Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas

Resposta
Opções
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #1
R2D2

Membro desde: 3-Set-2007
Local: Santo Tirso
R2D2 está no bom caminho
Gravação

Boas,

não sei se será este o sítio mais indicado para perguntar isto mas, precisava mesmo de alguma ajuda sobre como captar o som de uma bateria para uma gravação.

Posso dizer-vos que tenho micros específicos para todas as peças (bombo, timbalões, tarola, overheads, etc.)

Há algum tipo de cuidados a ter? Eu sei que isto deve ser assim um bocado "complexo" para responder mas só precisava de algumas dicas ou avisos sobre problemas que possa vir a ter.

Um abraço, obrigado e peço desde já desculpa aos moderadores (caso me tenha enganado no sítio)
R2D2 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #2
Bernardo

Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Gravação

A melhor forma de gravares isso é ligares os micros a uma mesa (PA) , e depois a essa mesa ligares com o cabo especifico a um computador .. E depois com variados programas de masterização de som gratis por ai na net misturas tudo a teu gosto Penso que seja isto que estas a perguntar ..
Mas como também nao sei que tipo de gravacao queres , ou seja , com que finalidade ..

PS: que problemas te referes ?

Abraços!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #3
R2D2

Membro desde: 3-Set-2007
Local: Santo Tirso
R2D2 está no bom caminho

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
A melhor forma de gravares isso é ligares os micros a uma mesa (PA) , e depois a essa mesa ligares com o cabo especifico a um computador .. E depois com variados programas de masterização de som gratis por ai na net misturas tudo a teu gosto Penso que seja isto que estas a perguntar ..
Mas como também nao sei que tipo de gravacao queres , ou seja , com que finalidade ..

PS: que problemas te referes ?

Abraços!
Antes de mais, obrigado pela resposta.

Realmente a pergunta está muito geral. Posso dizer-te que tenho uma mesa à disposição e um interface. Estava a pensar ligar os micros à mesa e da mesa ao interface e depois USB para o computador (para não gastar tantos recursos e diminuir a latência).

As minhas dúvidas passam por pormenores... Por exemplo, sempre ouvi dizer que se deve gravar sem os rings, que se deve fazer isto ou aquilo... Esse tipo de coisas que só a experiência (à partida), nos ensina.

Queria ter um som muito definido. Toco prograssivo e preciso de um bom som de bateria.

Abraços
R2D2 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #4
Bernardo

Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta

Citação:
Mensagem Original de R2D2 Ver Mensagem
Antes de mais, obrigado pela resposta.

Realmente a pergunta está muito geral. Posso dizer-te que tenho uma mesa à disposição e um interface. Estava a pensar ligar os micros à mesa e da mesa ao interface e depois USB para o computador (para não gastar tantos recursos e diminuir a latência).

As minhas dúvidas passam por pormenores... Por exemplo, sempre ouvi dizer que se deve gravar sem os rings, que se deve fazer isto ou aquilo... Esse tipo de coisas que só a experiência (à partida), nos ensina.

Queria ter um som muito definido. Toco prograssivo e preciso de um bom som de bateria.

Abraços
experimenta desta forma que especifiquei .. Como tu proprio disseste , ligar os micros a mesa, depois interface e PC .. Penso que está perfect ..
E depois gratuitamente sacas um programa do genero Cubase .. E misturas o som! Vais ver que nao te vais arrepender .. E se queres bom som, agora isso depende da qualidade dos teus mics , mas depois quando chega o som ao pc consegue-lo modificar!

Abraços!
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #5
Jyrki

Membro desde: 17-Set-2008
Local: Matosinhos
Jyrki está no bom caminho

Ainda não tenho muita experiência na utilização de microfones na bateria mas depende muito se é uma situação de tocar ao vivo ou uma gravação de estúdio com manipulação posterior do som.
O que estou fazer actualmente é o seguinte:
Utilizo um conjunto de 8 micros (Kick, Snare, 3 toms, hi-hat e dois overheads) e um pre-amplificador Octopre da Focusrite. Permite-me dar o sinal para o PA ou gravar os oito canais de bateria em pistas separadas através de um Focusrire Pro 40 ligado com Firewire ao PC com Cubase 5.
Gosto de tocar com Evans E-Rings para reduzir os overtones, mas claro, depende do tipo de música e o som pretendido da bateria. Dito de outra forma, gravo o som tal como quero que o instrumento o produza. Após a gravação é só fazer a mistura correcta dos canais no software, e não numa mesa, para os reduzir a uma imagem estéreo, normalmente sem processamento do som. Posso estar a pensar errado, e se assim for agradeço comentários...
É claro que na fase de mistura pós-gravação posso manipular o som com diversos filtros, efeitos e processadores de som mas ainda não entrei nessa fase. No processamento de som ao vivo ainda tenho muita latência com o meu equipamento. Há muito que experimentar...

Espero ter contribuido com alguma coisa...

Um abraço!
Jyrki não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #6
Bernardo

Citação:
Mensagem Original de Jyrki Ver Mensagem
Ainda não tenho muita experiência na utilização de microfones na bateria mas depende muito se é uma situação de tocar ao vivo ou uma gravação de estúdio com manipulação posterior do som.
O que estou fazer actualmente é o seguinte:
Utilizo um conjunto de 8 micros (Kick, Snare, 3 toms, hi-hat e dois overheads) e um pre-amplificador Octopre da Focusrite. Permite-me dar o sinal para o PA ou gravar os oito canais de bateria em pistas separadas através de um Focusrire Pro 40 ligado com Firewire ao PC com Cubase 5.
Gosto de tocar com Evans E-Rings para reduzir os overtones, mas claro, depende do tipo de música e o som pretendido da bateria. Dito de outra forma, gravo o som tal como quero que o instrumento o produza. Após a gravação é só fazer a mistura correcta dos canais no software, e não numa mesa, para os reduzir a uma imagem estéreo, normalmente sem processamento do som. Posso estar a pensar errado, e se assim for agradeço comentários...
É claro que na fase de mistura pós-gravação posso manipular o som com diversos filtros, efeitos e processadores de som mas ainda não entrei nessa fase. No processamento de som ao vivo ainda tenho muita latência com o meu equipamento. Há muito que experimentar...

Espero ter contribuido com alguma coisa...

Um abraço!
Não sabia dessa "tecnica" digamos do pre-amplificador .. Mais concretamente que vai ele interferir ? Os micros estão ligados na mesa directamente certo ? Então sendo assim que altera esse pré-amplificador, "altera" o som antes de ir para o pc ? Tenho essa duvida Não me entrou bem isso do pre-amplificador e do focuscrire Pro 40..

Abraço!
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #7
Jyrki

Membro desde: 17-Set-2008
Local: Matosinhos
Jyrki está no bom caminho

Vamos a isto por partes:
Primeiro, o pré-amplificador é o amplificador que amplifica o sinal do microfone, ou de um instrumento, para um nível mais elevado para poder ser processado pelos restantes componentes da cadeia do som como são filtros, efeitos, misturadores ou o amplificador de potência. O pre-amplificador normalmente é sempre parte integrante de uma mesa de mistura quando envolve sinais de entrada tipo microfone/instrumento.

No meu caso utilizo o Octopre porque tem prés de muito boa qualidade (i.e. fidelidade) e um excelente 'head-room', ou seja uma capacidade de lidar com sinais de elevada intensidade sem entrar em distorsão, como é o caso especialmente do som de grande amplitude dinâmica proveniente da bateria. Sem um 'head-room' adequado os prés e os elementos da cadeia de som posteriores entram em distorsão por incapacidade de tratar sinais níveis elevados e o que é muito notório em ambientes digitais.

Segundo, ao utilizar os pré-amplicadores externos dispenso a utilização dos prés de microfone da mesa de mistura e posso efectuar a ligação a 'line level' (line input) com uma garantia da qualidade do sinal proporcionado pelos meus prés externos.

Assim, os meus micros estão ligados ao pré-amplificador externo (Octopre) e não à mesa de mistura, até porque nem utilizo uma. Cada microfone é gravado numa pista própria no software DAW, no meu caso o Cubase. A mistura é feita posteriormente no PC aumentando grandemente a flexibilidade e a possibilidade de correcção de erros. Numa situação ao vivo é diferente. Posso disponibilizar os oito canais de som provenientes da bateria ao PA já ao nível a linha com a vantagem de poder gravar simultaneamente o meu próprio sinal.

O Focusrite Pro 40 é unicamente o interface para o computador que, para além dos oito sinais provenientes do Octopre, tem os seus próprio oito canais de audio (microfone ou linha) permitindo-me assim gravar simultaneamente até 16 canais.

É claro que não quero fazer aqui nenhuma publicidade aos equipamentos do Focusrite mas são aquelas que eu conheço e utilizo.

Espero ter sido claro...
Um abraço!
Jyrki não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Dezembro de 2009   #8
Bernardo

Obrigado esclareceste ..
Grande abraço !
Não lido Qui, 31 de Dezembro de 2009   #9
feixaofrad14

Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
feixaofrad14 será famoso em breve

Orienta.te melhor pelo seguinte topico:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=16423

Ja tem alguma informação importante sobre a gravação de bateria

Cumps
Não lido Qui, 31 de Dezembro de 2009   #10
atmodrummer

Membro desde: 2-Jan-2009
Local: Setúbal
atmodrummer está no bom caminho

Obrigado pelas tuas informações Jykri!!
atmodrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Reflexões e dúvidas sobre gravação VmsR Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 6 Seg, 25 de Fevereiro de 2008 12:41
Programa profissional gravacao (o melhor) Superdgs Bandas e Música em geral 10 Seg, 19 de Março de 2007 13:37
Gravação de maquete: ferraz656 Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 3 Ter, 13 de Março de 2007 21:41
Estudio de gravação vitormlbrandao Bandas e Música em geral 4 Seg, 15 de Janeiro de 2007 14:10
sistema de gravacao para bateria chadsmith Aconselhamento para a compra de material 4 Sex, 29 de Setembro de 2006 00:24

São agora 00:48. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com