Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Qua, 18 de Janeiro de 2012   #1
f87oliveira

Membro desde: 29-Nov-2011
Local: Caldas da Rainha
f87oliveira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Baquetas

Boas noites pessoal, eu postei este mesmo texto á pouco noutro local mas penso que se calhar não era o indicado

Eu comecei recentemente a aprender a tocar bateria, em casa, checkando uns tutorias e quê!!

Mas uma dúvida que me assaltou (entre muitas outras) recentemente tem que ver com a forma correcta de atacar os pratos?!?! Quer dizer em termos de se o correcto será usar a ponta da baqueta ou o corpo? Será uma questão de técnica, gosto ou durabilidade do material?
Pois eu reparei recentemente, principalmente ao conduzir o beat com o Ride, que uso o corpo da baqueta e não a ponta desta. E pensei será correcto, ou não estarei a usufruir da total potencialidade/sonoridade do prato se não usar a ponta?....
Questões existenciais ahahahah

Peço aí uma dicazinha ao pessoal

Abraço.
f87oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Janeiro de 2012   #2
Johnny25

Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Baquetas

Boas!

A maneira de atacar os pratos depende muito do som que desejas obter deles!
Por exemplo, eu adoro atacar a bell do ride, mas há quem prefira atacá-lo no corpo ou mesmo até no edge do mesmo devido à sua preferência de som.
A técnica que deves ter é para lhes acertares de maneira correcta para prevenir danos neles.
Normalmente para usar o ride utiliza-se a ponta da baqueta para dar mais definição ao som, na minha opinião só se utiliza o corpo da baqueta para quem deseja obter um som mais "washhh" do ride... O meu conselho é que no ride uses a ponta da baqueta para atacar o corpo e a bell deste
Quanto aos outros pratos (crashes, splashes, chinas e afins) o conceito de ataque é o mesmo embora se use a grande maioria das vezes o corpo da baqueta e não a ponta desta para se obter aquele som mais "tschhhh"!
Isto são as minhas opiniões, mas pode ser que venha pessoal mais experiente e te dê mais umas dicas
De qualquer forma, espero ter sido útil!

Abraços
Não lido Qua, 18 de Janeiro de 2012   #3
enes

Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

desculpa discordar Johny quando dizes para atacar o bell com a ponta da baqueta...

temos que ver as vibraçoes dos pratos... o ride, é um prato largo , automaticamente a vibraçao será mais fina e prolongada... se bateres com a ponta da baqueta no ride ( sem ser no bell do ride ) terás uma vibraçao sempre coesa e nao danificará a curto termo a baqueta, por consequente , terás uma ligeira vibraçao na baqueta que nao afectará o pulso.
se bateres no bell do ride com a ponta da baqueta, teras um ping leve, suave, mas nao definido. em consequencia disso, visto o bell ser mais grosso, redondo, forte, terás uma ligeira vibraçao na baqueta que afectará a propria em curto espaço de tempo.
se bateres no bell com o pescoço da baqueta, terás um ping definido, mais vibraçao na baqueta e mais força no pulso, mas nao afectará a baqueta em curto espaço de tempo.
se bateres no rebordo do ride para fazer wash... terás muita vibraçao no prato, mas nada definido... geralmente utiliza-se para crescendos.

o crash, como o nome indica, serve para crashar obter o maximo de barulho do prato, por isso deve-se crashar com o corpo ou pescoço da baqueta, nunca com a ponta, senao a baqueta , talvez , nao chegue ao fim do concerto inteira.

o hi-hat.... pode-se tocar com qualquer parte do corpo consoante aquilo que se pretenda fazer com o som.... geralmente utiliza-se a ponta da baqueta no primeiro stroke e no segundo stroke, para definir tempos e contratempos, utiliza-se o pescoço da mesma ou vice versa.

como eu toco :
hi-hat = ponta e pescoço consoante a açentuaçao.
splash = pescoço
crash = pescoço
ride = ponta aprox a meio do prato e pescoço no bell
china = pescoço

abraço
Não lido Qua, 18 de Janeiro de 2012   #4
f87oliveira

Membro desde: 29-Nov-2011
Local: Caldas da Rainha
f87oliveira é uma quantidade desconhecida por enquanto

Começar a trabalhar nisso, e atacar os pratos correctamente. Por acaso algumas das técnicas que referiram vai realmente de encontro ao que tenho vindo a fazer, umas das excepções é o usar o corpo da baqueta no bell do Ride quando deve ser das poucas situações em que uso a ponta ahahah

Obrigado aí pelas dicas passoal
f87oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Janeiro de 2012   #5
Johnny25

Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta

Estás à vontade para discordar
Assim até me tiraste e explicaste dúvidas que tinha acerca da forma de tocar!
Obrigado

Abraços

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Por detrás das baquetas... Jorge Cardoso Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 18 Sáb, 22 de Outubro de 2011 13:03
Baquetas BateristasPT-Missom Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 79 Dom, 26 de Dezembro de 2010 15:06
As baquetas e sua história Tinoco Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 2 Qua, 25 de Agosto de 2010 11:31
A Postura, a posição e altura dos timbalões, o tamanho das baquetas e as nossas costas LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 11 Ter, 13 de Abril de 2010 14:43
APRECIAÇÃO: Baquetas Zildjian assinatura Taylor Hawkins - baterista de Foo Fighters Nuno Teixeira Hardware, Acessórios e Equipamentos 24 Qui, 24 de Abril de 2008 00:29

São agora 11:30. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com