Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.

Resposta
Opções
Não lido Sáb, 29 de Março de 2008   #1
hlw

Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
DÚVIDA: Placas esponja isolante - qual a fiabilidade para isolamento de som?

Boas!

Antes de mais, fazer já a achega que não pretendo que este tópico leve à conversa sobre como fazer estúdios ou salas de ensaios....

Estou a construir a minha sala de ensaios. Farei depois um post sobre isso com fotos a explicar como fiz.

Agora a questão, alguem teve contacto com aquelas placas de esponja que se vendem no Leroy Merlin. Sao placas de isolamento acústico, prepositadas para o assunto.
A minha dúvida está sobre qual a fiabilidade destas quando aplicadas, ou seja, alguém do pessoal que roda muitos estudios, já esteve em algum que tivesse disto???

Um abraço pessoal e venham daí os vossos conhecimentos malta que nao para de batucar...

abrç
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #2
hlw

hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Placas esponja isolante

Tão ninguém viu nenhum sitio com estas placas??'
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #3
bada

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz

Boas!!!

Nao sei ao certo que placas te estas a referir, mas existe sim espumas de alta densidade propria para isolamento acustico, em termos de tratamento nao serao melhor coisa do mundo pois o objectivo destas e mesmo isolar o som, e notas que corta bastante frequencias medias e agudas, salientando os graves.

Eu na minha sala de ensaios no Porto tenho desta espuma, uma das condicoes fundamentais que tive que ter em atençao quando para la fui, era a do isolamento acustico, dai ter que me preocupar mais com este aspecto.
No meu caso particular estou-te a falar de espuma de densidade 80KG em placas de 2x1m e com 6cm de espessura, para que tenhas uma ideia as espumas "picotadas" cinzentas usadas em muitos estudios tem densidade normalmente entre 15 a 20KGe com espessuras de 3cms no ponto mais alto e 1cm no mais baixo, sao muito interessantes para tratamento acustico mas nao para isolamento. Nao sei ao certo quantos DBs cortara estes tipos de espuma, mas que sao eficazes isso te garanto, eu comprei directamente na fabrica e são as espumas utilizadas em estudios e locais que necessitem de grande isolamento acustico.

Qualquer duvida apita, abraço
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #4
dmonteiro

Membro desde: 22-Jun-2006
Local: Porto
dmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em bruto

Já agora para o povo ficar com uma ideia, como é que essa espuma é vendida e por quanto fica?

Abraço.
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #5
bada

bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz

A espuma é esta que se pode ver nesta foto:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6256

Existe em varias densidades e espessuras. A aconselhavel para o maximo isolamento acustico possivel é a de densidade 80 ou mesmo ate a de 100KG. Peca pela cor, visto que aquilo e um misto de varias espumas prensadas.
Em termos gerais o preço disso em fabrica anda na ordem dos 6,80 euros m2. Mas nao e facil comprar isto em fabrica, pelo menos na zona norte existe apenas duas fabricas que eu conheça que vendem isto, e uma delas vende atravez da central da borracha nos clerigos.

Por exemplo daqui quem conhecer o Bar Uptown no Porto fica com uma ideia do tipo de espuma que é, e a sua eficacia, é a mesma espuma que eles tem la.
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #6
dmonteiro

Membro desde: 22-Jun-2006
Local: Porto
dmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em bruto

A espuma funciona bem! Eu aprovo
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #7
hlw

Okapa, muito obrigado pela tua ajuda, era precisamente disto que eu estava a falar. o que queria saber era o grau de eficácia. Por exemplo, no teu caso, tens ideia de quanto isola, ou seja, uns 75% do som??

um abraço
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #8
Snooze

Local: Viseu
Snooze será famoso em breve

http://www.visoundacustica.com/lojaindex.asp
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #9
bada

Nao te consigo dar com precisao a diminuiçao de volume sonoro, mas olha que se calhar nao esta longe nao desses valores. Imagina tens uma sala de ensaios, fechas a porta e ca fora podes falar normalmente que falas mais alto que o volume que vem de la de dentro.

Se tiveres curiosidade quando vieres ao Porto diz qualquer coisa e vais ver aquilo e pronto ja ficas com a tua propria opiniao.
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #10
paul luis

Membro desde: 5-Mar-2007
Local: gaia
paul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em bruto

eu reforço o que o bada disse ja la estive e reduz muito o som para o extrior
paul luis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 30 de Março de 2008   #11
JoseZ

Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
Nao te consigo dar com precisao a diminuiçao de volume sonoro, mas olha que se calhar nao esta longe nao desses valores. Imagina tens uma sala de ensaios, fechas a porta e ca fora podes falar normalmente que falas mais alto que o volume que vem de la de dentro.

Se tiveres curiosidade quando vieres ao Porto diz qualquer coisa e vais ver aquilo e pronto ja ficas com a tua propria opiniao.
mas afinal onde e k compraste isso?
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #12
JP_

Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz

Aquilo é fixe.
O problema é que é feio pa caraças...

JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #13
JoseZ

Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

mantinha por cima
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #14
andreb

Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve

Isolamento é uma coisa, tratamento acustico outra. Tens la de rocha com essa densidade a um preço mais barato mas é inutil se encostares essa material a uma parede. Tens q ter sempre uma cavidade de ar.

Para isolares uma sala dá uma olhada em:

http://www.someacustica.com/greenglue.html

O truque é simples, fazer uma parede afastada da original com material denso (mdf, pladur etc..)

Para além disso fazer tratamento acustico com esse material é também inadequado. Alias ua coisa é material para isolar uma sala, outra é para tratar a sala acusticamente. Dá uma olhada aos seguintes produtos

http://www.someacustica.com/rpgabsorsoresel.htm

Andre

Última edição de andreb : Seg, 31 de Março de 2008 às 17:29.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #15
hlw

Andreb, muito obrigado por participares no post, de qualquer forma, nao façamos disto um re-post.
já ha muita informaçao aqui no site a falar disso. Obrigado pelas dicas, eu estou a fazer uma sala de ensaios, nao um estudio, e sim, eu sei que a acustica é proporcinalmente inversa à isolaçao sonora, que por sinal é o que pretendo.
Já conhecia a green glue e outras alternativas, mas são muito caras.
o que o Bada falou é a melhor opção do mercado tendo em conta os éres...
repetindo e concluindo...sim, eu sei que existem mais materiais isolantes. neste post é para falarmos só dum deles, da esponja...

um abraço
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #16
andreb

O meu conselho é gastares mais € e tens algo com muito melhor qualidade... porque digo e repito: essa espuma nao te vai isolar nada,vais estar a gastar dinheiro desnecessariamente. A densidade do pladur é de 900-1000 kg/m3 quando comparada com que dizes ser de 100 kg/m3.

Ou seja simplicando a explicação: uma placa de 13 mm equivale a uma espuma dessa densidade de 13 cm (é uma aproximação muito simplificada mas com alguma verdade porque quanto mais massa a parede tiver mais esta isola).

Gastas eventualmente o dobro dessa espuma numa solução com Pladur e Green Glue ou mantas acústicas mas tens um isolamento muito superior. Ainda por cima estás a falar de uma sala de ensaios onde o problema são os graves da sala e essa espuma não isola graves.

Uma espuma com 10 cm com 100 kg/m3 a 100 Hz isola-te em teoria:

20*log(100*0.1*100)-47 = 13 dB... na prática isola-te menos e não impede vibrações de passar de um lado para o outro.

Se tiveres vizinhos até porreiros ou dependendo da distância a estes pode ser que essa atenuação até seja suficiente mas da minha experiencia como eng. acustico bem como musico sei bem que a) os musicos tocam muito alto b) alguns vizinhos sao muito piegas com o ruído (e muitos com razão!). Dai ter-te dito que essa solução nao é eficaz.

E qualquer solução de isolamento implica fazer uma parede afastada da original, colares isso à parede nao te ajuda nada, antes pelo contrário.

Última edição de andreb : Seg, 31 de Março de 2008 às 20:27.
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #17
andreb

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Okapa, muito obrigado pela tua ajuda, era precisamente disto que eu estava a falar. o que queria saber era o grau de eficácia. Por exemplo, no teu caso, tens ideia de quanto isola, ou seja, uns 75% do som??

um abraço
Não se usa esse tipo de analogia em Acústica em percentagem. Tem que ser tudo quantificado

Podes fazer algo do tipo:

Fonte na sala de ensaio: 100 dB

Isolamento das paredes originais: 20 dB

Fonte na casa do vizinho pegada à sala de ensaio: 100-20 = 80 dB

Limite legal : 55 dB durante o dia

Isolamento a adicionar ao local : 80-55 = 35 dB
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #18
hlw

Citação:
Mensagem Original de andreb Ver Mensagem
O meu conselho é gastares mais € e tens algo com muito melhor qualidade... porque digo e repito: essa espuma nao te vai isolar nada,vais estar a gastar dinheiro desnecessariamente. A densidade do pladur é de 900-1000 kg/m3 quando comparada com que dizes ser de 100 kg/m3.

Gastas eventualmente o dobro dessa espuma numa solução com Pladur e Green Glue ou mantas acústicas mas tens um isolamento muito superior. Ainda por cima estás a falar de uma sala de ensaios onde o problema são os graves da sala e essa espuma não isola graves.

Uma espuma com 10 cm com 100 kg/m3 a 100 Hz isola-te em teoria:

20*log(100*0.1*100)-47 = 13 dB... na prática isola-te menos e não impede vibrações de passar de um lado para o outro.

Se tiveres vizinhos até porreiros ou dependendo da distância a estes pode ser que essa atenuação até seja suficiente mas da minha experiencia como eng. acustico bem como musico sei bem que a) os musicos tocam muito alto b) alguns vizinhos sao muito piegas com o ruído (e muitos com razão!). Dai ter-te dito que essa solução nao é eficaz.

E qualquer solução de isolamento implica fazer uma parede afastada da original, colares isso à parede nao te ajuda nada, antes pelo contrário.

Boas andreb, só uma coisa, queres confrontar a tua opinião, com os factos que o bada apresentou?, nao é só ele que afirma, que o isolamento dele é fiável, são tambem outras pessoas que o confirmam.
1º, muito obrigado por explicares a questao dos graves
2º, obrigado por explicares os decibeis, já percebo que a equaçao estava mal colocada.
3º e ultimo, EU SEI que existem melhores soluções. Simplesmente as acho bem mais carotes do que as placas de esponja prensada. Eu já te contactei para saber a viabilidade de colocar greenglue no sitio que estou a fazer, mas o sitio nao será para estar a ensaiar uma banda aos altos berros, porque 1º o dono da casa sou eu, 2º eu e a minnha banda nao temos por costume tocar no red line e 3º porque mesmo que façamos ruído, os vizinhos que existem são os meus avós, que até são meu surdos...

mais uma vez obrigado pela tua explicação

abrç
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #19
andreb

Senao tens vizinhos entao nao ha problema, eu até nesse caso nem isolava nada e efectuava era um tratamento acústico à sala para que o som dentro desta soasse bem.

A nivel de isolamento isolar um estudio ou uma sala de ensaio é a mesma coisa porque em ambos tocam muito alto.

Quanto à questao que colocas é fácil de responder sem entrar em campos cientificos... conheces algum estudio que use essa espuma para construção de paredes e respectivo isolamento? É que eu não... :-)

O que terá acontecido é que a espuma fez duas coisas: absorveu um pouco de som ficando o som mais seco na sala e terá isolado um pouco a sala na ordem dos 10 dB. A sensação do som passar para 50 % equivale a um decréscimo de 10 dB e provavelmente é isso que terá acontecido. No entanto como disse em grande parte dos casos 10 dB de isolamento adicional não é suficiente. Mas isto depende sempre dos vizinhos, se sao piegas ou nao, se estao afastados da sala de ensaio bem como do volume sonoro dentro da sala.

Se estou numa sala num monte alentejanmo com uma casa a 1500 metros da minha nao preciso de isolamento sonoro para nada mas se tenho os meus vizinhos a morar em cima da minha sala e quero tocar death metal as 04h00 aí vou ter problemas de certeza !!

Tratamento acustico isso é sempre necessário porque tem a ver exclusivamente com a qualidade do som dentro da sala

Usando provas cientificas já respondi, esse material aos 100 Hz isola no máximo um valor teorico que é de 13 dB

rock on !

Última edição de andreb : Seg, 31 de Março de 2008 às 22:05.
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #20
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe

Eu na sala de ensaios de Incuba-mos esta está toda isolada com cortiça. Resultado? O som sai completamente seco... afino as peças de bateria num lado, vou ali e não soa a nada.

Se eles tivessem feito akilo no meu tempo, podes crer q faria um tratamento acústico, é que não tem nada a ver mesmo...
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #21
andreb

Isso é o problema de nao efectuar tratamento acústico após o isolamento do espaço ou entao de colocar espumas acústicas nas paredes da sala inteira: resultado: som abafado

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Eu na sala de ensaios de Incuba-mos esta está toda isolada com cortiça. Resultado? O som sai completamente seco... afino as peças de bateria num lado, vou ali e não soa a nada.

Se eles tivessem feito akilo no meu tempo, podes crer q faria um tratamento acústico, é que não tem nada a ver mesmo...
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #22
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe

Citação:
Limite legal : 55 dB durante o dia
se for zona sensível...se for mista é 65....mas como na maioria dos locais as câmaras nem definiram o tipo de zona o limite deverá ser, em princípio, 63dB(A)....apesar de isso não poder ser visto de uma forma tão simplista e linear...
Não lido Seg, 31 de Março de 2008   #23
andreb

Exacto mas para ser ainda mais tramado considerei o limite de 55 dB(A)

O limite é,apenas um dos facotres de avalição existe outro que é o critério dos acréscimos

Última edição de andreb : Seg, 31 de Março de 2008 às 23:09.
Não lido Ter, 1 de Abril de 2008   #24
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe

Citação:
Exacto mas para ser ainda mais tramado considerei o limite de 55 dB(A)

O limite é,apenas um dos facotres de avalição existe outro que é o critério dos acréscimos
yep....
Não lido Qua, 2 de Abril de 2008   #25
andreb

Dentro das grandes cidades é de certeza considerado zona sensivel (Lx tem mapa de ruído feita)

O pior sao locais mais isolados...
Não lido Dom, 6 de Abril de 2008   #26
technon

Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta

Alguem me sabe dizer para ter uma ideia quantos dbs produz uma bateria (valor medio ou aproximado)

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Abril de 2008   #27
João Gil

Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta

Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
A espuma é esta que se pode ver nesta foto:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6256
desculpem a minha pergunta ignorante, mas como é que isso se aplica? e directamente na parede? pode ser colado?

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Abril de 2008   #28
andreb

Já medi uma bateria, segundo me lembro é entre 100-110 dB(A)
Não lido Dom, 6 de Abril de 2008   #29
technon

Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta

Citação:
obrigado
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Abril de 2008   #30
Madeira

Local: Portimão
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Pergunta Re: Placas esponja isolante

Citação:
Olha, excelente informação!

Já agora, aproveito para perguntar ainda mais: Qual a distancia a que mediste?
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Abril de 2008   #31
andreb

Re: Placas esponja isolante - qual a fiabilidade para isolamento de som?

Tipo a 1 metro da bateria... mas este valor depende da sala e essencialmente do baterista bem como da tarola, eu diria que é perfeitamente possivel ter valores mais elevados, até porque o baterista nao tocava com força. Se alguem tiver uma bateria em Almada combinamos encontro e eu levo o sonómetro para verem
Não lido Qua, 9 de Abril de 2008   #32
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe

Ehehehe já gravei uns samples aqui há uns tempos com a minha Edge, e aposto que o valor seria superior, e até foi o andreb que os gravou, com tampões é claro! :D
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Abril de 2008   #33
Madeira

Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz

Citação:
Tipo a 1 metro da bateria... mas este valor depende da sala e essencialmente do baterista bem como da tarola, eu diria que é perfeitamente possivel ter valores mais elevados, até porque o baterista nao tocava com força. Se alguem tiver uma bateria em Almada combinamos encontro e eu levo o sonómetro para verem
Pois, como em tudo, existem sempre montes de variáveis a considerar...

Pergunto-me se já existirão normas para este tipo de medições?
Não lido Qui, 10 de Abril de 2008   #34
andreb

Eap se quiseres ser rigoroso sim existe, desde o tipo de equipamento a usar nas mediçoes até à colocação da fonte sonora e do sonómetro na sala e de um tratamento estatístico que tem que ser efectuado após as medições.

Tampoes é um must para os meus ouvidos ! Sei que a maior parte do pessoal nao tem consciência mas a nossa geração está em riscos de ficar surda muito rapidamente, nao só nos músicos mas tb o pessoal que vai aos bares e as discos.
Não lido Qui, 10 de Abril de 2008   #35
Madeira

Citação:
Tampoes é um must para os meus ouvidos ! Sei que a maior parte do pessoal nao tem consciência mas a nossa geração está em riscos de ficar surda muito rapidamente, nao só nos músicos mas tb o pessoal que vai aos bares e as discos.
Já somos dois! Ando sempre com um par no bolso! E o meu conselho para esta nova geração será sempre:
USEM PROTECÇÃO! USEM TAMPÕES!
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
Faleceu Rosa Lobato Faria LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 6 Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:03
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37

São agora 09:37. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com