![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão. |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 8-Jun-2011
Local: Viana do Castelo
![]() |
mp3 vs wav
ola
inicialmente era para postar isto no topico Loudness War - A técnica da indústria discográfica para aumentar o volume da música em CDs . mas como era um topico antigo nao me permitiu, tambem é um pouco á parte desse assunto logo novo post. ao menos fiquei contente em saber que ha mais gente a ficar F!"#$%& com a o sentido da qualidade de musica actual. mas ha outro problema pralém do loudness war que me tem custado ouvir.. mp3 nao sou tolo ao ponto de querer tudo em analogico. com a tecnologia que temos hoje em dia, penso que apenas 48kHz a 24bit ja é comparavel ao analogico e com vantagem de nao haver tanta degradaçao com o tempo ou ao copiar. o meu leitor de dvd que nao é nada por aí além é capaz de 96kHz a 24bit, isto permite 140db de dinamica! no entanto cada vez mais a musica e comprimida e depois convertida perdendo toda a qualidade. deixo aqui dois videos a mostrar do que estou a falar resumindo mostram como convertendo musicas em mp3 surge logo distorçao no valor de cerca de 25%. o segundo video mostra como podem comprovar por voces mesmo o que acontece Última edição de Miguel Martinho : Qui, 16 de Junho de 2011 às 11:01. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: mp3 vs wav
Pois, eu não sou grande adepto do MP3 mas sei bem quais as suas vantagens (permite ter centenas de músicas num aparelho que se fosse em WAV, talvez passassem a ser somente dezenas).
Normalmente nota-se bem a diferença entre um MP3 e um WAV. As frequências mais agudas ou desaparecem ou ficam enroladas. Os graves, por seu lado, são atenuados a nível da clareza sonora. Prefiro de longe ouvir um CD que ouvir um MP3. Se actualmente muitos discos já são processados a pensar no MP3, os discos mais antigos não e quando passados para MP3 então ficam uma desgraça. Faz.me confusão gastar 200 ou 300 euros num leitor de MP3 + 50 ou 60 euros nuns headphones para ouvir "*****" (não a música em si, mas a qualidade sonora). Eu ainda tenho uma aparelhagem hi-fi e gira-discos. Prefiro de longe gastar 200 euros num componente para hi-fi que gastar 50 euros para um componente MP3. Nota: Todos os topicos antigos podem ser usados, temos é de clicar numa "checkbox" que se refere ao facto do topico ser antigo - é para evitar desenterranços desnecessários.
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
O segundo video está muito bom, já sabia que o mp3 perdia qualidade, não sabia é que era tanta! Abraço
![]() |
#4 | |
![]() Membro desde: 8-Jun-2011
Local: Viana do Castelo
![]() |
Citação:
pois é..leitores de mp3 deram uma enorme facada nos leitores portateis com qualidade. a maioria dos leitores ainda funcionam com wave mas nao especificam a qualidade.. entao uns certos i200€ até se ouve o processador a trabalhar pelos fones, algo que por mim mostra logo falta de qualidade ou sequer tentativa de obter qualidade. mas ha um problema que afecta todos os leitores que conheço que pode ser facilment concertado. os amplificadores de saída sao muito fracos, especialmente se forem para serem ouvidos com headphones ( por serem fracos nao só se perde volume mas tambem headroom que permite dinamica á musica). este problema pode ser facilmente resolvido ao criar um amplificador de fones externo, basta pesquisarem "cmoy amp" no google ou ir directo para http://gilmore2.chem.northwestern.ed...=cmoy2_prj.htm ja fiz uns amplificadores destes e notei diferença, e nao sou treinado dos ouvidos. isto tambem ajuda bateristas que queiram um pouco mais de volume que o seu leitor portatil pois podemos por o ganho que quisermos (mas nao abusam dos vossos ouvidos). peço desculpa para quem ache isto uma seca, mas o facto é que ja ouço gente a ouvir musicas sacadas do youtube. depois de 5min a rebolar no chao de rir, porque o dito ouvinte disse que nao tinha assim tao má qualidade, só me apetecia ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 | |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Eu acho que hoje em dia como os novos consumidores estão tão habituados e formatados ao MP3 e à sua qualidade duvidosa, que basta ouvir algo no youtube (ou outra fonte qualquer), que se aproxime do que ouvem no seu leitor de MP3 já está bom ou muito bom. No dia que se sentarem num sofá, ligarem um HiFi, ouvirem o resultado por uns headphones porreiros (ou mesmo atraves de umas colunas com bom range de frequências) é que vão reparar que afinal o que andam a ouvir diariamente é ruído em cima de ruído. As editoras e os estúdios sabem bem que o seu produto vai ser consumido em leitores de MP3, já formatam os seus produtos para caberem só naquele espectro de frequências, entrando depois aqui a tal historia do loudness e outras técnicas que nada beneficiam a música.
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Mp3 | Stupify | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 0 | Seg, 27 de Novembro de 2006 19:03 |
mp3 ripper(programa)freeware | Leodreammer | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 7 | Qui, 23 de Novembro de 2006 12:21 |
Como converter ficheiros Midi para Mp3 para tocar por cima das músicas da minha TD6KV? | Batuques | Baterias Electrónicas | 4 | Seg, 9 de Outubro de 2006 12:22 |
secção d videos e mp3 | ShallNotFall | Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) | 2 | Qua, 3 de Maio de 2006 17:10 |