![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
Membro desde: 10-Mar-2007
Local: Sintra
![]() ![]() |
Dúvida - Afinação dos timbalões. Coloquei pele batente mais solta que resposta. Que dizem?
Boas,
Tenho visto muitos vídeos sobre a afinação dos timbalões, incluindo do Bob Gatzen e Dave Weckl, e normalmente eles dizem que deve-se afinar as duas peles com a mesma tensão. Ora eu experimentei isso na minha bateria e digamos que o som não foi do meu agrado, estava cheio de harmónicos e o som não tinha power nem definição nenhuma, pronto uma grande porcaria. Eu agora experimentei afinar a pele de batente bastante solta, e a de resposta bastante apertada, e ficou um som mesmo fixe, com pouco sustain, mas com pujança e power, e as pancadas são bem definidas. Ainda tem um pouco de harmónicos mas não se notam muito. Quero agora perguntar o que acham deste meu método de afinação, se é bom, se é mau, se prejudica a pele, se também usam, etc. Cumps |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Dúvida na afinação dos timbalões.
Desde que o som te agrade é o q interessa, agora perceberes o q é um bom som e as possibilidades que podes tirar do teu kit é algo que só perdendo mto tempo com a afinação, e diferentes peles
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() ![]() Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu utilizo sempre a pele de resposta mais apertada, e a de ataque bastante solta, exactamente como descreveste. Desde que agrade, vale tudo!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 10-Jul-2008
Local: Tama
![]() |
Penso que o principal problema disso será mesmo o ressalto... eu tb comecei por afina-las assim, so que quando fazia um ritmo usando o timbalao de chao em x dos choques por exemplo forçava muito mais o braço pq nao tinha ressalto...
![]() |
#5 |
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() |
Eu tenho ao contrario. Tenho a pele de resposta mais larga que a de ataque. Nao muito. Assim tenho mais sustain.
Para mim a pele de ataque dá o "tone" e a de resposta o sustain. |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Acima de tudo, a afinação é de facto uma questão de gosto e de adaptação ao que se pretende tocar. Nisso não somos diferentes de um guitarrista que toca diferentes músicas em diferentes afinações, à procura de um som diferente.
Mas acho que há uma coisa que por vezes é esquecida: o tambor foi feito para soar e ter ressonância. É isso que lhe dá característica e que permite que ele tenha projecção. Isto é um facto físico. É por isto que quando passa a fanfarra no meio da rua nós conseguimos sentir o grave dos bombos. (E eles nem precisam de um bombo DW 22x20" xpto trocópasso ![]() Agora opinião pessoal. Não gosto de um tambor morto, acho que não tem qualquer tipo de tom e que no meio da mistura não soa a nada. Pode parecer que sim do ponto de vista de quem toca, mas basta irmos para a frente da bateria para rapidamente perceber que tudo está a soar a cartão. Há ainda outra grande questão que é tocar acustico vs tocar micado. O que serve para um não serve/pode não servir para outro. Se bem me lembro, o próprio Weckl menciona isso no vídeo dele. Quando vi esse vídeo achei interessante o facto de ele fazer a mesma coisa que eu já fazia (ou vice-versa, isso é discutivel hahahah), que era usar peles clear 2 camadas quando tocava micado e coated 1 camada quando tocava acustico. E claro que quando se toca micado temos de trabalhar para ter um som mais fechado, mais apropriado para o microfone. Sim claro podemos usar noise gates, compressores, etc, mas é sempre melhor trabalhar na fonte - o tambor. Já para tocar acústico, o tambor deve soar, deve ter ressonância. É essa a diferença entre uma bateria desmicada soar a uma bateria ou soar a... qualquer outra coisa! Resumindo, cada situação exige uma abordagem diferente e é por isso que experimentar e praticar muito é o segredo. Apenas assim conseguimos retirar resultados práticos. Foi o que fez o np_gorminus e fez muito bem! Ao menos agora chegou a conclusões DELE e sabe o que pode fazer para obter diferentes sons para diferentes situações. Se se gosta do mesmo som ou não é completamente discutível pois, volto a dizer, refere-se apenas ao gosto pessoal de cada um.
![]() |
#7 | |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 32 | Ter, 18 de Maio de 2010 00:32 |
DÚVIDA: qual a maneira ideal (ou mais ususal) de afinação do prato choque? Opinem! | TRex | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 15 | Qua, 27 de Fevereiro de 2008 07:14 |