Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas

Resposta
Opções
Não lido Dom, 3 de Abril de 2011   #1
João Ramos

Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
A ler e a pensar... Teste de Tarola - Mapex Black Panther Maple 14x5,5' com Shure SM58

Boas pessoal,

hoje fui experimentar a gravar o som da minha tarola para mostrar ao pessoal.

Trata-se de uma Mapex Black Panther em Maple (Thomann Special Edition) com peles Remo Ambassador Coated (batente) e Remo UT (origem, resposta).

O som foi gravado com um micro Shure SM58.

Inicialmente tenho 1 peça de Moongel, depois metade e depois sem nada.

http://soundcloud.com/jony_ramos99/t...anther/s-ppnZC

Peço desculpa pelo ruído, mas é por motivos do local onde gravei..

Espero que gostem, comentem

Abraços!

Última edição de João Ramos : Dom, 3 de Abril de 2011 às 16:26.
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Abril de 2011   #2
João Almeida

Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Teste de Tarola - Mapex Black Panther Maple 14x5,5' com Shure SM58

Algo se passa, a tarola não tem corpo, mal se ouve a snare, humm, vais ter de mexer aí em alguma coisa A tarola é espectacular mas esse som não lhe faz justiça...Abraço
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Abril de 2011   #3
João Ramos

Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve

Boas João,

não dei atenção à equalização da Mesa, e estava com os Graves no mínimo (reparei agora), daí ser pouco notável o corpo da tarola (que na realidade tem).
Penso que não se ouvir a snare tem a ver por ter micado apenas na pele batente.

Abraço
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Abril de 2011   #4
João Almeida

Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz

Sim sim eu sei que a tarola tem corpo, tens aí uma menina impecavel Do que estava a falar era exactamente da equalização, tu melhor que niguém sabes que o som da tua tarola não é o som que tu ouves nesse clip, por isso é que disse que tinhas de mexer aí umas coisinhas Cheira-me que não são só os graves que falham, eu percebo pouco de mesas mas parece-me que também lhe falta agudos e que está com pouco gain (abertura do micro)...
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Abril de 2011   #5
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Se queremos mostrar/fazer um teste o mais fiel possível ao material que temos convém ter alguns cuidados na captação. Isto para evitar falsas conclusões por parte de quem vê/ouve os testes.

Para começar, não pode haver equalização na mesa e o gain o mais reduzido possível. Este é o ponto de partida para não influenciar o som natural da tarola. Depois, trabalhar/procurar o melhor spot para o micro de forma a captar o som natural e o corpo da tarola.
Só depois é que se pode corrigir as diferenças sonoras com a equalização entre o que ouvimos e aquilo que o micro capta.

Chegar, colocar um micro, ligar a mesa, não olhar sequer para a equalização, gravar e usar esta gravação como mostra/teste da tarola é um erro.
A ideia é boa e de louvar, a concretização da ideia é que foi mal executada.
Não lido Seg, 4 de Abril de 2011   #6
Madeira

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Teste de Tarola - Mapex Black Panther Maple 14x5,5' com Shure SM58

Excelente ideia e aqui fica o meu agradecimento muito especial pela iniciativa (que venham muito mais!)

No entanto, e mesmo sabendo que sou muito nabo nas coisas da captação de som, tenho para comigo que a melhor forma de captar som para fazer demonstrações acústicas com videos na net (sejam elas de que natureza for) é utilizar SOMENTE dois micros (para fazer estereo) de condensador...

Coloca-se um à esquerda e outro à direita e segue-se para bingo...

(corrijam-me por favor, pois sei que isto está a ser escrito com base na minha percepção pessoal e nada em estudos comprovados...)

AGORA, MUITO IMPORTANTE mesmo: Sabendo que micros de condensador são CAROS para caramba, é precisamente por isso que comecei por te dar os parabéns e PEDIR MAIS, nem que seja só com os micros das câmaras de filmar (MAS, de preferência, SEMPRE em estereo!)
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
a minha Black Panther Thick Maple David Teixeira Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 31 Seg, 12 de Abril de 2010 20:53

São agora 18:38. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com