Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).

Resposta
Opções
Não lido Qua, 2 de Agosto de 2006   #1
Pepe

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Lisboa
Pepe está no bom caminho
MÚSICA vs ESTILO vs GOSTO

Já por diversas vezes se falou de gostos musicais, de bandas e de bateristas de que se gosta muito, pouco ou nada!

Desta vez gostava de vos ouvir sobre o grau de relação que têm com a música actual própriamente dita e com tudo o que a rodeia e a que vulgar e simplificadamente chamamos indústria!

Por vezes constato que para muitos o conceito de música é diferente e, nesse sentido, as discussões têm mais a ver com estilos, imagens e marketing do que própriamente com a música em si.

Concretizando:

Eu gosto de jazz porque entendo-o como uma linguagem musical apurada em que o feeling e a técnica têm de andar de mãos dadas! Seduz-me auditivamente as harmonias complexas e o ritmo sincopado! Não me interessa se os gajos que estão a tocar são pretos, brancos ou amarelos, se estão de t-shirt ou gravata, se têm pinta de betos ou arrumadores de carros, se ganham muito ou pouco dinheiro, se dormem com a Pamela Anderson ou com o Nelo Monteiro, se fazem clips assim ou assado, se tocam com esta ou aquela marca de instrumentos! Estou-me nas tintas, eu gosto (ou não) do som, just.

A isto eu chamo "gostar de música" segundo o meu conceito de música!

Quando vou ver a Madonna, U2 ou os Red Hot vou porque também gosto mas ai o meu gosto é um gosto que já tem muito pouco a ver com música propriamente dita; vou porque Madonna só existe aquela e mais nenhuma, pela produção toda que está por trás, pelo show na sua globalidade; os U2 vou ver porque mais do que música sabem oferecer de uma forma inteligente aquilo que vai para 3 gerações querem ouvir, apanharam-lhe o jeito e construiram uma dúzia de hinos unversais; os Red Hot porque nos dias que correm (em que tudo se consome muito rápidamente) vão insistindo no Rock e vão mantendo algum carisma!

Mas não vou lá pela música em si, não vou pelo valor da pauta ou pelos meus ouvidos! Vou porque fazem parte das referências da minha geração mas isto não tem NADA a ver com música própriamente dita!

Que relação têm com a música despida de tudo o resto? Se esquecessem a imagem e o Marketing contentar-se-iam com o que restava?

A questão resume-se a uma pergunta (3) que gostava que tomassem como ponto de partida para a vossa opinião:

Os fãs gostariam da mesma forma da música de Slipknot se a banda se vestisse como os Delfins?

E se a postura de Metallica fosse a dos Bon Jovi?

E se a música da Madonna se chamasse "Como uma Virgem"?

Think about it

ABR.

Última edição de Pepe : Qua, 2 de Agosto de 2006 às 20:11.
Pepe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Agosto de 2006   #2
ShallNotFall

Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
...num sei que te diga, não discordo contigo, apenas acho que estás a favor duma definição 1 pouco utopica...olharmos para a musica sem tudo o resto,porque apenas a musica não é suficiente...pelo menos eu acho isso. Para mim, o que caracteriza a musica é o artista,o grupo de musicos, a personalidade que criou, a indumentaria, o show, o ambiente que se cria musicalmente...senão é como olhares para 1 carro e apenas ligares ao som...ninguém faz isso. Musica não é só ouvir...é ver, é sentir, é saborear...e muito mais... falaste de Slipknot e outros e falaste bem, realmente Slipknot são uma banda muito visual, criaram aquela imagem muito própria, e não vejo nada de errado com isso, porque é como eu já disse, para mim a musica na sua génese não é apenas som...é uma interacção de sentidos, e se assim não for vai ser uma obra incompleta.
Mas eu entendi o que quiseste transmitir,pelo menos acho que sim... deu pra reparar que és muito na onda purista e simplicista das coisas, e concordo perfeitamente em relação a todo aquele jogo de marketing, a sobre importancia da imagem, que muitas vezes vende mais que a musica em si...mas em relação a isso culpa o capitalismo, a febre da fama e da riqueza, a necessidade de ostentarmos muitas vezs aquilo que não somos...enfim...=)

Última edição de ShallNotFall : Qui, 3 de Agosto de 2006 às 01:24.
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Agosto de 2006   #3
blackie

Membro desde: 28-Jul-2006
Local: cadaval
blackie está no bom caminho
estou a ver q o pessoal po estas bandas anda inspirado! é bem =)
apesar de tb ter ( ou achar) percebido o q queres dizer pepe, concordo com o phurya.. n se pode ver a música apenas como o som q sai dos instrumentos, ela é mais do q isso, é o tal conjunto de sensações q sentimos e pra isso, o contacto visual é fundamental!
por exemplo, eu tb curto jazz e as big bands de new orleans. mas tipo.. se me derem a escolher entre ir a um concerto de jazz ou a um concerto de metal/punk, eu escolho o último, mas é q é sem pensar duas vezes, pq neste dá pra tar lá aos pulos, aos berros, a libertar a adrenalina, ver a banda a tocar e receber aquela energia tda q vem do palco, enfim.. dá pra deitar cá pra fora o q a música nos faz sentir,e para isso o ambiente q o envolve conta mt! já num concerto de jazz (e atenção q isto é só um exemplo) o ppl tem q estar mais contido, e lá de vez em qd ainda se vai batendo o pé pra acompanhar o ritmo..
atenção q tb n acho piada nenhuma a algumas bandas ou cantores solo q têm tido tendência a aparecer (talvez em demasia) e q levam isto do show-espectáculo a extremos, conseguindo assim abafar aquilo q realmente os fez estar ali: a música.

bem.. pessoal, ou isto é do sono, ou acho q já ando aqui a escrever coisas às voltas. espero q tenham percebido o q eu quero dizer
blackie não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Agosto de 2006   #4
locust

Membro desde: 28-Jun-2006
Local: seixal
locust está no bom caminho
parabens

um dos melhores posts que vi aqui!!!!1 5 estrelas.

para mim musica,mesmo que nao goste é sempre musica e graças a Deus que tenho a capacidade de distinguir gosto de capacidade critica,um exemplo disso é que pessoalmente eu nao vou ver nem comprar toni carreira,mas sem duvida alguma que o homem é bom no que faz e ponto final!!!
alias basta ver a produçao dele ao vivo!!!! e muito boa.
outra questao é que para mim a musica tem de me dizer algo,tenho de sentir algo a ouvi-la e é isso que me faz gostar ou nao,no teu post falas te de madonna,pois pra mim a madonna tem umas faixas excelentes,assim como u2 e etc...que realmente mexem comigo,mas tambem os soulfly,os type o negative e por ai fora...em contra-partida bandas como meshugah nada me dizem a nao ser a excelente qualidade dos musicos!em relaçao a imagem dos musicos,sem duvida alguam que é 50% importante,pois nao imagino que os slipknot fossem o que sao hoje se tocassem como os delfins...ou vice-versa.
a musica sempre foi antes de mais nada um prazer,e depois um espectaculo,como tal tem de encher o olho!!!
ja vi artistas como o AL DI MEOLA,so com luzes brancas em cima e fiquei passado com o tipo,vi pink floyd e no comments!!vi metallica,slipknot e o mesmo...penso que é possivel haver bons musicos em todas as areas e mesmo nao gostando do som que fazem ,ser possivel gostar do seu modo de tocar...eu nao gosto de tudo o que o vinnie calaiuta gravou,mas pra mim o album de megadeth com ele esta excelente!!!
um abraço e uma vez mais deixa-me dizer te que foi o melhor post que vi aqui ate hoje!
locust não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Agosto de 2006   #5
Deathascome

Membro desde: 6-Jul-2006
Local: Lisboa
Deathascome está no bom caminho
Excelente post.

Para mim a música tem de me fazer sentir algo, tem de me dizer algo. Pode dizer-me muito como músico (que não sou), ou pode dizer-me muito como indivíduo (no geral).

Seja como for, uma tem de ficar satisfeita, se forem as duas melhor.

Gosto em especial de Metal porque é aquele que mais me diz qualquer coisa, é aquele mais sentido me faz no mundo em que vivemos e reflete os sentimentos que experimentamos. Portanto é o metal que me diz mais como indivíduo. Isto independente da qualidade dos músicos.

Concluindo, sou a favor do feeling, e a técnica não é para mim esecial. EXEMPLO: Os 3 acordes típicos de PUNK podem dizer-me mais do que Bach ou Wagner... (isto é um exemplo exagerado)

Mais, por mim a imagem n deve ter influência na forma como OUVIMOS a música. Pode depois é complementar esa música. O Master of Puppets seria tão bom como é se fosse laçado pelo TOY, mas infelizmente, a maioria n vê as coisas assim.
Deathascome não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Agosto de 2006   #6
Captain

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Guimarães
Captain está no bom caminho
No meu ponto de vista, acho que não faz sentido dizer que a musica não é só ouvir. Ou melhor, faz sentido, mas se alargarmos os horizontes ao que já não é musica, mas que está englobado no espetaculo.
Por exemplo, porque distinguimos media de multimedia?
Musica é sentida apenas de uma forma assim como um quadro tb. Se estivermos a falar de cinema, aí sim teremos que falar em muitimedia e de varias sensações etc.

Acho que o ponto essencial é distinguir as coisas pela situação em que estão, ou seja: temos uma banda que gostamos. Agora vamos falar dela pela musica que nos dá através do seu cd ou pelo espetaculo que nos oferece ao vivo.
No meu caso, posso dizer que gosto de TOOL apenas pelo que eles me oferecem a nivel musical porque nunca os vi ao vivo mesmo nem em concerto pela televisão. So conheço TOOL pela musica e neste momento nada me dá mais prazer.
Por outro lado, a minha banda de sempre é Metallica e n posso dizer que é apenas pela musica. Gosto da atitude que têm tido pela carreira, pelo que representam, pelo espetaculo que dão, etc., e tb, claro pela musica!

Eu não sou dessa geração, e pelo que sei, ninguém que interviu nesta conversa e muito dificilmente alguém de cá do forum será, mas muito certamente todos já ouvimos a musica "video killed the radio star". Não se é o titulo, mas acho que da para perceber...
Antes da televisão ter tomado conta do mundo, existiam inumeros (se não todos) casos de sucesso pelo radio. Ninguém via as caras de ninguém, nem faziam ideia do que vestiam, mas eram casos de sucesso.
Com o surgimento da MTV, isto desapareceu por completo, mas os utilizadores um pouco mis velhos (eu tenho 22 anos, mas ainda conheci um pouco desta situação) ainda se lembram de esperar ansiosamente nas semanas antes para ver a entraga de premios deste canal, e quase ninguém apanhava MTV, etc, etc. Para conhecermos bandas tinham que nos emprestar K7 todas podres de tantas vezes terem sido ouvidas, etc...
Hoje em dia, ouvimos o nome de uma banda; temos curiosidade; internet; ouvimos duas ou 3 musicas; ou vemos um video, etc, etc.... tudo mudou.

Tudo mudou e tb mudou a forma como vemos a musica, mas para mim sem duvida que quando gostamos muito de ouvir alguma coisa com os olhos fechados, deitamos no sofá ou algo do genero, tudo que vier depois é bonus. Se tiver bons videos, se tiver uma boa atitude, se der bons espetaculos ao vivo, se ajudar os paises de terceiro mundo (como Portugal! lolol), etc, é claro que é melhor!

Mas no fim do dia, o que interessa é mesmo fechar os olhsos e ter boa musica a entrar pelo ouvido...

Abraço e bom topico!

Última edição de Captain : Sex, 4 de Agosto de 2006 às 20:10.
Captain não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Agosto de 2006   #7
Brasas

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Isso da musica, é complicado... Depende muito da geito de sentir as coisas de cada um, depende do valor que que damos a cada determinada area.
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 24 de Agosto de 2006   #8
Leodreammer

Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Leodreammer está no bom caminho
A melhor maneira de sentir e dar significados aquilo que ouvimos é não ver nada,melhor,trancado no quarto,luz desligada e fones nos ouvidos..aí é musica no seu estado puro sem distracções do exterior!!
quando vais a um concerto 90% passa-te ao lado,dás atenção a imagem da banda,as gajas boas a abanar as mamas,as luzes que te batem nos olhos, ao cheiro a canhão por todo o lado,etc,etc..ir a um concerto é como veres um film no cinema em vez de leres o livro que o inspirou,a musica e a leitura passa-se toda na tua cabeça,toda ela é criada no seu estado puro!!
exelente post.

Última edição de Leodreammer : Qui, 24 de Agosto de 2006 às 03:51.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Junho de 2007   #9
nickmason

Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
nickmason está no bom caminho
a musica pa mim tem que ter alguma coisa de especial que me cative.os gajos ate podem tocar muito bem,mas se a musica nao me cativar ja nao a oiço.tem que ter auma melodia que fique no ouvido.grande parte do pessoal gosta é da musica que esta a passar no momento na radio cidade e depois anda uns tempo a ouvir akilo..mas nao seguem o percurso de uma banda,so se limitam a ouvir o que passa na radio..HÀ K PROCURAR A MUSICA:NAO FIQUEM A ESPERA QUE ELA VENHA TER CONVOSCO
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como poderá vir a ser a qualidade de vida de alguém que escolhe viver só da música? Miguel Tavares Bandas e Música em geral 50 Sáb, 16 de Junho de 2012 13:37
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
Musica Portuguessa TONY CARREIRA andre_vg Bandas e Música em geral 94 Seg, 17 de Janeiro de 2011 06:48
(Desabafo) A música que as grandes bandas fazem hoje em dia... Duarte Menezes Bandas e Música em geral 14 Qua, 12 de Dezembro de 2007 22:46

São agora 20:36. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com