![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 2-Fev-2011
Local: São Paulo - Brasil
![]() |
Rafael Dolinski - Vídeos com ideias sobre técnicas e ritmos
Olá, gostaria de compartilhar com vocês aqui minhas idéias sobre técnica e ritmos. Por favor, postem sugestões e perguntas, que vou tentar ajudar!
1. Tercinas contínuas com pedal simples O movimento é composto por três partes, o primeiro toque utiliza a força da perna, levantando e abaixando para o primeiro toque. Não uso o calcanhar para dar o toque mas em velocidades mais baixas, apoio no chão para descansar a perna e aguardar o rebote da pele. O segredo desta técnica é aguardar o rebote da pele, desde o primeiro toque, a pele vai devolver o batedor para o pé, que no segundo e terceiro toque, apenas empurra o pedal com a ponta do pé aproveitando o rebote da pele. Não uso abafador na pele e regulo a mola do pedal o mais leve possível. Assim consigo uma resposta mais precisa do pedal e dos rebotes. Esta técnica é chamada de "constant release", copiei a idéia da técnica moeller para mãos e adaptei nos pés. Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 19 segundos depois: 2. Aberturas de hi-hat com a caixa - Roger Taylor - Queen Uma das marcas registradas do baterista do Queen é tocar a caixa abrindo o hi-hat. Algumas vezes ele prolonga essa abertura, em outras ele abre um pouco antes da caixa. Roger diz que é involuntário para ele. Eu usei essa abertura na gravação do disco da minha banda Quebra-Cabeça em várias músicas, dá um som mais cheio para a caixa, preenche mais o som da música. Para tocar, eu uso o calcanhar na hora que bato na caixa, nos tempos 2 e 4, praticamente batendo com o calcanhar na sapata do pedal: Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 45 segundos depois: 3. Tercinas com pedal simples - John Bonham John Bonham é um dos maiores bateristas de rock de todos os tempos e um dos meus favoritos. Desde quando assisti "The Song Remains The Same", reparei na técnica de bumbo dele. Aqui mostro como estudei e pratiquei as tercinas, usando apenas o padrão entre a mão direita e o pé direito, acelerando conforme eu ganhava técnica para executar as notas. O movimento do pé se altera conforme a velocidade aplicada, em alguns momentos deslizo o pé no pedal, de forma involuntária, facilitando a execução das notas. Uma das músicas que Bonham usou esse padrão de tercinas foi "Good times, bad times" e tentei tocar um trecho do groove no final. Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 52 segundos depois: 4. Maracatu Ostinato Aqui demonstro um ostinato baseado no Maracatu. É similar ao ostinato do Samba mas com uma semicolcheia a mais no bumbo. No final toco um groove baseado em Maracatu para demonstrar uma aplicação do ostinato. ![]() Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 48 segundos depois: 5. Samba + Baião Ostinato Este é um ostinato que combina o baião com o samba. O pé esquerdo toca o baião enquanto o pé direito faz a primeira e a última semicolcheia do ritmo do samba no bumbo. As aplicações são infinitas, pode ser usado num solo de bateria, os instrumentos dos pés podem ser alterados... Este é um ótimo exercício para desenvolver independência. Última edição de Rafael Dolinski : Qua, 2 de Fevereiro de 2011 às 14:05. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
![]() |
Re: Rafael Dolinski - Vídeos
Muito bom Rafael.
Gosto bastante dos estilos brasileiros e foi das primeiras coisas que aprendi a tocar, a bossa nova que mudadando ligeiramente e tem-se a samba. gostei muito tambem das tecnicas por ti demonstradas, sao muito uteis. muito obrigado e continua a postar. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
![]() ![]() ![]() ![]() |
Viva Rafael,
Muito bom posto! Os meus parabens! Abraço
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Óptimo conhecimento e partilha! É sempre bom isto
![]() Parabéns! |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 | |
![]() |
Citação:
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 39 segundos depois: Obrigado! Abraço! Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 12 segundos depois: De nada! Última edição de Rafael Dolinski : Qua, 2 de Fevereiro de 2011 às 16:28. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
![]() ![]() ![]() ![]() |
Optimos videos e optimas explicações, sem dúvida que os ritmos brasileiros (para mim) são dos mais interessantes de se tocar!!
Continua a por aqui mais videos. ps: tenho curiosidade de ver um video teu a tocar bossa/jazz!! Abraço
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 29-Fev-2008
Local: Lisboa
![]() |
Re: Rafael Dolinski - Vídeos com ideias sobre técnicas e ritmos
Yaaaa! vou incluir essa técnica nos meus treinos!
tá muito bem estudado como todo o pessoal tem aqui dito Parabens! mesmo porreiro ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 | |
![]() |
Citação:
Abraço! Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 32 segundos depois: Haha! Excelente! Obrigado! Última edição de Rafael Dolinski : Sex, 4 de Fevereiro de 2011 às 01:05. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Duvidas sobre hi-hats... | PeteCunha | Pratos (Cymbals) | 0 | Qui, 9 de Dezembro de 2010 16:32 |
Videos de falhas, dificuldades e exercicios!!!!!! | bada | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 25 | Dom, 4 de Julho de 2010 22:00 |
Alguns vídeos no Youtube sobre técnicas para as mãos e para os pés | DrumPhilosopher | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 27 | Seg, 23 de Fevereiro de 2009 21:09 |
Drumtube - Site dedicado apenas a videos sobre bateria. | Alex Soares | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 16 | Sex, 23 de Maio de 2008 17:10 |