![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 3-Set-2007
Local: Santo Tirso
![]() |
Gravação
Boas,
não sei se será este o sítio mais indicado para perguntar isto mas, precisava mesmo de alguma ajuda sobre como captar o som de uma bateria para uma gravação. Posso dizer-vos que tenho micros específicos para todas as peças (bombo, timbalões, tarola, overheads, etc.) Há algum tipo de cuidados a ter? Eu sei que isto deve ser assim um bocado "complexo" para responder mas só precisava de algumas dicas ou avisos sobre problemas que possa vir a ter. Um abraço, obrigado e peço desde já desculpa aos moderadores (caso me tenha enganado no sítio) |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Re: Gravação
A melhor forma de gravares isso é ligares os micros a uma mesa (PA) , e depois a essa mesa ligares com o cabo especifico a um computador .. E depois com variados programas de masterização de som gratis por ai na net misturas tudo a teu gosto
![]() Mas como também nao sei que tipo de gravacao queres , ou seja , com que finalidade .. PS: que problemas te referes ? Abraços! |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 | |
![]() Membro desde: 3-Set-2007
Local: Santo Tirso
![]() |
Citação:
Realmente a pergunta está muito geral. Posso dizer-te que tenho uma mesa à disposição e um interface. Estava a pensar ligar os micros à mesa e da mesa ao interface e depois USB para o computador (para não gastar tantos recursos e diminuir a latência). As minhas dúvidas passam por pormenores... Por exemplo, sempre ouvi dizer que se deve gravar sem os rings, que se deve fazer isto ou aquilo... Esse tipo de coisas que só a experiência (à partida), nos ensina. Queria ter um som muito definido. Toco prograssivo e preciso de um bom som de bateria. Abraços |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 | |
![]() ![]() ![]() |
Citação:
E depois gratuitamente sacas um programa do genero Cubase .. E misturas o som! Vais ver que nao te vais arrepender ![]() Abraços! |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 17-Set-2008
Local: Matosinhos
![]() |
Ainda não tenho muita experiência na utilização de microfones na bateria mas depende muito se é uma situação de tocar ao vivo ou uma gravação de estúdio com manipulação posterior do som.
O que estou fazer actualmente é o seguinte: Utilizo um conjunto de 8 micros (Kick, Snare, 3 toms, hi-hat e dois overheads) e um pre-amplificador Octopre da Focusrite. Permite-me dar o sinal para o PA ou gravar os oito canais de bateria em pistas separadas através de um Focusrire Pro 40 ligado com Firewire ao PC com Cubase 5. Gosto de tocar com Evans E-Rings para reduzir os overtones, mas claro, depende do tipo de música e o som pretendido da bateria. Dito de outra forma, gravo o som tal como quero que o instrumento o produza. Após a gravação é só fazer a mistura correcta dos canais no software, e não numa mesa, para os reduzir a uma imagem estéreo, normalmente sem processamento do som. Posso estar a pensar errado, e se assim for agradeço comentários... É claro que na fase de mistura pós-gravação posso manipular o som com diversos filtros, efeitos e processadores de som mas ainda não entrei nessa fase. No processamento de som ao vivo ainda tenho muita latência com o meu equipamento. Há muito que experimentar... Espero ter contribuido com alguma coisa... Um abraço! |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 | |
![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]() Abraço! |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 17-Set-2008
Local: Matosinhos
![]() |
Vamos a isto por partes:
Primeiro, o pré-amplificador é o amplificador que amplifica o sinal do microfone, ou de um instrumento, para um nível mais elevado para poder ser processado pelos restantes componentes da cadeia do som como são filtros, efeitos, misturadores ou o amplificador de potência. O pre-amplificador normalmente é sempre parte integrante de uma mesa de mistura quando envolve sinais de entrada tipo microfone/instrumento. No meu caso utilizo o Octopre porque tem prés de muito boa qualidade (i.e. fidelidade) e um excelente 'head-room', ou seja uma capacidade de lidar com sinais de elevada intensidade sem entrar em distorsão, como é o caso especialmente do som de grande amplitude dinâmica proveniente da bateria. Sem um 'head-room' adequado os prés e os elementos da cadeia de som posteriores entram em distorsão por incapacidade de tratar sinais níveis elevados e o que é muito notório em ambientes digitais. Segundo, ao utilizar os pré-amplicadores externos dispenso a utilização dos prés de microfone da mesa de mistura e posso efectuar a ligação a 'line level' (line input) com uma garantia da qualidade do sinal proporcionado pelos meus prés externos. Assim, os meus micros estão ligados ao pré-amplificador externo (Octopre) e não à mesa de mistura, até porque nem utilizo uma. Cada microfone é gravado numa pista própria no software DAW, no meu caso o Cubase. A mistura é feita posteriormente no PC aumentando grandemente a flexibilidade e a possibilidade de correcção de erros. Numa situação ao vivo é diferente. Posso disponibilizar os oito canais de som provenientes da bateria ao PA já ao nível a linha com a vantagem de poder gravar simultaneamente o meu próprio sinal. O Focusrite Pro 40 é unicamente o interface para o computador que, para além dos oito sinais provenientes do Octopre, tem os seus próprio oito canais de audio (microfone ou linha) permitindo-me assim gravar simultaneamente até 16 canais. É claro que não quero fazer aqui nenhuma publicidade aos equipamentos do Focusrite mas são aquelas que eu conheço e utilizo. Espero ter sido claro... Um abraço! |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() ![]() ![]() |
Obrigado esclareceste ..
![]() Grande abraço ! |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
![]() |
Orienta.te melhor pelo seguinte topico:
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=16423 Ja tem alguma informação importante sobre a gravação de bateria Cumps ![]()
![]() |
#10 |
Membro desde: 2-Jan-2009
Local: Setúbal
![]() |
Obrigado pelas tuas informações Jykri!!
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Reflexões e dúvidas sobre gravação | VmsR | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 6 | Seg, 25 de Fevereiro de 2008 12:41 |
Programa profissional gravacao (o melhor) | Superdgs | Bandas e Música em geral | 10 | Seg, 19 de Março de 2007 13:37 |
Gravação de maquete: | ferraz656 | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 3 | Ter, 13 de Março de 2007 21:41 |
Estudio de gravação | vitormlbrandao | Bandas e Música em geral | 4 | Seg, 15 de Janeiro de 2007 14:10 |
sistema de gravacao para bateria | chadsmith | Aconselhamento para a compra de material | 4 | Sex, 29 de Setembro de 2006 00:24 |