Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar

Resposta
Opções
Não lido Sáb, 5 de Agosto de 2006   #1
André Leal

Membro desde: 10-Jul-2006
Local: SJM
André Leal está no bom caminho
fazer uma sala acustica! com quê?

boas a todos, eu tenho um quarto de 11m2 e tava a pensar em fazela como uma sala acustica, pra por la a bateria, e tb po pessoal tocar pa la... eu ja conheço um site que venda cenas pra isso mas tb nao é barato http://www.visoundacustica.com/ , agora se alguem sabe uma maneira mais economina sem ser caixas de ovos, gostava de fazer um sala gira nao assim po feio, tipo la de rocha com pladur nao sei se fica caro...

fico a espera de ideias... cumprimentos po pessoal.
André Leal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Agosto de 2006   #2
Cutlas

Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Cutlas será famoso em breve
Não te posso ajudar em relação à compra do material, mas posso-te aconselhar a ires falar com um arquitecto de expecialidades.
É que eu vou construir uma casa nova para onde irei morar, e o meu quarto, como vou ter la a bateria, vai ser altamente à prova de som, tanto para proteger de o som se propagar, como acusticamente obter um som melhor. Foi tudo idealizado por um arquitecto, ou seja, os materiais que vão ser utilizados, etc, etc.
Experimenta contactar um arquitecto e pergunta

Fica bem []

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 23 de Agosto de 2006   #3
albano

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
pa remediar nada como placas de poliuretano, sobrepoes placas de esferovite e por cima caixas de ovos.....marabilha ó migo!
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Setembro de 2006   #4
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
www.someacustica.com é composta por um grande amigo meu que tem fortes conhecimentos na matéria. Claro que se queres uma solução barata mais vale nem fazeres...
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Setembro de 2006   #5
Ricardo Fernandes

Membro desde: 25-Jul-2006
Local: Braga
Ricardo Fernandes está no bom caminho
Boas...

No meu caso arranjei uma técnica que resoltou (em parte)...

Tenho uma sala em casa com tamanho da tua, toda em pedra e a chão é azulejo o que era um problema para ensaiar...
Sendo assim coloquei mantas no chão, no tecto caixas de ovos vazias (em cartão e de 24 ovos). Para as paredes comprei tecido e colei-o por as pontas no tecto com uma distância de 30 centímetros, isto para fazer uma caixa-de-ar. Para terminar coloquei na caixa de ar mais caixas de ovos.

Posso te dizer que acústica ficou excelente e também consegui diminuir o som que saía para o exterior.

Um abraço… isto foi o que fiz…
Trabalhos caseiros, são os que menos € nos fazem gastar...
Ricardo Fernandes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #6
Sarag

Membro desde: 12-Jun-2007
Local: Águeda
Sarag está no bom caminho
boas

eu vou comprar agora uma bateria e o espaço também era um problema a resolver. desde o início que pensei em fazer como tu Ricardo, pois o meu espaço tem as mesmas condições que o teu...e depois há os vizinhos, estava era com medo que não fosse o suficiente, mas se dizes que fica porreiro, optimo!

paz
Sarag não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #7
xano

Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Atenção que as caixas de ovos não isolam acusticamente. Apenas melhoram a acustica... isso foi discutido noutro tópico.

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #8
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Sarag
boas

eu vou comprar agora uma bateria e o espaço também era um problema a resolver. desde o início que pensei em fazer como tu Ricardo, pois o meu espaço tem as mesmas condições que o teu...e depois há os vizinhos, estava era com medo que não fosse o suficiente, mas se dizes que fica porreiro, optimo!

paz
vais meter uma acústica num apartamento? não querendo agoirar cheira-me que não passa uma semana sem os teus vizinhos te fazerem uma visitinha..mais uma vez a conversa do costume...o que o ricardo fez em nada (5%?? ) melhorou no som que saiu para o exterior (sem querer estar a duvidar do trabalho do ricardo...mas qt a isso n há dúvida).
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #9
Sarag

pá..espero que com uns tapetes e uns tecidos isolem pelo menos um pouco....
o meu espaço é igual ao do Ricardo, mas não é apartamento, são uns anexos da minha casa. os vizinhos estão a uma distância porreira, desde de que isole um pouco é o suficiente... e como já foi dito num outro tópico que li, posso fazer barulho (sem exceder um certo limite) desde x a x horas portanto...
paz
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #10
nunomiguel

Membro desde: 21-Mai-2007
Local: Linhó, Sintra
nunomiguel é uma quantidade desconhecida por enquanto
podes cobrir as paredes com tapetes e com placas de esferovite.
fica espetacular
no estudio em que a minha banda toca, em casa do guitarrista (sim, ele tem um estudio em casa!), ele tem umas placas de esferovite que dão pa encaixar umas nas outras, tipo peças de lego, e uns suportes para pendurar os tapetes nas paredes (nao sei bem como é que funcionam mas são tipo uma caixa de madeira onde eles encaixam. vai a uma loja de tapetes ver se eles tem alguma coisa do genero), e ha tambem uma carpete que cobre o chão todo. em relação ao tecto, tambem esta coberto com as placas de esferovite; agora eu não sei onde é que ele comprou as tais placas de esferovite, tenho que lhe perguntar.
abraços
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #11
Sarag

se conseguires saber onde posso arranjar essas placas de esferovite é porreiro, de qualquer modo, eu ando à procura também..

brigada pelos conselhos bacanos

paz
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #12
sadrums

sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
bem se é num anexo tás à vontade...faz barulho mas pronto...não ha adjacencia entre espaços vizinhos por isso tass bem...apesar de que eles vão ouvir bem..hehe...qt à cena do esferovite e das mantas pra isolar ja reparei que não vale a pena dizer que não funciona pq continua a haver malta que diz que sim...ok

mas vou só tentar pela ultima vez...caixas de ovos é bom p aumentar as sup absorsoras do espaço e por isso reduzir a reverberação (eco)..mantas tb..de pref muitas e encolhias tipo cortinado...o esferovite faz precisamente o contrário..é uma superficie lisa e por isso reflectora sonora

nem um nem outro isolam pra exterior

vá lá acreditem no que vos digo
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #13
Sarag

hum...para isolar do exterior, o que aconselham então?

desculpem se já houver um tópico a responder a isto

paz
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #14
sadrums

Citação:
Mensagem Original de Sarag
hum...para isolar do exterior, o que aconselham então?

desculpem se já houver um tópico a responder a isto

paz
duplicação de parede...ou seja fazeres uma parede À volta do teu anexo...nem sempre é possível...e podem tb meter-se, para ajudar e reforçar ao isolamento, materiais isolantes entre as 2 paredes..lã de rocha por ex...umas boas portas e janelas tb são importantes para não hipotecar a duplicação da parede

agora...pode n ser fácil e pode n ser mt barato
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #15
nunomiguel

Citação:
Mensagem Original de sadrums
duplicação de parede...ou seja fazeres uma parede À volta do teu anexo...nem sempre é possível...e podem tb meter-se, para ajudar e reforçar ao isolamento, materiais isolantes entre as 2 paredes..lã de rocha por ex...umas boas portas e janelas tb são importantes para não hipotecar a duplicação da parede

agora...pode n ser fácil e pode n ser mt barato
onde eu toco tbm devo ter isso porque ha uma porta dupla, como o nome indica, sao duas portas, uma mmo à frente da outra, e como o estudio é numa cave o som esta perfeitamente isolado; mal se ouve dentro de casa.
e pa isolar ainda mais vê no filme School of Rock que eles usam umas cenas tipo almofadas que se prendem à volta das portas
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #16
xano

Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Citação:

vá lá acreditem no que vos digo
Acreditem... o homem sabe do que fala quando se trata de som e redução de ruído!

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #17
raging_metalhead

Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
raging_metalhead será famoso em breve
Tive a escrever mas resolvi pegar no paint e desenhar, acho k dá pa perceber, aki vai...
Isto foi o eskema k utilizamos na nossa sala d ensaios, numa garagem com paredes e tecto d cimento e chão d tijoleira, situação idêntica à tua.
O eskema seguinte parece um filme do caraças, mas não, que dá algum trabalho, isso dá.
Imagem Anexada
File Type: jpg Filme.JPG (71,4 KB, 82 leituras)

Última edição de raging_metalhead : Seg, 18 de Junho de 2007 às 23:56.
raging_metalhead não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Junho de 2007   #18
sadrums

Citação:
Mensagem Original de raging_metalhead
Tive a escrever mas resolvi pegar no paint e desenhar, acho k dá pa perceber, aki vai...
eh pá....tem de ser uma parede de alvenaria ou seja tijolo....n é com panos q isola do exterior.....interiormente fica com melhor som sim...mas pro exterior não

mas ok...eu ate tinha dito que nunca mais dizia isto
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #19
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
epa não se zanguem, lol.

caro sadrums,

mas por exemplo, pode-se fazer uma parede falsa, a toda a volta da sala, em contraplacado e madeira como suporte para a parede? e depois umas camadas de esferovite ou poliuretano, e caixas de ovos.. Isto, para não falar em materiais mais caros.. ou seja, que fique uma cena em condições, longe do profissional, mas em condições - que acho que é o que a maior parte da malta quer, basicamente..

como já ouvi falar que se existir uma caixa de ar entre a parede interior e a fonte do ruído,
é meio caminho andado para reduzir o ruido no exterior...

obrigado

Última edição de warlike : Ter, 19 de Junho de 2007 às 00:09.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #20
sadrums

Citação:
Mensagem Original de warlike
epa não se zanguem, lol.
mas por exemplo, pode-se fazer uma parede falsa a a toda a volta com contraplacado e madeira como suporte para a parede? isto para não falar em materiais mais caros.. ou seja, que fique uma cena em condições, longe do profissional, mas em condições - que acho que é o que a maior parte da malta quer, basicamente..
nada disso...acho k ninguem tá zangado...só pus em letras gds pq ja tinha escrito antes e acho que ninguem tinha lido LOLOL...qt ao que dizes acho que n percebi mt bem o que queres dizer....n percebi se o contraplacado é p fazer as vezes da parede ou se pra suportar uma parede....anyway...se puseres uma parede de contraplacado À volta das paredes e tecto (tipo tecto falso) e de preferencia com material absorsor a preencher a caixa de ar entre o contraplacado e a parede original já atenua um pedaço....e dp meter materiais absorsores (mantas,cx ovos) por cima do contrplacado pra reduzir o eco

Última edição de sadrums : Ter, 19 de Junho de 2007 às 00:09.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #21
raging_metalhead

Citação:
eh pá....tem de ser uma parede de alvenaria ou seja tijolo....n é com panos q isola do exterior.....interiormente fica com melhor som sim...mas pro exterior não

mas ok...eu ate tinha dito que nunca mais dizia isto
Atenção k eu n disse k os panos eram pa isolar, apenas para ter uma melhor acústica e combinado com isso janelas d vidro duplo e portas altamente forradas já isola e fica com uma boa acústica.
E sadrums, não tenhas problemas, eu só tou a sugerir a ideia k deste é bem boa, apenas o orçamento tb é maior, ela tem d ver akilo k tem d fazer consoante o som k ker isolar.
No hard feelings
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #22
sadrums

Citação:
Atenção k eu n disse k os panos eram pa isolar, apenas para ter uma melhor acústica e combinado com isso janelas d vidro duplo e portas altamente forradas já isola e fica com uma boa acústica.
E sadrums, não tenhas problemas, eu só tou a sugerir a ideia k deste é bem boa, apenas o orçamento tb é maior, ela tem d ver akilo k tem d fazer consoante o som k ker isolar.
No hard feelings
off course no hard feelings...men...tass bem....mas tinha percebido que tinhas dito que era pra isolar...assim sendo as minhas desculpas...o que escreveste agora esclareceu-me.... hehe...sim senhor e tens mt razão....alias...apostar 1º em boas portas e janelas (caso as originais sejam fracas) é mm o melhor do que andar a fazer logo td...pois as janelas e portas podem resolver logo mt e ser o suficiente para ela (mas tb são caras atão as portas jasus)
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #23
raging_metalhead

Citação:
off course no hard feelings...men...tass bem....mas tinha percebido que tinhas dito que era pra isolar...assim sendo as minhas desculpas...o que escreveste agora esclareceu-me.... hehe...sim senhor e tens mt razão....alias...apostar 1º em boas portas e janelas (caso as originais sejam fracas) é mm o melhor do que andar a fazer logo td...pois as janelas e portas podem resolver logo mt e ser o suficiente para ela (mas tb são caras atão as portas jasus)
Sei k a janela k tenho na sala d ensaios em minha casa(não a da minha banda) tem cerca d dois metros d largura por um e kk coisa d altura, vidro duplo, fumado (pk d dia ninguem ve pa dentro ) ficou a volta d 175€, mas arailho, o som k sai n é pela janela...
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #24
sadrums

Citação:
Sei k a janela k tenho na sala d ensaios em minha casa(não a da minha banda) tem cerca d dois metros d largura por um e kk coisa d altura, vidro duplo, fumado (pk d dia ninguem ve pa dentro ) ficou a volta d 175€, mas arailho, o som k sai n é pela janela...
hehe...ao menos foi um bom investimento....às vezes tem mm de ser..infelizmente as coisas tão cada vez mais caras
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #25
joao luis ribeiro marques

Membro desde: 5-Mar-2007
Local: guimarães
joao luis ribeiro marques está no bom caminho
vou dar a minha opiniao, eu tive a estudar sobre este assunto visto que tambem vou fazer uma coisa identica.
existem varias hipoteses mas todas vao dar a parede dupla vou dar uma delas para terem uma ideia,

parede dupla, pladur a toda a volta da sala, tecto falso, depois fazer uma parede mista de caixa de ar e la de rocha tipo metade caixa de ar e outra metade de la de rocha. mas ta tudo no esquema do paint

isto podera sair um pouco caro mas ao menos tens uma cena isolada e com um som muito poderoso.
depois mais tarde poderas pensar em por um aparelho de ar condicionado e um ventilador porque la dentro ira tar um ambiente abafado e quente.
Não lido Ter, 19 de Junho de 2007   #26

pois so falta e o documento do paint, tou a ter alguns probs para por vamos ver se e desta

Imagem Anexada
File Type: gif isolamento.GIF (12,2 KB, 48 leituras)
Não lido Qui, 21 de Junho de 2007   #27
sadrums

Citação:
Mensagem Original de joao luis ribeiro marques
depois mais tarde poderas pensar em por um aparelho de ar condicionado e um ventilador porque la dentro ira tar um ambiente abafado e quente.
cuidado com as aberturas para instalação de sistemas AVAC..pode ser feito claro, mas se mal feito pode hipotecar toda a eficacia da obra "acustica"

termica e acustica nem sp se dão bem LOL

ps: parece-me uma solução porreira...e se em vez do pladur pudesse ser alvenaria (tijolo de 7 por ex) ainda melhor...mas tb rouba mais espaço à sala é verdade
Não lido Qui, 21 de Junho de 2007   #28
tocador_de_batera

Membro desde: 31-Dez-2006
Local: Coimbra
tocador_de_batera está no bom caminho
Basstraps

Uma boa solução é usarem basstraps nos cantos da sala para absorver as frequências graves... so isso é meio caminho andado para isolamento acústico.

Outra coisa tambem é fazerem difusores caseiros, eles vão absorver os médios e graves.

Caixas de ovos como ja aqui se disse, é apenas para os agudos, elas refletem os agudos, o que tambem os diminui numa pequena percentagem, criando uma boa acústica apenas, porque não são de material denso ou poroso.

Todo o material denso ou poroso é absorsor, tal como o pladur, lã de Rocha, caixa de ar, ou seja material isolante.

Este site é uma grande ajuda na construção de basstraps:

http://paginas.terra.com.br/educacao...tica_mat_3.htm
tocador_de_batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Junho de 2007   #29
João Gil

Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Se tiveres mesmo vontade para ficar cm uma cena 5* (e uma carteira a corresponder) usa cortiça!!!

Abraços,
Gil

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #30
nunomiguel

Citação:
Mensagem Original de joao luis ribeiro marques
pois so falta e o documento do paint, tou a ter alguns probs para por vamos ver se e desta
as unicas diferenças entre o meu (que não é meu) e esse do paint é que no "meu" hà placas de esferovite em vez da cortiça, e não ha nenhuma janela, visto que é numa cave.ate tem sistema de ventilação.
tive la hoje e reparei na caixa de ar entre as duas paredes, que nunca tinha reparado.
amanha vou la outra vez e tento saber mais sobre as placas d esferovite q encaixam
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #31

a hipotese que dei foi apenas uma de muitas, e o sistema de ventilaçao tem que ser um sistema proprio para este tipo de obras, e claro que proprio quer dizer tambem caro mas e um investimento que deve ser feito a longo prazo.
Não lido Dom, 24 de Junho de 2007   #32
Sarag

os conselhos vão dar-me imenso jeito, obrigada a todos!
paz
Não lido Seg, 25 de Junho de 2007   #33
Paulo S.

Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
e k tal usares "peles" de rede na bateria e abafadores pos pratos? reduz bastante mesmo o barulho e sempre da pa treinar... a unica cena marada é o som dos pratos lol. eu a uns tempos tb pensei isolar o meu quarto, mas acabei por desistis. e converter a minha acustica numa electronica, comprei peles de rede k sao mt baratas mmo, mais baratas k as "normais". e triggeias e arranjei pratos electronicos...etc..claro que gastei muita guita na mesma mas plo menos sempre posso levar a bateria para varios sitios sem fazer barulho e n "estrago" o quarto lol. gastei a volta de 900€ com isso mas foi uma boa soluçao pra mim... agr s comprares so peles de rede e abafadores pos pratos fica-te muito barato mesmo...n deve xegar a 100€ seker, so tem akela tal cena do som dos pratos.
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Junho de 2007   #34
Sarag

é uma opção...tenho de ver a melhor maneira, porque também não quero tirar som à bateria percebes?
mas não vou ter muitos problemas, tenho bastante distancia das "pessoas". haverá barulho, mas nada de dramas
paz
Não lido Qua, 8 de Agosto de 2007   #35
Leodreammer

Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Grolubao
www.someacustica.com é composta por um grande amigo meu que tem fortes conhecimentos na matéria. Claro que se queres uma solução barata mais vale nem fazeres...
Tou a ponderar isolar acusticamente(mas ter uma boa acustica tb) um quarto de 10m2 com material de primeira e resultados tb de primeira por isso pergunto-vos quanto me ficaria o total das plaquas para paredes/chão e tecto + mão de obra..é pra reduzir ao máximo(n sei a volta de 60/70 decibeis)digam a serio!

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como posso isolar melhor a minha Sala de Ensaios? Já tenho uma parte feita, e agora? João Ramos Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 12 Qua, 13 de Janeiro de 2021 13:51
Acústica - Reflexão do som, reverberação e tratamento geral da acústica da sala de ensaio. JoãoCampos Som, Acústica, Software e Sites de internet 23 Ter, 28 de Maio de 2013 17:11
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
Acabei de comprar uma bateria mas ainda não vou ter aulas. O que devo fazer para começar? Astrel Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Sáb, 10 de Julho de 2010 13:55
Valerá a pena comprar uma Roland TD-6 KW? Terá melhor som que a minha acústica? Opinem! david banza Baterias Electrónicas 6 Qui, 1 de Fevereiro de 2007 14:49

São agora 10:01. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com