaste!
![]() Abraço! |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 |
![]() Membro desde: 28-Jun-2007
![]() |
na sequencia dos vídeos acima postados, ponho estes vídeos do benny greb e do GRANDE Stanton Moore
De notar que os vídeos mostram groove em situações diferentes, o primeiro em solo e o segundo em banda Neste, o verdadeiro groove começa aos 1:32 se não me engano, este video faz parte do DVD "Groove Alchemy" do Stanton AH! e outro grande senhor que me lembrei depois do post, Bernard Purdie! este sim, groove do old school! abraço
amdrummer Última edição de Amaro Machado : Qua, 7 de Julho de 2010 às 17:20. |
![]() |
![]() |
![]() |
#28 |
![]() |
Bem se groove é oque percebi, então não considero uma das peças fundamentais para tocar bem bateria, ao contrario de muitos comentários que já li.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#29 |
![]() Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
![]() |
então e o que axas que ja aprendeste? abraço
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 | |
![]() Membro desde: 28-Jun-2007
![]() |
Citação:
Abraço
![]() |
![]() |
#31 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#32 |
![]() Membro desde: 7-Mai-2009
![]() |
sou grande amigo de um gajo que toca bateria nos musicais do la feria, nao estuda bateria, tem pouca tecnica mas tem o que interessa, groove, som e toca coladão ao click!
isto pra dizer que nao precisas de ter uma tecnica de outro mundo ou saber mil e um patterns pra ter groove. o groove sente-se, ou tens ou nao tens e so se ganha ouvindo muita musica! |
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
![]() Membro desde: 7-Jul-2010
Local: porto
![]() |
Caros amigos,
Vou também dar a minha opinião sobre o " grove " ou supless de um baterista. Para mim, é o balanceamento, a entrega, a leveza do deslizar das baquetes por onde "passe" , é o ponto até onde foi com a separação total dos membros, (maos e pés tá claro) , o felling e o som categórico que lhe consegue , é os contratempos conseguidos no acompanhamento, é também o componente " som limpo" que consegue impôr sempre que toca bateria. 1A SE CALHAR FALTA ALGO MAIS , MAS EU TB NÃO SOU PERFEITO.... ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#34 |
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#35 |
![]() Membro desde: 5-Jan-2010
Boas
Não é sentir o som e as pancadas! Isso todos o sentem! É sentir a pulsação dos temas. É fazer parte de um todo musical É "brincar e sentir todos os plins", É tocar com o coração e alma em uníssono e a total abstracção de tudo o que nos rodeia e a didicação total ao que fazemos, é o sangue que corre mais depressa e a cabeça que nos informa sobre o que fazer a seguir, é tocar e pensar adiantadamente em relação ao compasso que tocamos, é a percepção exacta do tempo, do andamento, da intensidade, da "conversa musical, do respeito pelos silêncios, pela abordagem ao tema, pelo bom gosto.......... por tudo. E então as ghost notes............... Cereja no topo.... Abraço Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 8 de Julho de 2010 às 16:43. |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
CONCURSO BPT "Queres ser patrocinado pela MISSOM?" - Votação para encontrar o vencedor | Madeira | Encontros e Eventos da comunidade | 199 | Qua, 29 de Dezembro de 2010 11:02 |
Minhas Tarolas - Minhas Caixas | Alexandre Alja | Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) | 31 | Qua, 3 de Março de 2010 21:38 |
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 6 | Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48 |
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira | bada | Concertos, Exposições e Eventos (geral) | 13 | Qua, 26 de Julho de 2006 10:03 |