Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)

Resposta
Opções
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #1
joelbelchior

Membro desde: 31-Out-2008
Local: Algarve
joelbelchior será famoso em breve
Como evitar sujar os pratos?

Eu sempre transpirei bastante das maos, e posso limpar hoje um prato que passado uma semana ja esta sujo, basta eu jogar as maos aos pratos quando toco bateria para os calar e ja esta, onde jogo os dedos no dia a seguir fica logo marca e das feias. Com amigos meus tambem fica alguma marca é claro mas comigo é pior.

Agora eu gostava de saber o que posso fazer para evitar que isto aconteça.

Tocar com luvas sera uma boa solução? Ou sera que ha melhores soluçoes sem serem as luvas?
joelbelchior não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #2
JoãoCampos

Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como evitar sujar os pratos

Citação:
Mensagem Original de joelbelchior Ver Mensagem
Eu sempre transpirei bastante das maos, e posso limpar hoje um prato que passado uma semana ja esta sujo, basta eu jogar as maos aos pratos quando toco bateria para os calar e ja esta, onde jogo os dedos no dia a seguir fica logo marca e das feias. Com amigos meus tambem fica alguma marca é claro mas comigo é pior.

Agora eu gostava de saber o que posso fazer para evitar que isto aconteça.

Tocar com luvas sera uma boa solução? Ou sera que ha melhores soluçoes sem serem as luvas?
isso de luvas nunca me convenceu muito. Não dá grande jeito, e vai-te fazer transpirar mais das mãos. A pergunta que eu faço é: tocas nos pratos com as mãos?

tenho um zildjian a custom e um hhx crash e pa, nao tao muito limpos, mas isso tambem acho que nao é grande problema. Ha quem diga que eles soam melhor assim
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #3
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Ahem... não uses os pratos

Assim de repente só me lembro de 2 soluções (além da que referi em cima):
- Usar luvas
- Não colocares as mãos nos pratos, ou seja, não pares os pratos.

De qualquer maneira, após cada utilização dos pratos (ensaio/concerto), passas um pano nos pratos que a gordura e marcas do suor saem facilmente.

Ah, lembrei-me agora!! Casos não sues muitos dos braços, para os pratos com o antebraço... isto requer prática e tal, mas até dá mais cenário!
Ou então, não agarres o prato, empurra-o simplesmente para cima com o punho... mas também requer prática...
Nenhuma desta técnicas pode ser usado quando precisas de parar o prato 2 vezes seguidas (p.ex., no Masters of Puppests não dá )

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 23 de Março de 2009 às 16:35.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #4
arruda

Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
arruda será famoso em breve

Já tentas-te, depois de tocar, passar um paninho seco pelo prato..
Talvez deixo o prato em melhores condições hehe na sei, é só uma ideia, pk eu na limpo os meus pratos..
Abraço,
Arruda
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #5
kosh

Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
kosh será famoso em breve

Pá, o Stewart Copeland usa luvas e manda cá um estilo...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #6
Miguel Martinho

Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

As luvas com dedos sim, mas requer habituação.
Eu tenho daquelas sem dedos e nunca me habituei.
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #7
Miguel Martinho

Já nao sei quem é que vi usar a técnica do antebraço... não sei se foi o Mike "lançador-de-bisgas" Portnoy, ou se foi outro gajo...
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #8
ShallNotFall

Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
Re: Como evitar sujar os pratos?

...eu até gosto dos pratos sujos e com aspecto usado, assim escurecidos com o uso...mas pronto,isso sou eu...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #9
JoseZ

Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de Yeoman Ver Mensagem
...eu até gosto dos pratos sujos e com aspecto usado, assim escurecidos com o uso...mas pronto,isso sou eu...
Eu por acaso também...
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #10
kosh

Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
kosh será famoso em breve

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
As luvas com dedos sim, mas requer habituação.
Eu tenho daquelas sem dedos e nunca me habituei.
Eu acho que o Copeland usa umas de golf...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #11
André Alves

Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
André Alves está no bom caminho

Para mim acho que não deves mudar as tuas maneiras de tocar por causa desse problema, nem usar luvas, pois só atrapalham e as mãos precisam de respirar para soar menos, digo-te antes para consultares um médico pois isso é um problema de fraqueza de coração e ingestão de muitos açucares, deves ser bastante guloso..:D

E para resolver esse problema de preguiça, não uses panos para limpar os pratos sempre que os utilizas, usa antes de dois em dois meses o produto da sabian, vão ficando sempre em forma..:D

Grand'abraço
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #12
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Não limpes os pratos logo que notes umas marcas. Mas se assim o quiseres, tem sempre à mão a tua solução de sumo de limão, lol.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #13
Ticó

Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto

Eu em dez anos nunca limpei os pratos e sempre me disseram que com o tempo e a "sujidade" eles adquirem a nossa personalidade e soam melhor.
Não lido Seg, 23 de Março de 2009   #14
SilverDrummer

Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto

Eu transpiro muito mas muito das mãos, lol, ando o dia inteiro com as mãos suadas, tenho mesmo um problema que me chateia.

Eu experimentei à uns tempos lavar com sumo de limão e os resultados surpreenderam-me, espectacular! Acho que lavando os pratos de tempos a tempos com limão para mim é a melhor maneira. Já usei cymbal cleaner da paiste e aquilo não funciona tão bem como o limão, além de que tira as letras.

Se tiveres paciencia podes ir lavando o prato com limão. acho a melhor solução.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #15
nunobaiao

Local: Brasil
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe

Isso é inevitável rapaz... a única solução é limpar sempre que acabes de os usar.

O melhor é nem pensares nisso... toca e pronto...

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #16
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Citação:
essa do limao nunca tinha ouvido falar. O acido do limao nao fara mal ao prato?
Vi falar nesse assunto do sumo de limão neste tópico: http://www.bateristaspt.com/forum/sh...umo+de+lim%E3o
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #17
Wakai

Membro desde: 15-Jan-2009
Wakai tem uma aura espectacular à voltaWakai tem uma aura espectacular à volta

Se usar as luvas, não só o suor como a gordura das mãos não entraram em contato com os pratos, dessa forma não ocorrera a corrosão. Mas também deve pensar que ao usar as luvas suas mãos vão suar mais ainda. Mesmo assim digo que as luvas são a resposta para sua pergunta que é como NÃO sujar os pratos e não como limpalos. Sem nenhuma intenção de ofença aos que postaram sobre os CymbalCleaners, e by the way não sabia dessa do limão para limpar mas li outro comemtario que diz para passalo nas mão(não entendi bem)?
Wakai não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #18
DWG

Membro desde: 4-Abr-2006
DWG será famoso em breveDWG será famoso em breve

É assim tão mau ter os pratos sujos? Não estamos a falar propriamente de salvas de prata ou coisa que o valha...é algo feito para ser tocado, batido, agarrado e não se estraga por isso.
O prato é um instrumento musical, serve para fazer musica, não para dar brilho.
Respondendo à tua questão mais concretamente...só consegues evitar sujá-los se os emoldurares.

cheers!
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #19
Pearl_addicted

Membro desde: 9-Jul-2008
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto

Eia ó pessoal, mas agora os pratos são para ser poupados ?

Eu não acho que haja maneira de evitar a sujidade dos pratos. Existem é produtos que removem a sujidade.
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Março de 2009   #20
Alex Soares

Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de DWG Ver Mensagem
É assim tão mau ter os pratos sujos? Não estamos a falar propriamente de salvas de prata ou coisa que o valha...é algo feito para ser tocado, batido, agarrado e não se estraga por isso.
O prato é um instrumento musical, serve para fazer musica, não para dar brilho.
Respondendo à tua questão mais concretamente...só consegues evitar sujá-los se os emoldurares.

cheers!

Foi o que eu pensei quando vi este tópico...mas achei melhor nao dizer nada hehe
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Março de 2009   #21
DWG

Citação:
Eu acho que não deve de ser assim tao dificil de dizerem o que fazer pra evitar que se sujem em vez de estarem a dizer pra emoldurar...

Se aparecesse aqui alguem a perguntar como evitar rachar os pratos eu nao ia dizer pra nao o rachares o melhor é emordurares o prato, dizia antes ataca o prato assim ou entao assim

acho que seria mais produtivo dares uma resposta mais adquada ao problema que aqui coloquei que essa do emoldurar mas pronto cada um tem a sua opiniao... pena algumas serem pouco produtivas... ou talvez seja essa a intençao
Baterista, não foi para te ofender, antes pelo contrário. Fui apenas frontal na opinião. Se não achas que te ajudou, lamento pois foi com essa intenção que escrevi. Se achas que te quero gozar ou ofender, estás errado. Esse tipo de coisa não me dá pica nenhuma.
Quanto ao ser produtivo...bom, sugeri uma solução que funciona a 100%, tendo em conta a questão que apresentaste, i.e., evitar sujar os pratos. Outra solução é embalares os pratos. Se for em vácuo, melhor.
Não lido Qui, 26 de Março de 2009   #22
DWG

Ó joelbelchior:
Evitar significa, entre outras coisas, impedir.

De uma forma sintética:
Pergunta:Como evitar sujar os pratos?
Resposta: É IMPOSSÍVEL.

Citação:
lol, evitar sujar por causa do suor quando jogo as maos ao pratos, so por isso é que coloquei aqui este topico nao foi pra saber como ter sempre o prato a brilhar, penso que a duvida foi posta de forma clara, e nao fiquei ofendido que eu na vim pra qui pra me chatear, mas pronto as cenas que me disses-te é quase do genero .... imagina que perguntas onde podes encontrar parafusos com estas caracteristicas e para esta funçao e eu dizia "procure numa loja perto de si!!!". a logica nao era nenhuma penso eu tal como a logica do vácuo. Das duas uma, ou eu coloquei mal a pergunta ou entao é falta de elasticidade mental de algumas pessoas mas eu nao quero ter ali os pratos pra os ter sempre a brilhar, simplesmente queria saber uma soluçao contra as marcas que deixo no prato por causa da minha transpiraçao.
Não lido Qui, 26 de Março de 2009   #23
SilverDrummer

SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto

Dar uma resposta "IMPOSSÍVEL" a quem perguntou como não sujar os pratos não tem cabimento.

Há maneiras de evitar sujar os pratos. Usar luvas, não lhes tocar, arruma-los depois de cada ensaio, passar um pano, etc. Agora impossivel não é.
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #24
DWG

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Dar uma resposta "IMPOSSÍVEL" a quem perguntou como não sujar os pratos não tem cabimento.

Há maneiras de evitar sujar os pratos. Usar luvas, não lhes tocar, arruma-los depois de cada ensaio, passar um pano, etc. Agora impossivel não é.
Com luvas sujam-se. Lê o que se escreveu nas primeiras respostas.
Mesmo se só lhes tocares com as baquetas, estas deixam marcas, ou seja, sujam-se. Concluindo, vais arrumá-los já sujos. E se tens de passar um pano é porque já os sujaste ou não? Mantenho o meu ponto: evitar sujar os pratos é impossível.
O que referiste são maneiras de não os sujares tanto e de os limpares depois.
Mas hey, somos todos users aqui do bateristasPT. Isto é para partilhar conhecimento/experiências etc. e não para iniciar uma discussão porque não se gostou de uma ou outra resposta. Se forem de Lisboa ou arredores apareçam amanhã em Santos, no Refúgio das Freiras. Bebemos uma jola num ambiente porreiro, conversa-se, se quiserem assistir ao concerto fiquem, riam-se dos pregos e trapalhadas que faço a tocar, enfim...have fun!
Paz!
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #25
SilverDrummer

DWG não leves a mal o meu comentario

Só acho que de facto ha maneiras de combater aquelas marcas do suor que a mim tb me acontecem. Uma das maneiras, e a mais obvia, é evitar tocar nos pratos, ou então por exemplo, quando se monta e desmonta a bateria num concerto usar um pano entre as mãos e o prato.

Abraço DWG
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #26
DWG

na boa dude!
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #27
danny

Membro desde: 28-Mar-2009
Local: Sabugal (Guarda)
danny está no bom caminho

Ja tens aqui as repostas que precisas, realmente os pratos mais cedo ou mais tarde vao-se sujando.. e natural! Como e natural o pessoal poder gostar deles mais sujos ou mais limpos... pessoalmente prefiro o pratinho limpo, brilhante... para isso evito tocar-lhes directamente (com as maos) e passar sempre um pano no final de cada gig.

Fiquei curioso... limpar o prato com limao? Alguem me explica esta?
danny não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #28
SilverDrummer

Citação:
Mensagem Original de danny Ver Mensagem
Fiquei curioso... limpar o prato com limao? Alguem me explica esta?
Eu limpo com limão. Faço assim, corto o limão em duas metades, esfrego com uma das metades o prato. A sujidade, sai muito facilmente, desde que não seja muita claro. Depois de limpo com o limão, passo o prato por água para limpar os restos de limão. De seguida seco-o muito bem com um pano seco. Esta última fase, a de secar, é onde perco mais tempo, porque quero ter a certeza que não fica qualquer humidade.
No final o prato fica como novo, muito brilhante, e não tira as letras como outros produtos.

Antes usava o cymbal cleaner da paiste e tinha de fazer uma força desgraçada para tirar a sujidade e no fim lá iam as letras e o resultado não ficava como queria. Tb já experimentei lavar com sabão e água quente, mas a mim não me deu resultado.
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #29
nunobaiao

nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Eu limpo com limão. Faço assim, corto o limão em duas metades, esfrego com uma das metades o prato. A sujidade, sai muito facilmente, desde que não seja muita claro. Depois de limpo com o limão, passo o prato por água para limpar os restos de limão. De seguida seco-o muito bem com um pano seco. Esta última fase, a de secar, é onde perco mais tempo, porque quero ter a certeza que não fica qualquer humidade.
No final o prato fica como novo, muito brilhante, e não tira as letras como outros produtos.

Antes usava o cymbal cleaner da paiste e tinha de fazer uma força desgraçada para tirar a sujidade e no fim lá iam as letras e o resultado não ficava como queria. Tb já experimentei lavar com sabão e água quente, mas a mim não me deu resultado.
A pior coisa que se pode fazer aos pratos é lavar com água. Os pratos são metais logo a água vai acelerar a oxidação, por mais rápido que se seja a secá-los.

Aconselho-te que apliques o produto de limpeza (seja ele qual for, mesmo até o limão) e a limpares apenas com papel tipo rolo de cozinha ou guardanapos. O próprio papel ajuda mt a retirar o verdete.

Experimenta a passar o papel a seco e vais ver que fica esverdiado.

NB
--
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #30
danny

Membro desde: 28-Mar-2009
Local: Sabugal (Guarda)
danny está no bom caminho

Realmente passar o prato por água nao será a melhor solução, a reacção de oxidação será muito mais rápida pois mais oxigénio entrará em contacto com os metais do prato!!

nb o que sugeres é deitar o tal sumo de limao num pano/papel cm se fosse um cymbal cleaner?
danny não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #31
nunobaiao

Citação:
Mensagem Original de danny Ver Mensagem
Realmente passar o prato por água nao será a melhor solução, a reacção de oxidação será muito mais rápida pois mais oxigénio entrará em contacto com os metais do prato!!

nb o que sugeres é deitar o tal sumo de limao num pano/papel cm se fosse um cymbal cleaner?
No caso do limão, é cortar em duas metades e esfregar directamente no prato.
Depois basta limpar com o tal papel.

Outra coisa que aconselho, e que serve para todo o equipamento, é que invistam num desumificador e o mantenham ligado onde ensaiam ou guardam o material. Têm um consumo baixo e um rendimento muito bom. Hoje em dia já se arranjam uns bem porreiros a menos de 100€ (por exemplo na Rádio Popular)

NB
--
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Debate: Limpeza de pratos (cymbals) - Como limpar os pratos? Qual a vossa experiência? Reidadroga Pratos (Cymbals) 198 Seg, 13 de Outubro de 2014 15:45
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
As roscas que apertam os pratos de choque desenroscam sempre...! Como evitar o desaperto? Leodreammer Hardware, Acessórios e Equipamentos 10 Dom, 22 de Julho de 2007 21:17

São agora 18:39. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com