![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 28-Out-2009
Local: Leiria
![]() |
Que tipo de efeitos se pode fazer na tarola?
que efeitos se pode fazer na tarola
|
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
![]() ![]() ![]() |
Re: efeitos
O que queres dizer com efeitos?
Referes-te a técnicas de tocar ou de efeitos de mesa/processamento do mic? cumps |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 28-Out-2009
Local: Leiria
![]() |
coisas tipo rimshots
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Reboleira
![]() |
Hmm... não sei se percebi bem a pergunta, mas tens a pancada normal, o rimshot e o sidestick. Depois podes entrar numas brincadeiras de fazer pressão com os dedos na pele da tarola enquanto bates nela (dá uns timbres diferentes), mas isso não são técnicas.. são liberdades criativas. =P
Mas efeitos efeitos... há umas tarolas com luzes que acendem quando dás porrada nelas... é o chamado efeito da mariquice. eheh ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 | |
![]() Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]() ![]()
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Re: Que tipo de efeitos se pode fazer na tarola?
Tens os rim's como disseste (utilizado para dar power e aquele estalo com o aro), que eu pessoalmente uso bastante. Sidesticks não estou a ver o que é pelo nome
![]() Depois é conforme a imaginação. Por ex. rufares, prenderes com a baqueta da mão esquerda a pele e a direita trabalha (aprendi com o meu prof.), as ghost notes pois claro, etc. etc. Depende da tua liberdade e sobretudo destreza! Abraços! |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
![]() |
Citação:
Aquilo que eu estava a falar de fazer pressão na pele com uma mão e usar a baqueta na outra chama-se rufar? |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 | |
![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]() Não sei de que estavas a falar , é usar mesmo a mão ? Eu já fiz isso para travar o som. mas normalmente até se segura com a baqueta também. Não, rufar é deixar correr as baquetas rapidamente (só trabalho de dedos) para dar aquele som que ouvimos nos circos e quando queremos anunciar algo importante, estás a assimiliar ? LOL E utiliza-se bastante, só que numa música não é com tanto tempo de rufo de circo ![]() Mas também podes utilizar por exemplo a mão esquerda em ghost bem rápida e acenturares com a direita para dar ênfase. Quem utiliza muito isso é o Chad Smith dos RHCP, se reparares. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() |
Não é bem a mão, é com os dedos.. o que acontece é que mudas a pressão da pele.
No fundo é como se estivesses a esticar a pele, empurrando para baixo com os dedos (utiliza-se muito em percussão), dá-te um som mais agudo e volta ao normal quando retiras a pressão. Pois.. isso era o que eu achava do rufar, como o Chad Smith faz ainda não reparei. |
![]() |
![]() |
![]() |
#10 | |
![]() ![]() ![]() |
Citação:
O Chad Smith não rufa propriamente dizendo. Utiliza é sim as ghost e acentua as pancadas, o "break" é que se pode chamar rufo. Mas não é rufo no sentido da palavra ![]() Última edição de Bernardo : Sáb, 30 de Outubro de 2010 às 11:20. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() |
Isso com as ghost notes já é outra conversa.. =)
|
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Já disseram tudo! Resumindo:
- Rim shots (graves ou agudos, mais próximo do aro ou não); - Cross sticking (mais leves ou pesados, consoante o lado da baqueta); - Pressão sobre a pele para tirares notas mais agudas; - Rufar (drum roll); - Ghost notes (notas surdas); - Em termos de técnica, accents (acentuações, com variação de intensidade); - Podes colocar um prato fino e pequeno sobre a tarola e fazer um efeito de tarola electrónica; - Tocar com a pega da baqueta e tirares um som mais potente; - Cross sticking e ritmos com os dedos ou a outra baqueta (no aro, na baqueta ou em toda a pele); - Colocas uma baqueta perto da pele e tocares nela com a outra, ouves o som de baqueta e tarola intercalados; - Podes usar a tarola como djembé, sem os snares, e usares uma técnica de fricção dos teus dedos, cujo som se assemelha a um instrumento de sopro, grave; - Tocar numa baqueta junto à pele para sacares um som mais a madeira mas com snares; ... ...e venham mais efeitos na tarola!! Última edição de warlike : Sáb, 30 de Outubro de 2010 às 11:31. |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() ![]() ![]() |
Compilaste tudo Warlike.
Melhor assim ![]() Grande abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 | |
![]() Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]() Muito bom Warlike ![]() Abraço
![]() |
![]() |
#15 |
![]() ![]() ![]() |
Este tópico podia ser alterado o seu título e colocava-se uma lista fixa (e ia-se acrescentando naturalmente) os variados efeitos de tarola , começando por esta bela compilação do nosso amigo Warlike.
Abraços! |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
Ora essa, foi um resumo das vossas dicas, com algumas sugestões minhas! Também estou de acordo em organizar isto melhor.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
![]() |
Lol, nao sei se estou a audar, mas tipo um abafador pode servir de efeito...
Abraço ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
![]() |
Como é que chamam os ritmos que se fazem nas drumlines (Desculpem mas não sei dizer em português :S). Eu queria saber alguns :P
|
![]() |
![]() |
![]() |
#20 |
Os ritmos das drumlines são composições escritas só para caixa. Têm como base os 40 rudimentos essenciais da bateria. Tens no site da Vic Firth, uma das marcas mais conhecidas de baquetas, os 40 rudimentos essenciais para bateria.
http://www.vicfirth.com/education/rudiments.php |
![]() |
![]() |
![]() |
#21 | |
![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
O metrónomo serve para manteres um ritmo certo, só isso. Por exemplo, escolhes a velocidade (em bpm - batidas por minuto) e acompanhas a tocar fazendo acentos no tempo ou no meio tempo, treinando duplas (acentua a segunda nota para te habituares), entre outras técnicas para começares a mecanizar o treino básico que te irá acompanhar ao longo da experiência baterística.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#23 | |
![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#24 | |
![]() Membro desde: 7-Mai-2009
![]() |
Citação:
os rudimentos incialmente nao eram tantos, o pessoal é q gosta de inventar e chamar nomes a tudo. o single stroke 7, sao apenas 7 single strokes...no fundo toda a gente sabe fazer o single stroke seven porque só precisas de saber fazer single strokes. posso inventar agora o single stroke 21930 lol |
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... | LEONEL RODRIGUES | Baterias Acústicas | 177 | Qui, 28 de Março de 2013 20:46 |
Preparação de um Espectáculo/Concerto | LEONEL RODRIGUES | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 26 | Sáb, 14 de Janeiro de 2012 14:38 |
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band | _TASSE_ | Bateristas e Percussionistas | 20 | Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46 |