![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!
Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? Aqui o meu amigo e grande baterista cá da minha zona, Paulo Norte, diz-me para tentar sempre pegar na baqueta esquerda, entre o polegar, o indicador, o médio e o anelar (atravessada, à jazz). Acontece que eu toco Rock/Metal e só uso esse grip de longe em longe, para tocar malhas bem mais suaves. Nem sequer consigo rufar decentemente com a baqueta daquela maneira.
Outra coisa que pergunto: como é que fazem para não deixar cair as baquetas quando estão a tocar? Usam luvas à Vinnie Paul, fazem ranhuras com uma navalha no corpo das baquetas, qual o vosso método? Desde que comecei a usar baquetas em carbono, não têm caído. Mas eu prefiro as baquetas em madeira... Participem. Desde já os meus agradecimentos. Cumprimentos baterísticos ![]()
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 10-Jan-2007
Local: Lisboa
![]() |
Eu uso os dois tipos de grip: o traditional (ou como referiste, à Jazz...) e o match grip...
Uso nem sempre por uma questão técnica!É mais uma questão de feeling, de abordagem ao instrumento e aos temas!Depende de mtas coisas! Simplesmente notei que desde que comecei a educar-me para tocar com tradicional grip, acabei por ter mais flexibilidade e agilidade na forma de tocar!Por outro lado, quando passava para match grip, apercebi-me de que conseguia atingir maior rapidez e definição nas notas... de qualquer forma e em jeito de conclusão, acabo por utilizar o tradicional grip em 60% das situações... Cumprimentos, MRC |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
Traditional grip e match grip! Já me tinha esquecido dessas nomenclaturas
![]() ![]()
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Algo que constantemente observo é que as pessoas não sabem pegar nas baquetas seja com que grip for. Por forma a que a baqueta não fuja não é necessário luvas ou algo assim, basta segurar na baqueta de uma forma natural, sem necessidade de qualquer tensão.
É igualmente necessário encontrar o fulcrum correcto, e acima de tudo tocar de forma relaxada usando o peso do corpo para obter um bom som e fazer com que possas tocar horas e horas sem te cansares. |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 | |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() |
puro "balance".. física!!Daí eu preferir a moeller tecnique!Exacto!é isso mesmo!relaxamento, eliminação de tensões, up,down,tap and full strokes.. etc...
Já agora, um conselho mais: tentem apanhar e treinar tudo o que encontrarem do freddie gruber!;-) Vejam as series novas (bem, já têm cerca de 7 anos, a contar da edição em VHS) do Dave Weckl!! ;-) Bom trabalho a todos... MRC |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
Eu uso o match grip, (agora já me lembro da designação eh eh) e só prendo as baquetas precisamente entre o indicador e o polegar, mas só consigo encontar maioritáriamente o equilíbrio pegando nelas, mais recuado, ou seja, mais junto ao lado oposto da cabeça, embora não totalmente como é óbvio. Trabalho com os pulsos e não com os braços, para obter a dinâmica e o meu groove. Obrigado.
![]() |
#8 | |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
Citação:
A Moeller é importante não só como técnica, mas como base para tudo, e o princípio fundamental é nunca estar tenso em nenhuma situação. Se tás tenso a fazer single strokes a uma determinada situação deves sempre diminuir a velocidade e aumentar progressivamente, mas sempre de forma a sentires-te relaxado a fazer as coisas, e que se por ventura te pedissem 30m de single strokes àquelas bpm's conseguisses fazer nas calmas. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 | |
![]() Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
![]() ![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
...
Bom,
se tocas rock/metal, o melhot é usares a esquerda como usas a direita. Quanto à "fuga da baqueta", é uma questão de controlo e pratica. Eu tb toco Rock/metal e raramente deixo cair a baqueta. Não uso nada de "truques" para isso. Apenas tenho sempre por perto um toalha, para limpar as mãos quando mt transpiradas. E já agora manda um abraço ao Paulo Norte, já não nos vemos há uns anitos... NB |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 10-Abr-2006
![]() ![]() |
Por acaso ás vezes saltame a baqueta quando fasso cenas rápidas e o que fasso é ter o copito com as baquetas no tripé dos pratos choques e é so puxar outra quase nao se nota no som que saltou
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 25-Nov-2006
Local: Póvoa de Santa Iria
![]() |
lol a mim antigamente aconteciam o mm k ao shorebrak, xeguei a partir uma baqueta (primeira e ultima) e a agredir o guitarrista assim XD
eu em termos d grip faço uma koisa k secalhar mt gente nao concorda...secalhar habituei m assim pk do meu maestro antigo...eu toco com varias tecnicas e baquetas, consoante o k tou a tocar... eu toco d (kuase)td, desde death metal, hard rock, funk, fusion, jazz, percurssao filarmonica e tou a treinar bossa nova, e consoante o som k toco, como me sinto, o volume k kero tirar, vejo o grip k m da mais jeito e baqueta. |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
![]() |
Bem, quando me referi ao Weckl não foi propriamente ao video colocado ;-) !!
Foi mais a esta fase: = Cumprimentos a todos, MRC |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
![]() ![]() |
Pois tens razão. Tava só a tentar ajudar
![]() Esse já é numa nova fase. abraço ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
![]() |
É assim mesmo!!
O que interessa é divulgar... :P Já agora... Recomendo - tal como ele faz no final do vídeo - o festival da Modern Drummer de 1998!!Na meia hora que vem no VHS o JoJo mayer expõe esta técnica e outras coisas simplesmente extraordinárias, demistifica a técnica do Buddy rich (push-pull stroke, que no fund assenta no conceito moeller...) De realçar ainda os seguintes senhores que devem a toda a força estudar: Joe Morello, Jim Chapin and Dom Famularo!! Já que,pelo que me apercebi, os participantes deste fórum são bateristas de rock/Heavy, o 2.º video do Jim Chapin é importante pela recomendação inicial que ele faz!!! Bons estudos a todos, Abraço, MRC Última edição de Mário Costa : Qua, 14 de Março de 2007 às 01:09. |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
Claro Mario! Sem dúvida. Tenho passar isto ao máximo número de pessoas. Tocar relaxo é algo fundamental.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
Local: Figueira da Foz
Não acho que exista uma melhor ou pior GRIP... ha é muita gente a segurar mal as baquetas seja em que grip for...
So dentro da Match grip existem pelo menos 3 variantes que deviam ser estudadas: A Francesa A Alemã A Americana Penso que devemos estudar todas as pegas e depois deixar o nosso corpo naturalmente escolher a mais confortavel para o momento! Deixo apenas um conselho que para mim tem sido benefico: Não apertem demasiadamente as baquetas (tipo esborrachar)... deixem sempre um espaço entre o pelogar e indicador (match grip), não só faz com que toquem mais relaxados, como ajuda a evitar Tendinites! Aqui vão mais uns links, que estão na minha assinatura: técnicas de mão e pés drum technique - german grip (match grip) http://www.youtube.com/watch?v=vYj8N3bQ8VM&search=drums%20technique drum technique - american grip http://www.youtube.com/watch?v=9VUTwzxR2o8&search=drums%20technique drum technique - french grip http://www.youtube.com/watch?v=QTPbb35JcUI&search=drums%20technique drum technique - traditional grip http://www.youtube.com/watch?v=hg2fqlqoE-I&search=drums%20technique Jonhy Rabb Johnny Rabb explaining freehand technique http://www.youtube.com/watch?v=hw4vMV3EnRw&search=drums%20technique Jo Jo Mayer drum technique - moeller technique by jo jo mayer http://www.youtube.com/watch?v=LqGUBWXYVyo&search=drums%20technique Double Strokes http://www.youtube.com/watch?v=EJDTFEhHM1M&search=drums%20technique Drum Lessons "Double Stroke Technique" http://www.youtube.com/watch?v=cvpC8i2w6FY&search=drums%20technique open close technique = Mike Bennett- Whipping Stroke Drum Lesson = Última edição de DrumPhilosopher : Qua, 14 de Março de 2007 às 12:11. |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Barreiro
![]() |
Só uma correção, ai a tecnica morello explicada pelo Jo Jo Mayer não é morello, é a moeller já mencionada acima.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#20 | |
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 |
Ambas estão relacionadas. É quase o mesmo que dizer que open-close technique é diferente de push-pull technique. Têm nomes diferentes, mas é igual.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
Nuno, podes ficar descansado, que a próxima vez que o vir, provavelmente no Beat Club (ex-Xannax), numa Segunda-Feira qualquer, lhe mando os teus cumprimentos.
Obrigado a toda a malta pela vossa participação. Cada vez gosto mais desta família ![]()
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..." Última edição de Jorge Cardoso : Qua, 14 de Março de 2007 às 14:50. |
![]() |
![]() |
![]() |
#23 |
![]() Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha
![]() |
olá jorge, tão perto e tão longe, nunca mais nos vimos...Posso dar-te o meu testemunho, pq isso das baquetas cair tb me acontce, assim o melhor é lavar bem as mãos antes de tocar e limpar o suor ás calças...
Quanto ao grip, faz mesmo aquele q te sentes melhor... Um abraço à moda da Sérvia... |
![]() |
![]() |
![]() |
#24 |
Ah ganda Royka!!! Há quanto tempo! Já tenho saudades das jams malucas com os Amnistia e os Red Line!!! Bem no jantar era só comida a voar....
![]() ![]() ![]()
![]() |
#25 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!
eu tento pegar as baquetas , nao importa a tecnica, o mais levemente possivel.
dá mais agilidade. ![]()
![]() |
#26 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!
A 'melhor maneira de pegar nas baquetas'? Acho que não existe. A 'melhor' será certamente a que vos deixar mais à vontade. Mas o Buddy Rich era apologista do 'traditional grip' como sendo a maneira 'correcta' de pegar nas baquetas (técnica secular desde a caixa a tiracolo).
|
![]() |
![]() |
![]() |
#27 |
![]() Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
![]() ![]() |
Boas...quando toco coisas mais tecnicas,uso sempre traditional(que foi assim que aprendi a tocar),mas cada vez mais tenho usado o american matched grip,que especialmente ao vivo consigo obter mais "power". Claro que se tocar jazz,blues,fusão,electro,uso sempre o traditional visto ter mais anos de traditional.
Em relação ao cair das baquetas,isso acontece porque o fulcro nao está a ser bem executado(fulcro - ponto de equilibrio da baqueta,em que o polegar está paralelo á baqueta e faz a continuidade do braço e o indicador fechado outro lado). A meu ver o que distingue um grande baterista dos que o tentam ser é sem duvida o pulso,logo,a facilidade e a dinamica que conseguem obter no ataque ao instrumento...demora muitos anos nao basta querer ehehe, e esse mesmo pulso é obtido com o uso de qualquer Grip,o problema nao está no grip ![]() abraço.
![]() |
#28 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
![]() |
hmmm então se entendi não ha melhor grip e o traditional e fundamentalmente para melhor controlo e o matched da mais power, neh?
eu ja ia começar um topico mas la fiz a pesquisa xD tmb mt acontece mt saltar a baqueta. como iniciante, nos beats mais rapidos, tipo sinlges nos choques tende a acontecer uma baqueta voar de vez em quando. No inicio via todos os videos e mais algum, mas lentamente comecei a ajustar as baquetas para a posição que me dava mais conforto e a mão esquerda ficou diferente da direita, apesar de nao usar traditional. Mal tenho velocidade ainda com o matched, quando experimentei traditional nao dava uma pa caixa, lol... mas presumo que aconselhem a aprender os dois modos, certo? :p |
![]() |
![]() |
![]() |
#29 |
![]() Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Santarem
![]() |
Eu utilizo os dois, o traditional grip quando entro numa onda mais jazz, groove, ou seja, proporciona-me mais reçalto, ao prencipio (nao tinha aulas, sou destro) eu comecei a fazer o traditional grip com a direita, tá mal, fiz isso porque tinha muito mais controlo nessa no que a outra, e doi menos, porque ao inicio doi, depois comecei a ver videos e reparei que estáva mal, e depois de saber fazer é que me apercebi para que usar, mas acho que estou melhor com o match grip, tenho mais controlo se quiser andar á volta do kit e etc...
peace |
![]() |
![]() |
![]() |
#30 |
Membro desde: 1-Dez-2008
![]() |
Ola. Eu uso as duas maneiras mas para metal dá mais geito o macth grip. Para jazz e afins traditional grip...sem duvida. Se usares vasouras tb tens de usar traditional se bem k existe bateristas famosos que não usam essa tecnica como é o caso do Bill Stewart. Mas tb tens bateristas como é o caso do Virgil Donati ou do Thomas Lang que tocam traditional grip. Usam é umas baquetas mais pesadas tipo 5B. Eu pessoalmente tento tocar o mais possivel com traditional. A minha opinião é utilizares as duas tecnicas em vez de uma exclusiva. Isto para a mão esquerda, pq para a mao direita ou no caso do mactch grip tb existe o German grip e o French grip. 1 abraço.
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Parti umas baquetas Ahead 5B - O que é que faço? | alesisdrummer | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 31 | Qua, 30 de Maio de 2012 08:36 |
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) | semi | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 8 | Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31 |
Quick-Stick - suporte para baquetas | Pipó | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 8 | Seg, 3 de Maio de 2010 14:38 |
Revolution Drum Stick Silo (Saco para Baquetas) | Ze Costa | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 2 | Seg, 1 de Março de 2010 16:18 |
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras | andre_vg | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 7 | Dom, 12 de Julho de 2009 02:46 |