![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 28-Mai-2006
Local: Margem Sul
![]() |
Memória e Método de Baterista
Como é que vocês fazem para memorizar e organizar uma música?
Por exemplo, estão a ensaiar com pessoal (guitarra, baixo e voz), surge um som e tal e até soa bem e dá para compor uma música. Vocês tocam-na da primeira vez e da segunda vez e seguintes tocam exactamente da mesma forma? O que eu costumo fazer é tocar o básico acompanhamento da primeira vez que surge, com uns breaks aqui e além e com o decorrer da música tocada mais vezes vou "embelezando-a" com mais ou menos coisas "aqui e além" até que me pareça bem, por vezes dificil é parar de "embelezar" a música, pq o que é demais tmb enjoa. Mas isto é comigo, o que gostava de saber é a vossa maneira de "trabalhar" ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Memória e Método de Baterista
Essa maneira de trabalhares é quanto a mim mais própria para originais. No meu caso é covers por isso, memorizo e tento tocá-la o mais fielmente possível. No entanto, e isso é inevitável, dou sempre um cunho pessoal.
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
faço exactamente como tu. se for preciso toco um 1x1 e depois quando a musica estiver composta é que ja tenho mais liberdade para javardar
![]()
![]() |
#4 | |
![]() |
Citação:
Yeah ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
![]() ![]() |
Eu nao gosto de limitar me a marcar o tempo, porque acho que a direcçao que a musica irá seguir depende muito do baterista.
É mais, faço o que sentir e seja o que deus quiser, depois vou exprimentando certas coisas que poderam ficar bem. Se gostar em principio volto a fazer outra e outra vez e aí memorizo o que me soa melhor ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
![]() ![]() ![]() |
Ora boas,
O que nós fazemos quando surge um som é rapidamente gravar, antes que esqueça... Grava-se da forma mais básica, conforme vier à cabeça. Depois vai-se montando a música e vai-se melhorando, tanto a bateria, guitarras, baixo, teclas e voz. Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Seixal
![]() |
Tópico interessante...
Uma cena que se deve fazer SEMPRE é gravar todos os ensaios onde se vai compor, mesmo que seja só uma jam, ou um play along de uma música ainda sem bateria. Quantas vezes já me disseram "epá faz aquela cena que fizeste no outro dia que fica espetacular" e eu "quê? whati? qual cena? não me lembro de nada pá" e é sempre um turn off lol. Portanto eu a primeira coisa a fazer é gravar (telemóvel, portátil, whatever). Depois na composição em si eu tento sempre (mtas vezes sem sucesso) que façam uma tablatura da música. Em casa ou no mp3 posso ir ouvindo e tendo ideias (apliquem a mesma metodologia da gravação, mas desta vez escrevendo num papel ou directamente no pc se possível). Depois no ensaio em si, é ir acompanhando o mais simples possível e ir introduzindo alterações, consoante se vai interiorizando a estrutura da música. Mesmo as próprias guitarras/baixo podem alterar (ou a própria estrutura) por causa de uma ideia fixe que o baterista possa ter tido. Mas o mais importante para mim é mesmo gravar todos estes "testes" porque há cenas que se fazem no momento e que ficam muito bem, às vezes inconscientemente, e o conjunto destes momentos é o que deverá fazer a linha de bateria. Têm resultado para mim. |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() |
Exactamente o que disseste no inicio PowerSlave, a cena do "epá faz lá aquela cena que fazias que tava espectacular" e eu fico à nora, dai o tópico "memória e metodologia".
Gravar tmb tem vindo a ser uma solução, e reconheço dessa de fazer as tablaturas era excelente, a música ficava logo meio estruturada |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
O que se vê e ouve por aí é que a música ao ser composta deverá ter os elementos básicos e não levar em si muita carga de inspiração momentânea. Ou seja, a música irá servir um horizonte que depois ao vivo poderá ser expandido.
Claro que se ouvem muitas músicas que mais parecem sessões de improviso e a gente pensa que os músicos só tocam aquilo uma vez. Eles tocam aquilo as vezes que quiserem da mesma forma, sem pautas, porque conseguem abstrair-se o suficiente para seguirem tão somente a linha da música e reconhecem as partes que os outros instrumentos têm no tema em questão. Mais 2 cêntimos ![]() Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
Anedotas ! Bora lá rir e descontrair ! | David Calhau | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 229 | Dom, 23 de Outubro de 2011 10:29 |
Kit de "sobrevivência" - Lista de acessórios que deverão levar convosco para todo o lado! | MANEIRO | Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo | 19 | Sáb, 3 de Setembro de 2011 00:33 |
Faleceu Rosa Lobato Faria | LEONEL RODRIGUES | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 6 | Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:03 |
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção | Gibraltar | Pratos (Cymbals) | 16 | Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30 |