![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
|
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 29-Nov-2011
Local: Caldas da Rainha
![]() |
Baquetas
Boas noites pessoal, eu postei este mesmo texto á pouco noutro local mas penso que se calhar não era o indicado
![]() Eu comecei recentemente a aprender a tocar bateria, em casa, checkando uns tutorias e quê!! Mas uma dúvida que me assaltou (entre muitas outras) recentemente tem que ver com a forma correcta de atacar os pratos?!?! Quer dizer em termos de se o correcto será usar a ponta da baqueta ou o corpo? Será uma questão de técnica, gosto ou durabilidade do material? Pois eu reparei recentemente, principalmente ao conduzir o beat com o Ride, que uso o corpo da baqueta e não a ponta desta. E pensei será correcto, ou não estarei a usufruir da total potencialidade/sonoridade do prato se não usar a ponta?.... Questões existenciais ahahahah Peço aí uma dicazinha ao pessoal Abraço. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
![]() ![]() |
Re: Baquetas
Boas!
A maneira de atacar os pratos depende muito do som que desejas obter deles! Por exemplo, eu adoro atacar a bell do ride, mas há quem prefira atacá-lo no corpo ou mesmo até no edge do mesmo devido à sua preferência de som. A técnica que deves ter é para lhes acertares de maneira correcta para prevenir danos neles. Normalmente para usar o ride utiliza-se a ponta da baqueta para dar mais definição ao som, na minha opinião só se utiliza o corpo da baqueta para quem deseja obter um som mais "washhh" do ride... O meu conselho é que no ride uses a ponta da baqueta para atacar o corpo e a bell deste ![]() Quanto aos outros pratos (crashes, splashes, chinas e afins) o conceito de ataque é o mesmo embora se use a grande maioria das vezes o corpo da baqueta e não a ponta desta para se obter aquele som mais "tschhhh"! Isto são as minhas opiniões, mas pode ser que venha pessoal mais experiente e te dê mais umas dicas ![]() De qualquer forma, espero ter sido útil! Abraços ![]()
![]() |
#3 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
desculpa discordar Johny quando dizes para atacar o bell com a ponta da baqueta...
temos que ver as vibraçoes dos pratos... o ride, é um prato largo , automaticamente a vibraçao será mais fina e prolongada... se bateres com a ponta da baqueta no ride ( sem ser no bell do ride ) terás uma vibraçao sempre coesa e nao danificará a curto termo a baqueta, por consequente , terás uma ligeira vibraçao na baqueta que nao afectará o pulso. se bateres no bell do ride com a ponta da baqueta, teras um ping leve, suave, mas nao definido. em consequencia disso, visto o bell ser mais grosso, redondo, forte, terás uma ligeira vibraçao na baqueta que afectará a propria em curto espaço de tempo. se bateres no bell com o pescoço da baqueta, terás um ping definido, mais vibraçao na baqueta e mais força no pulso, mas nao afectará a baqueta em curto espaço de tempo. se bateres no rebordo do ride para fazer wash... terás muita vibraçao no prato, mas nada definido... geralmente utiliza-se para crescendos. o crash, como o nome indica, serve para crashar obter o maximo de barulho do prato, por isso deve-se crashar com o corpo ou pescoço da baqueta, nunca com a ponta, senao a baqueta , talvez , nao chegue ao fim do concerto inteira. o hi-hat.... pode-se tocar com qualquer parte do corpo consoante aquilo que se pretenda fazer com o som.... geralmente utiliza-se a ponta da baqueta no primeiro stroke e no segundo stroke, para definir tempos e contratempos, utiliza-se o pescoço da mesma ou vice versa. como eu toco : hi-hat = ponta e pescoço consoante a açentuaçao. splash = pescoço crash = pescoço ride = ponta aprox a meio do prato e pescoço no bell china = pescoço abraço
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 29-Nov-2011
Local: Caldas da Rainha
![]() |
Começar a trabalhar nisso, e atacar os pratos correctamente. Por acaso algumas das técnicas que referiram vai realmente de encontro ao que tenho vindo a fazer, umas das excepções é o usar o corpo da baqueta no bell do Ride quando deve ser das poucas situações em que uso a ponta ahahah
Obrigado aí pelas dicas passoal ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
![]() ![]() |
Estás à vontade para discordar
![]() Assim até me tiraste e explicaste dúvidas que tinha acerca da forma de tocar! Obrigado ![]() Abraços ![]()
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Por detrás das baquetas... | Jorge Cardoso | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 18 | Sáb, 22 de Outubro de 2011 13:03 |
Baquetas BateristasPT-Missom | Miguel Martinho | Notícias de Primeira Página | 79 | Dom, 26 de Dezembro de 2010 15:06 |
As baquetas e sua história | Tinoco | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 2 | Qua, 25 de Agosto de 2010 11:31 |
A Postura, a posição e altura dos timbalões, o tamanho das baquetas e as nossas costas | LEONEL RODRIGUES | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 11 | Ter, 13 de Abril de 2010 14:43 |
APRECIAÇÃO: Baquetas Zildjian assinatura Taylor Hawkins - baterista de Foo Fighters | Nuno Teixeira | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 24 | Qui, 24 de Abril de 2008 00:29 |