Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 14 de Abril de 2010   #1
capitão_vegetal
 
Membro desde: 28-Mai-2006
Local: Margem Sul
Mensagens: 82
capitão_vegetal está no bom caminho
Memória e Método de Baterista

Como é que vocês fazem para memorizar e organizar uma música?
Por exemplo, estão a ensaiar com pessoal (guitarra, baixo e voz), surge um som e tal e até soa bem e dá para compor uma música.
Vocês tocam-na da primeira vez e da segunda vez e seguintes tocam exactamente da mesma forma?
O que eu costumo fazer é tocar o básico acompanhamento da primeira vez que surge, com uns breaks aqui e além e com o decorrer da música tocada mais vezes vou "embelezando-a" com mais ou menos coisas "aqui e além" até que me pareça bem, por vezes dificil é parar de "embelezar" a música, pq o que é demais tmb enjoa.
Mas isto é comigo, o que gostava de saber é a vossa maneira de "trabalhar"
capitão_vegetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Abril de 2010   #2
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Memória e Método de Baterista

Essa maneira de trabalhares é quanto a mim mais própria para originais. No meu caso é covers por isso, memorizo e tento tocá-la o mais fielmente possível. No entanto, e isso é inevitável, dou sempre um cunho pessoal.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Abril de 2010   #3
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Memória e Método de Baterista

faço exactamente como tu. se for preciso toco um 1x1 e depois quando a musica estiver composta é que ja tenho mais liberdade para javardar
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Abril de 2010   #4
capitão_vegetal
 
Membro desde: 28-Mai-2006
Local: Margem Sul
Mensagens: 82
capitão_vegetal está no bom caminho
Re: Memória e Método de Baterista

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Essa maneira de trabalhares é quanto a mim mais própria para originais. No meu caso é covers por isso, memorizo e tento tocá-la o mais fielmente possível. No entanto, e isso é inevitável, dou sempre um cunho pessoal.
Sim Jorge, eu tava a referir-me a originais, as covers não tem nada que saber, é memorizar e pronto, ou então sacar as pautas da net e levar para ler (quem as sabe ler claro) ou ainda à pro é ouvir a música que se vai fazer a cover, escrever a música na pauta e levar para tocar com o pessoal.
Yeah
capitão_vegetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Abril de 2010   #5
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Memória e Método de Baterista

Eu nao gosto de limitar me a marcar o tempo, porque acho que a direcçao que a musica irá seguir depende muito do baterista.
É mais, faço o que sentir e seja o que deus quiser, depois vou exprimentando certas coisas que poderam ficar bem.
Se gostar em principio volto a fazer outra e outra vez e aí memorizo o que me soa melhor
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #6
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Memória e Método de Baterista

Ora boas,

O que nós fazemos quando surge um som é rapidamente gravar, antes que esqueça...
Grava-se da forma mais básica, conforme vier à cabeça.

Depois vai-se montando a música e vai-se melhorando, tanto a bateria, guitarras, baixo, teclas e voz.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #7
PowerSlave
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Seixal
Mensagens: 17
PowerSlave está no bom caminho
Re: Memória e Método de Baterista

Tópico interessante...

Uma cena que se deve fazer SEMPRE é gravar todos os ensaios onde se vai compor, mesmo que seja só uma jam, ou um play along de uma música ainda sem bateria.

Quantas vezes já me disseram "epá faz aquela cena que fizeste no outro dia que fica espetacular" e eu "quê? whati? qual cena? não me lembro de nada pá" e é sempre um turn off lol.

Portanto eu a primeira coisa a fazer é gravar (telemóvel, portátil, whatever).

Depois na composição em si eu tento sempre (mtas vezes sem sucesso) que façam uma tablatura da música. Em casa ou no mp3 posso ir ouvindo e tendo ideias (apliquem a mesma metodologia da gravação, mas desta vez escrevendo num papel ou directamente no pc se possível).

Depois no ensaio em si, é ir acompanhando o mais simples possível e ir introduzindo alterações, consoante se vai interiorizando a estrutura da música. Mesmo as próprias guitarras/baixo podem alterar (ou a própria estrutura) por causa de uma ideia fixe que o baterista possa ter tido.

Mas o mais importante para mim é mesmo gravar todos estes "testes" porque há cenas que se fazem no momento e que ficam muito bem, às vezes inconscientemente, e o conjunto destes momentos é o que deverá fazer a linha de bateria.

Têm resultado para mim.
PowerSlave não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #8
capitão_vegetal
 
Membro desde: 28-Mai-2006
Local: Margem Sul
Mensagens: 82
capitão_vegetal está no bom caminho
Re: Memória e Método de Baterista

Exactamente o que disseste no inicio PowerSlave, a cena do "epá faz lá aquela cena que fazias que tava espectacular" e eu fico à nora, dai o tópico "memória e metodologia".
Gravar tmb tem vindo a ser uma solução, e reconheço dessa de fazer as tablaturas era excelente, a música ficava logo meio estruturada
capitão_vegetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #9
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Memória e Método de Baterista

O que se vê e ouve por aí é que a música ao ser composta deverá ter os elementos básicos e não levar em si muita carga de inspiração momentânea. Ou seja, a música irá servir um horizonte que depois ao vivo poderá ser expandido.

Claro que se ouvem muitas músicas que mais parecem sessões de improviso e a gente pensa que os músicos só tocam aquilo uma vez. Eles tocam aquilo as vezes que quiserem da mesma forma, sem pautas, porque conseguem abstrair-se o suficiente para seguirem tão somente a linha da música e reconhecem as partes que os outros instrumentos têm no tema em questão.

Mais 2 cêntimos

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Anedotas ! Bora lá rir e descontrair ! David Calhau Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 229 Dom, 23 de Outubro de 2011 10:29
Kit de "sobrevivência" - Lista de acessórios que deverão levar convosco para todo o lado! MANEIRO Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 19 Sáb, 3 de Setembro de 2011 00:33
Faleceu Rosa Lobato Faria LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 6 Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:03
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30



São agora 20:12. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2025, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it