Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)

Resposta
Opções
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #1
Pazuzu

Membro desde: 23-Fev-2007
Local: Lisboa
Pazuzu está no bom caminho
Ferrugem nos pratos - que fazer?

Boas pessoal!
Pois é, fui dar com uma «caganitazita» de ferrugem no meu ride, e o mais incrível é que parece-me que ela se desenvolveu apartir de uma das mtas marcas deixadas no prato pela ponta de feltro das baquetas. Será isto possível? Sei que a ferrugem se desenvolve a partir da humidade e sinceramente isto parece-me pouco provável já que costumo tapar sempre a bateria toda depois de tocar e tenho ainda mais alguns cuidados.

O modelo do prato também não ajuda assim como a sua idade cronológica: são uns Zildjian Scimitar.

A minha questão é mesmo: o que fazer? Será aconselhável passar uma lixa mto fininha no «caganito» de ferrugem?
Pazuzu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #2
Soulive

Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha/Lisboa
Soulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em bruto
Eu aconselhava-te a comprares uma garrafinha de um bom produto desoxidante (no bricomarché arranjas um muito bom com esse nome "desoxidante" e custa pouco mais de 2 euros - é uma garrafinha translucida com um liquido rosado). Pegas num cotonete, e aplicas uma gota em cima do piquinho de ferrugem. esperas entre 5 a 10 minutos e limpas. Se achares necessário, repete o procedimento. O que esse produto vai fazer é uma reacção química e transformar o óxido de ferro num material quimicamente inerte. Assim evitas lixar (literalmente) o prato!

Eu usei este produto directamente sobre cromados e recomendo vivamente. Não só acabou com a ferrugem, como deixou os cromados (hoops e lugs) com um brilho inigualável.

Espero ter ajudado.
Soulive não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #3
ThunderDrum

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
De certeza q é ferrugem???

Tenho um prato igual e nunca tive ferrugem no prato, nem em nenhum dos outros, e olha q a minha garagem é muito humida, tenho as ferragens todas ferrugentas.

Passa com um pouco de palha d'aço e aplica um óleozito, e está feito.
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #4
Madeira

Local: Portimão
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ferrugam (óxido de ferro) certamente que não é! Os pratos não são feitos de ferro!

Quanto muito, pode ser talvez óxido de BRONZE (cobre + estanho) ou óxido de LATÃO (cobre + zinco)...! (não sei qual é a liga dos Scimitar, mas desconfio que seja latão...)

Por outro lado, questiono-me se a série Scimitar valerá a pena o trabalho...
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #5
sadrums

Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Madeira
Por outro lado, questiono-me se a série Scimitar valerá a pena o trabalho...
qd não há guito pra mais convém tentarmos preservar o que temos...por mais fraquinho que seja...

tb acho estranho ser ferrugem...não será verdete ou coisa do género? já tentaste limpar o prato com os liquidos de limpeza?
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #6
Miguel Martinho

Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Se quiseres, pega num esfregão de palha-de-açõ da cozinha (de malha fina), que são usados para esfregar as panelas e usa nos pontos que tem a ferrugem (oxidação).
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #7
simpson

Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Olhão
simpson será famoso em breve
prato

Como já foi dito, não acredito que seja ferrugem, visto os pratos não são feitos á base de ferro, mas podes fazer assim, passas uma lixa fininha (tipo grão 1200 ou 1500) onde o prato se encontra oxidado e depois dás uma polidela. Fica impeck
simpson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #8
Miguel Martinho

Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
SIm, eu também acho que não será ferrugem, será oxidação simples do bronze.
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #9
puppet

Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Ferrugem Nos Pratos!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!!??! :o
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Outubro de 2007   #10
Duarte Menezes

Membro desde: 25-Out-2007
Duarte Menezes está no bom caminho
Não serão umas manchas pretas? Ferrugem em pratos é muito difícil de encontrar. Eu já tive umas manchas pretas formadas pelas baquetas e por não ter limpo o prato durante uns tempos. Faz o que já te disseram, o esfregãozito com o liquido de limpeza e problema resolvido!
Duarte Menezes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Outubro de 2007   #11
Pedro_Silva

Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Maia
Pedro_Silva está no bom caminho
Se não é ferrugem é latugem ...o que quer que seja passa com um esfregao desses de malha fina e deve sair!

Abraço
Pedro_Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Outubro de 2007   #12
Pazuzu

Membro desde: 23-Fev-2007
Pazuzu está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Pedro_Silva
Se não é ferrugem é latugem ...o que quer que seja passa com um esfregao desses de malha fina e deve sair!
Abraço
Exacto!
Epá se é ferrugem se é latugem não faço a mínima... de química percebo mto pouco, mas como é óbvio pareceu-me ferrugem devido á sua côr. Vou tentar tirar pic e pôr aqui.

Em relação á questão de valer a pena cuidar daquilo ou não a resposta é mesmo vale, visto ser o único Ride que tenho e posso ter num futuro próximo portanto ou isso ou nada!!!

Pessoal obrigado pela atenção e pelos conselhos.
Mto fixe!!
Pazuzu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Outubro de 2007   #13
ThunderDrum

Local: Sintra
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Ferrugem ou "latugem" vai tudo dar ao mesmo o metal é diferente mas o processo é o mesmo, a oxidação do ferro chama-se vulgarmente de ferrugem e a do bronze e/ou latão é mais conhecida como "verdete".
Limpa c a palha d'aço (fininha e sem sabão) q isso sai.
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
Sou brasileiro, vou aos EUA e quero aproveitar para comprar pratos. O que me aconselham? paulinho Aconselhamento para a compra de material 35 Ter, 16 de Fevereiro de 2010 05:18
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
Època 2006/07!! Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 145 Qui, 7 de Junho de 2007 13:14

São agora 16:50. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com